Se você precisa de uma sobremesa fácil e rápida, esse bolo de chocolate com brigadeiro é a resposta! Fica pronto em cerca de 30 minutos.
É um bolo simples de tudo: feito tudo numa tigela só com batedor de arame (fouet) e uma espátula. Se quiser, pode usar a batedeira, mas não acho necessário.
O grande trunfo da receita: água quente e forno bem quente, o que acelera o cozimento do bolo. Serve para todas as ocasiões: café da manhã, lanche da tarde, uma festa de última hora…
Para mim, tem um ar nostálgico mesmo sendo feito com cacau em pó. Me remete para bolos da infância por algum motivo. A receita original usa achocolatado em pó, nada contra, mas nunca tenho em casa. Por isso, adaptei para usar o cacau em pó.
Pode parecer muito açúcar (bom, por quantidade, realmente é), mas lembre-se: tem cacau em pó que é amargo, bastante água e farinha, então, fica equilibrado. Particularmente, não acho que fica doce. E sim, precisa ser refinado desta vez.
Vale lembrar: a massa é bem delicada e quebradiça, o bolo esfarela com bastante facilidade, é assim mesmo.
Bolo de Chocolate Rápido e Fácil
Ingredientes
Bolo de chocolate
- 230 g óleo vegetal
- 250 g água
- 300 g açúcar refinado
- 50 g cacau em pó (veja observação)
- 2 ovos (pode estar gelado)
- 8 g essência de baunilha (opcional)
- 280 g farinha de trigo
- 20 g fermento químico em pó
- 1 g sal refinado
Cobertura de brigadeiro
- 395 g leite condensado (8% gordura; 1 lata/caixa; veja observação)
- 30 g cacau em pó
- 50 g creme de leite UHT (17% gordura)
- granulado
Modo de Preparo
Bolo de chocolate
- Preaqueça o forno a 250ºC (sim, 250ºC). Unte com óleo uma forma de 30×20 cm. Ou duas formas de 20×20 cm que devem ser forradas com papel manteiga.
- Esquente óleo e água juntos em uma panela até começar a borbulhar.
- Bata açúcar, cacau, ovos e baunilha em uma tigela até ficar homogêneo. Pode ser com um batedor de arame (fouet), colher firme ou espátula.
- Adicione farinha de trigo, e a mistura de óleo e água bem quente.
- Misture bem com o batedor de arame para dissolver a farinha e deixar tudo bem uniforme.
- Acrescente o fermento, sal e misture bem, pode ser com uma espátula.
- Transfira para a forma preparada.
- Asse a 250ºC por 10 minutos, então, abaixe para 180ºC e deixe por mais 15 minutos. Faça o teste do palito: deve sair limpo.
- Retire do forno e já pode colocar a cobertura. Deixaria o bolo na forma mesmo
- Se assou em duas formas de 20×20, deixe esfriar uns 10 minutos para conseguir desenformar. Então, retire da forma e remova o papel manteiga. Coloque sobre o prato de servir, espalhe cerca de metade do brigadeiro e cubra com a outra camada de bolo e finalize com o restante do brigadeiro.
Cobertura de brigadeiro
- Misture leite condensado e cacau em pó em uma panela.
- Cozinhe em fogo médio até começar a desgrudar da panela, cerca de 6-8 minutos. Então, adicione o creme de leite e continue a cozinhar. É um ponto cremoso e não de enrolar.
- Cubra o bolo com o brigadeiro e finalize com o granulado.
Dicas
- Cacau em pó: como podem existir variações entre as marcas, usei o cacau em pó da Sicao.
- Brigadeiro: se fizer o bolo em duas camadas, recomendo que dobre a receita do brigadeiro para ter quantidade suficiente com sobra para o recheio e a cobertura.
- Cozimento: meu forno é um comum doméstico à gás, e assou em 25 minutos mesmo com as duas temperaturas indicadas na receita. Pode variar dependendo do seu forno.