Sorvete de Matcha Sem Sorveteira

Posso chamar de sorvete de matcha fit seca barriga? Só que não, né gente! Nada desses clickbaits que assolam a interwebs. Sorvete jamais será fit, ao menos, os meus. Mesmo que tenha matcha! Isto se estivermos falando da mesma sobremesa.

Sorvete de Matcha Sem Sorveteira

Ou seja, aquela mistura linda emulsionada de gordura, líquidos e ar. E por mais que eu goste de banana congelada batida com iogurte: não é sorvete. Combinados? SorryNotSorry.

Matcha é um tipo de chá verde moído finamente. O manejo e processamento é diferente do chá verde mais comum. E literalmente você consome as folhas da planta (Camellia sinensis). Além da cor verde brilhante que geralmente possui.

Sempre gostei do ingrediente, o sabor de mato-verde (ótima descrição, hein?) me agrada bastante junto com leve amargor presente. E sim, eu sei o que está pensando: “mas é claro que gosta, né?” Esse “né” é referência a minha descendência, mas spoiler alert: só fui cair nas graças dele depois de grande e por busca própria.

Sorvete de Matcha Sem Sorveteira

É um produto com valor agregado alto, pois o trabalho envolvido é maior. Sem falar que é importado, as melhores marcas são japonesas. Suspeite se encontrar muito barato. Dê aquela olhada na lista de ingredientes, caso tenha outros componentes além de folhas de Camellia sinensis não é matcha.

A receita do sorvete é aquela que não precisa de sorveteira, mas se você tiver pode usar. Fácil, fácil. Só misturar e esperar congelar! Ah, sim. Você precisa gostar de matcha, fica bem presente o sabor dele! E não fica doce por causa do iogurte e o amargor delicado do chá.

Sorvete de Matcha Sem Sorveteira

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 20 minutos
Rende: 700 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma tigela misture iogurte, leite condensando e matcha. Misture bem, reserve.
  • Bater o creme de leite em ponto de chantilly em picos moles.
  • Transferir cerca 1/3 do chantilly sobre a mistura de matcha e misturar bem.
  • Retornar tudo ao restante do chantilly e misturar para incorporar bem.
  • Prove. Se necessário ajude a quantidade de matcha ao seu paladar.
  • Transfira para recipiente com tampa e levar ao congelador por 6 horas, no mínimo.

Dicas

  • Matcha: a quantidade pode variar dependendo da qualidade e marca do ingrediente. Recomendo colocar aos poucos e provar. Lembrando que em sobremesas frias, como sorvete, o sabor final depois de congelado será mais suave. Todo matcha é chá verde, mas nem todo chá verde é matcha.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria yogashi, doces de matcha, sorvete caseiro, sorvete sem sorveteira
Sorvete de Matcha Sem Sorveteira Sorvete de Matcha (Matcha Ice Cream) by PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. karina sato:

    qual durabilidade no freezer? mt obrigada pelas dicas e receitas!!

    1. Vitor Hugo:

      Vai depender do seu congelador, se ele é frio o suficiente. Mas eu não deixaria mais do que 1 mês.

  2. Adriana:

    Que marca de matchá vc usa?

    1. Vitor Hugo:

      Usei da MN Própolis é uma marca nacional. Tem duas versões, uma “normal” e outra premium da província de Shizuoka. Usei a normal mesmo!

      1. Adriana:

        Encontrei! Achei que essa é de bom custo-benefício! Obrigada!

  3. Natalie Furlan:

    Amo matchá, deve ficar ruuuuuiiiimmmm