Qual a diferença de Manteiga e Margarina?

Manteiga e margarina são ingredientes diferentes, apesar de serem basicamente uma fonte de gordura para as receitas. E dependendo de onde você pega a receita, algumas vezes, os termos são usados como sinônimos (o que não deveria acontecer).

Imagem de perto da margarina.
O que é manteiga?

De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com a Portaria 146/96: manteiga entende-se o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem (com ou sem modificação biológica) de creme pasteurizado derivado exclusivamente do leite de vaca, por promessa tecnologicamente adequados. A matéria gorda da manteiga deverá estar composta exclusivamente de gordura láctea. Ou seja, para ser chamado de manteiga, o produto precisa conter gordura de origem láctea.

E a manteiga sem sal?

A definição é a mesma da Portaria 146/96 e deve conter pelo menos 82% de gordura.

E a manteiga com sal?

Para a versão da manteiga com sal, o teor de gordura deve ser pelo menos de 80% de gordura e no máximo 2% de sal.

A manteiga pode ter aditivos?

Pode. A Portaria 146/96 permite o uso de corantes (baixa orelana, beta caroteno e curcuma ou curcumina), descorantes (clorofilina ou clorofilina cúprica) e coadjuvantes de sais neutralizantes (ortofosfato de sódio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio).

O que é margarina?

O MAPA pela Instrução normativa 66/2019 define como: produto com teor de gordura mínimo de 10% e máximo de 90%, em forma de emulsão estável plástica ou fluida, principalmente do tipo água em óleo (A/O), composto por água, óleos ou gorduras de origem animal ou vegetal, podendo ser adicionado de outros ingredientes (…).

A definição americana da margarina dada pelo Food and Drug Administration (FDA) é similar, mas a grande diferença é no teor de gordura: a americana precisa ter pelo menos 80% gordura.

Você sabia que a margarina original é uma criação francesa? Verdade!

Qual a diferença de manteiga e margarina?

Existem diversas diferenças, mas por legislação a principal é o tipo de gordura. A manteiga só pode ter gordura de origem animal láctea, enquanto a margarina pode ter uma mistura de gorduras e geralmente é feita de gorduras vegetais.

Sem contar que a margarina é um produto formulado, já a manteiga é a separação da gordura do leite.

Margarina é vegana?

Pode ser, mas não é uma obrigação ou certeza. Como a legislação indica, a margarina pode ter gorduras e outros ingredientes de origem animal. Os ingredientes de origem animal mais comuns são: manteiga, creme de leite, leite, soro de leite e proteínas do leite. Então, leia a listagem do produto para ter certeza.

O que é manteiga vegana?

Pela legislação atual, não há uma definição oficial dada pelos órgão competentes. Entretanto, pelo que existe hoje: os produtos que utilizam a nomenclatura de manteiga sem conter gordura exclusivamente láctea estão desrespeitando a legislação. Então, tecnicamente e pela legislação vigente deveriam ser chamados de margarina ou alimentos prontos para o consumo ou misturas para o preparo de alimento (dependendo da formulação conforme a RDC 723/2005). O uso do termo nesses produtos indica uma falta de conhecimento da legislação e de rotulagem.

Mas e a manteiga de cacau?

Existia a RDC 264/2005 que citava e definia o item manteiga de cacau. Porém, a resolução foi revogada pela RDC 723/2022. Na nova resolução, a manteiga de cacau ainda é citada, mas sem uma definição específica. O que se pode extrapolar, se um documento oficial usa o termo, ele poderia ser usado.

Posso usar margarina no lugar da manteiga (e vice-versa)?

Pode. Mas precisa prestar atenção em qual margarina usar. Se for em uma receita, a recomendação é usar a margarina culinária que pela formulação terá função mais próxima da manteiga, e geralmente possuem 80% de gordura. As margarinas de passar no pão são moles demais e podem ter teor de gordura menor. Porém, poderá ter diferenças no sabor final da preparação, uma vez que manteiga tem um sabor próprio bem característico.

Para um bolo e torta, pode ser que não percebe tanta diferença. Mas já não recomendaria usar margarina para fazer buttercream que é basicamente um creme de manteiga, a diferença será bem perceptível.

E se a receita pede margarina, você pode trocar por manteiga sem grandes problemas. Exceto se a receita indicar o contrário.

Bibliografia

  • ANVISA. Resolução RDC nº 723 de 1° de julho de 2022. Dispõe sobre os requisitos sanitários do açúcar, açúcar líquido invertido, açúcar de confeitaria, adoçante de mesa, bala, bombom, cacau em pó, cacau solúvel, chocolate, chocolate branco, goma de mascar, manteiga de cacau, massa de cacau, melaço, melado e rapadura.
  • ANVISA. Resolução RDC nº 273 de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico para misturas para o preparo de alimentos e alimentos prontos para o consumo.
  • MAPA: Instrução Normativa nº 66 de 10 de dezembro de 2019. Regulamento técnico de identidade e qualidade de margarina.
  • MAPA: Portaria nº 146, de 07 de março de 1996. Regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos lácteos.
  • FDA: Title 21: Food And Drugs, Chapter I, Food And Drug Administration – Food For Human Consumption: Margarine.
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.