Pop Tarts Gilmore Girls de Banana e Morango

Por em

[Video: Pop Tarts Gilmore Girls de Banana e Morango]

Não poderia ter melhor momento para, finalmente, fazer a versão caseira do Pop-Tarts! Tudo para dar as boas-vindas para o revival de Gilmore Girls!

O seriado original terminou em 2007, mas foi trazido de volta pela Netflix (not sponsored, ela não ama a gente, hahahahah) e conta com 4 episódios de 90 minutos. Meio no estilo de Sherlock, né?

Não lembro exatamente como, quando e o porquê. Mas eu assistia naquele eletro retrô/vintage chamado TV, sabe? Era no Warner Channel aqui no Brasil se não estou enganado. Acredito eu que a velocidade dos diálogos foi o que me fez assistir num primeiro momento, e consequentemente, a história.

Pop Tarts Gilmore Girls de Banana e Morango por PratoFundo.com

Uma das memórias mais vivas é do episódio em que elas comentam sobre a Nigella, mais especificamente, quando ela frita um Bounty Bar (um bombom de coco quase um Prestígio). Claro que eu não lembrava em qual temporada foi, mas Oráculo não falha: na 4º e episódio 16. No caso, era a série Nigella Bites.

Me contem qual será o cardápio para o binge-watch dos novos episódios. Só fiquei na dúvida se a Lorelai e Rory iriam aprovar meus Pop-Tarts, afinal, é homemade e elas não cozinham, né? hahahah Acho que a Sookie iria gostar! :)

Pop Tarts Gilmore Girls de Banana e Morango por PratoFundo.com

Pop-Tarts de Banana e Morango

  • Pré-preparo: ~60 minutos
  • Tempo de cozimento: ~35 minutos
  • Rendimento: 4-8 unidades de 10x8cm, depende dos sabores
  • Adaptado: BraveTart: Pop-Tarts.

Ingredientes: RECHEIO DE BANANA

  • 200g banana passa picada
  • 25mL água fervente
  • Opcional: ~0,5g canela em pó (menos que 1/4 c.chá ou a gosto)

Ingredientes: RECHEIO DE MORANGO

  • 300g geleia de morango
  • 150g morango fresco congelado picado
  • Opcional: 05mL extrato de baunilha OU ~1mL essência

Ingredientes: MASSA POP-TARTS

  • 180g farinha de trigo
  • 25g açúcar refinado
  • 1,5g sal refinado
  • 110g manteiga sem sal gelada cortada em cubos
  • 20-40mL água gelada com gelo (1-2c.sopa)

Ingredientes: COBERTURA DE GLACÊ REAL

  • 100g mistura para glacê real
  • Opcional: canela em pó
  • Opcional: granulado colorido
  • Opcional: corante em gel rosa

Modo: RECHEIO DE BANANA

  1. Misturar a banana passa picada e água fervente, mexer bem. Reservar por 5 minutos.
  2. Processar a banana para virar uma pasta uniforme, adicione a canela se desejar. Se as bananas forem muito firmes, elas podem danificar o processador/mixer. Pode ser necessário levar ao fogo ou micro-ondas para amolecer mais, se colocar mais água será necessário reduzir a pasta novamente.
  3. Espalhar a pasta sobre silpat ou plástico, deixar com 0,5cm de espessura e apare para ficar com 16x12cm. Corte retângulos de 8x6cm, use um régua umedecida para não grudar na pasta. Rende cera de 04 unidades, irá sobrar um pouco de rebarbas. Se estiver muito grudento, marque os retângulos e leve ao congelador. Gelado fica mais fácil para cortar e separar.
  4. Faça os cortes finais e para armazenar deve ficar com plástico entre os retângulos para não grudarem.
  5. Levar ao congelador até a hora de usar.

Modo: RECHEIO DE MORANGO

  1. Numa panela larga e anti-aderente misture a geleia e os morangos picados. Cozinhar em fogo baixo entre 20-30 minutos para reduzir e remover o excesso de água. A mistura começou com 450g e terminou com ~245g, uma redução de 46% (~210g). A redução deve ficar entre 40-45%. Veja observação sobre geleia. Se reduziu muito, acrescente água para voltar o peso.
  2. Espalhar a pasta sobre silpat ou plástico (caso use este, espere esfriar 5-10 minutos para não derreter), deixar com 0,5cm de espessura e apare para ficar com 16x12cm. Corte retângulos de 8x6cm, use um régua umedecida para não grudar na pasta. Rende cera de 04 unidades, irá sobrar um pouco de rebarbas. Se estiver muito grudento, marque os retângulos e leve ao congelador. Gelado fica mais fácil para cortar e separar.
  3. Faça os cortes finais e para armazenar deve ficar com plástico entre os retângulos para não grudarem.
  4. Levar ao congelador até a hora de usar.

Modo: MASSA POP TARTS

  1. Numa tigela junte farinha de trigo, açúcar refinado e manteiga gelada. Esmigalhar a manteiga na farinha com as pontas dos dedos para ficar com aspecto de farofa. Não irá formar uma massa coesa e uniforme neste posto.
  2. Adicione a água gelada aos poucos e misture para unir a massa. Geralmente, vai a quantidade máxima de água, mas depende da manteiga e farinha usadas, por isso é para ir aos poucos.
  3. Com a massa já uniforme, forme um retângulo, envolva em plástico e resfriar na geladeira por 20 minutos.
  4. A quantidade de massa é suficiente para 04 unidades de Pop Tarts, se fizer os dois recheios é necessário dobrar a quantidade dos ingredientes da massa.

Modo: MONTAGEM E COZIMENTO

  1. Aquecer forno a 180ºC e forrar uma assadeira com papel manteiga. Reserve.
  2. Sobre um silpat ou plástico enfarinhados abrir a massa, deixar com 0,5cm de espessura e apare para ficar com 20×16. Corte retângulos de 10x8cm, para tamanhos precisos é necessário uma régua. Pop-Tart medem 10x8cm! Reuna as aparas e reabra a massa, rende 08 retângulos que são 04 unidades prontas.
  3. Sobre um retângulo de massa posicione um retângulo de recheio (banana ou morango) e cubra com a massa. Pressione bem a superfície para remover o ar, assim como nas laterais. Use um palito de bambu (hashi) ou algo cilíndrico para pressionar levemente. Não se deve usar um garfo para marcas as bordas, o original não possui estes detalhes. Caso a massa esteja maleável demais por causa do calor, levar ao congelador por 5-7 minutos para firmar e conseguir manusear.
  4. Colocar sobre a assadeira preparada e com garfo perfurar duas vezes cada Pop Tart. Leve ao congelador por 10 minutos ou até a hora de assar.
  5. Assar a 180ºC por ~30 minutos, deve dourar levemente. Remover do forno e transferir para grade para esfriar.

Modo: COBERTURA DE GLACÊ REAL

  1. Fazer o glacê real de acordo com a instruções do fabricante.
  2. Para o de banana acrescentei canela em pó no glacê.
  3. Para o de morango tingi o glacê com corante rosa.
  4. Pop-Tarts precisam estar completamente frios.
  5. Transfira cada um dos glacês para manga de confeitar com pico liso ou um saco plástico resistente com a ponta cortada.
  6. Deixando uma borda de massa de ~0,5cm, faça um cercado de glacê sobre o Pop Tart. Então, preencha o inteiro com o glacê, mas apenas o suficiente para cobrir, não precisa ser um camada grossa. Espere secar 3-5 minutos antes de colocar granulado para que não manchem/sangrem sobre o glacê.
  7. Para consumir é necessário estar secar completamente o glacê. Armazene em recipiente hermético.

Observação
Geleia de morango: usei da marca Ritter. Escolha uma geleia em que morango seja o primeiro na lista de ingredientes. Caso ela tenha muito açúcar, a redução poderá virar uma bala de caramelo ao invés de pasta e/ou ficar muito doce e sem sabor de morango.
Mistura de glacê real: usei da Mix. Preferi a mistura por conveniência pura, o glacê feito em casa ia ter que comprar outros ingredientes como a clara em pó. Não vale o trabalho.

Pop Tarts Gilmore Girls de Banana e Morango por PratoFundo.com
Inscreva-se no canal do PratoFundo

Compartilhe!

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!