Bolo de Semente de Papoula, Amêndoa e Baunilha da Claire Saffitz

Um bolo super fofinho, bem úmido com um toque de amêndoas e baunilha que a gente fez para ver se dava certo.

Bolo de Papoula, Amêndoa e Baunilha fatiado mostrando o miolo visto de frente.

*Nota de transparência: o artigo contêm links para programa de afiliados. Clicando neles, os preços não mudam, mas o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda da Amazon.*

Quem é Claire Saffitz?

É uma food editor/writer (seria uma culinarista ou escritora de comida) americana que ficou bem famosa nos últimos anos por causa de um quadro dela no finado canal da Bon Appétit que é uma revista de gastronomia americana.

Montagem com a capa do livro Dessert Person da Claire Saffitz com ela, mulher caucasiana com cabelos escuros.

Por causa da Claire, basicamente, o canal explodiu em popularidade até que veio 2020 e ficamos sabendo que tanto a revista quanto a sua empresa-mãe (Condé Nast) não são empresas lá muito legais em questões de igualdade e diversidade. E como nada mudou, muitos saíram da revista.

O que foi possível ler nas entrelinhas, Claire tinha um contrato diferente (e eu diria bem melhor), pois acredito que no começo quando ela percebeu que trazia valor para o canal: saiu, recebeu uma proposta melhor e voltou. Mas depois de toda a treta, não voltou mais para o canal (ao menos, em meados de 2020 e 2021).

No meio disso tudo, ela lançou um livro de receitas assadas… em inglês, acredito que eles chamariam de baked goods. Apesar do livro ser chamado Dessert Person (pessoa da sobremesa em tradução livre), ele não tem apenas doces.

Bolo de Papoula, Amêndoa e Baunilha visto de cima sobre um prato.

E como forma de promover o livro, Claire fez o que meia internet queria: lançou um canal do YouTube que já virou sucesso também, deve tá ganhando horrores de dinheiros.

Por enquanto, ensinou algumas receitas que estão no livro (com todas as instruções e quantidades), e uma delas foi esse bolo: Claire Saffitz Makes Poppy Seed Almond Cake.

Até aqui tudo bem, né? Sim!

O tchan é: o bolo mostrado está meio embatumado… sabe quando fica meio cru, meio mole? Então, o miolo do bolo ficou assim. Eu fiquei: não é possível. hahahahah

Tive que testar, pois a explicação dada pela Claire: cortei o bolo quente e ficou assim. Falar isso para a gente, brazuca, não faz o menor sentido. Ao menos, para mim, tenho a impressão que a gente come tanto bolo quente… que se fosse esse o motivo, todos os nossos bolos seriam embatumados e não são, né?

Em tempo: a Claire apresentava o quadro Gourmet Makes (recriava doces industrializados, mas numa versão gourmet) na Bon Appétit e a marca registrada dos episódios era que alguma coisa sempre dava errado.

Como eu fiz

Segui a receita como foi mostrada no vídeo, mas com apenas duas pequenas alterações.

  • A receita original pede extrato de amêndoas que não é tão comum de encontrar no Brasil (ao menos, não a versão que pode ser usada na comida). Então, usei essência mesmo e em menor quantidade, geralmente é mais forte e eu não gosto justamente por ser forte demais.
  • Ao untar a forma no estilo Bundt usei gordura sólida ao invés de óleo, acho mais fácil e prático.

E mesmo achando que algumas quantidades eram grandes demais, não alterei e segui como estavam escritas.

Bolo de Papoula, Amêndoa e Baunilha dentro da forma.

Considerações

O meu teste deu certo! O bolo saiu bem assado e nada embatumado o que é um sucesso por si só, né?

É um bolo muito úmido, tem bastante água: vai bastante leite e ovos. Apesar de não ser molhado, tem bastante óleo também que ajuda a dar a sensação de umidade em preparações.

Justamente por isso, acredito que o bolo no vídeo da Claire ficou meio embatumado: presumo que eles não deixaram o bolo assar tempo suficiente, logo, não conseguiu secar e reagir direito.

Acho que quiseram agilizar a gravação do episódio, e acabou dando ruim. Para quem não tem ideia: gravar vídeo de comida demora muito tempo, uma receita que daria para fazer em 20 minutos, ao ser gravada por demorar 2-3 horas. Por exemplo, para eu fazer a minha versão comecei às 17h e foi até às 23h de gravar, e terminei mesmo às 0h.

O tempo médio de formo dado é de 1h e 20 minutos até 1 hora e 30 minutos. O meu ficou cerca de 1 hora e 40 minutos, ao testar com palito depois que chegou em 1h20m, dava para sentir que a massa estava úmida ainda. É um bolo que demora bastante tempo para assar.

Um detalhe importante também a ser considerado: em praticamente qualquer receita, o tempo de cozimento é mais uma sugestão do que algo pontual. Uma vez que o seu forno é diferente do meu, por exemplo. Isso influencia demais.

Fora essa minha leitura, o bolo é realmente gostoso. Bem úmido e tem um miolo ótimo. Ideal para comer junto com café e chá, seja de manhã ou no lanche da tarde.

Dito isso, duas ressalvas:

  • Se você é como eu e não gosta de extrato ou essência de amêndoas, dá para sentir bem o sabor depois de frio e descansado. Isso que coloquei menos que a receita pede. Não coloque, ou se for usar coloque menos que 1 colher de chá (menos que 5mL), e aumente a baunilha.
  • É um bolo bem americano no sentido da gordura e untuosidade, é um bolo denso no sentido dessa quantidade de gordura, é rico demais para o que a gente está acostumado aqui no Brasil. Uma fatia já seria suficiente para dar saciedade, justamente por causa dessa riqueza toda. Isso que usa óleo, se fosse manteiga seria mais intenso ainda.

Caso eu fosse fazer novamente, ajustaria as quantidades de óleo, açúcar e não colocaria a essência de amêndoas. Não chega a ser um super doce, mas para mim poderia ter um pouco menos de açúcar.

Bolo de Papoula, Amêndoa e Baunilha

O Bolo EMBATUMADO da Claire: deu certo? (Bolo de Semente de Papoula, Amêndoa e Baunilha)
Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 1 hora 40 minutos
Esfriar: 1 hora
Total: 3 horas
Rende: 14 pedaços
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Massa do bolo

  • 390 g farinha de trigo
  • 465 g açúcar cristal
  • 6 g fermento químico em pó
  • 3 g sal refinado
  • 2 colheres de sopa semente de papoula
  • 3 ovos (temperatura ambiente 25-30°C)
  • 360 g leite integral
  • 288 g óleo vegetal (sabor neutro)
  • 2 colheres de chá extrato de baunilha (ou essência)
  • ½ colher de chá essência de amêndoas (ou extrato, veja observação)

Calda

  • 10 g manteiga sem sal (derretida)
  • 50 mL suco de laranja
  • 90 g Açúcar de confeiteiro impalpável
  • ½ colher de chá essência de amêndoas (ou extrato)
  • 1 colher de chá extrato de baunilha (ou ½ colher de chá de essência)
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

Massa do bolo

  • Preaqueça o forno a 180°C.
  • Unte com manteiga (margarina culinária ou gordura vegetal) uma forma redonda de furo no meio de cerca 23x9cm (veja observação), precisa ser alta. Se for uma detalhada como a usada na receita, unte, mas unte muito bem. E depois polvilhe farinha de trigo e retire o excesso. Forma usada é do tipo Bundt da Marissa Lounina modelo Swirl.
  • Bata farinha de trigo, açúcar, fermento químico, sal e semente de papoula em uma tigela com batedor raquete da batedeira em velocidade baixa para misturar bem, cerca 30-60 segundos.
  • Adicione ovos, leite, óleo, essências de amêndoas e baunilha sobre os secos.
  • Bata por 2 minutos ainda com o batedor raquete, retire da batedeira.
  • Misture a massa com uma espátula, raspando bem as laterais e o fundo para não deixar farinha sem misturar.
  • Transfira a massa para a forma preparada.
  • Asse a 180°C por cerca de 1h30m a 1h40 minutos, vai depender do seu forno. Fique de olho quando chegar em 1h e vá testando com um palito de dente: não deve sair massa crua.
  • Retire do forno e deixe esfriar por 15-20 minutos antes de desenformar. Neste meio tempo faça a calda.

Calda

  • Derrete a manteiga no micro-ondas (cerca de 10 segundos) ou no banho-maria.
  • Adicione suco de laranja, essências de amêndoas, baunilha e açúcar de confeiteiro e misture misture bem.
  • Desenforme o bolo depois do tempo de descanso, pode ser colocado sobre uma grade ou um prato.
  • Faça alguns furinhos no bolo com um palito de dente para que a calda possa penetrar.
  • Pincele a calda por todo o bolo, deixando a calda ser absorvida.
  • Deixe o bolo esfriar por pelo menos 30 minutos antes de cortar.

Dicas

  • Fonte: receita de Claire Saffitz do livro Dessert Person e vídeo no youtube.
  • Essência de amêndoas: a receita original pede 1-1/2 colher de chá de extrato de essência, na versão testada usei 1 colher de chá de essência e ficou um pouco forte para o meu gosto (em tempo: não gosto de essência e extrato de amêndoas, acho forte demais). Caso não goste, não coloque ou apenas 1/2 colher de chá de essência.
  • Extrato de baunilha: também usei extrato de baunilha, mas pode ser feito com essência sem problema nenhum.
  • Semente de papoula: pode ser feito sem as sementes, as minhas foram presentes e vieram de fora anos atrás. Não sei onde vende no Brasil, e não, não foi proibida.
  • Forma: não recomendo que use desmoldantes ou os spray nacionais. Já usei desmoldantes da linha do food service (principais marcas) em outras formas (que o desmoldou perfeitamente), mas na minha experiência deixaram resíduo pegajoso que só sai com esponja de aço.

Recomendados

Livro – Amazon – Dessert Person
Livro – Chef Profissional BR
Livro – Amazon – Harald Comida e cozinha PTBR
Link de afiliados: o PratoFundo recebe uma pequena comissão pela venda, mas você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o PratoFundo. Valor sujeito a alteração sem aviso prévio.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. 5 stars
    Fui ver o vídeo dela, pq sou curiosa, noooossa… nooooooossa, super embatumou e com muita cara de ter assado pouco.. ahaha
    o seu ficou lindo e maravilhoso