Marshmallow Mesclado de Chocolate

Esse doce industrializado, creio, que todo mundo saiba ou ao menos tem noção de como é a textura. Quando vi várias receitas de marshmallow caseiro fiquei intrigado como seria. Tenderia para maria-mole, doce de mocotó ou marshmallow mesmo?

Marshmallow Mesclado de Chocolate em destaque sobre mármore

Única maneira de descobrir seria fazendo.

Para mim ficou praticamente igual ao marshmallow comprado. Tem um quê de maria-mole, considerando que ela seria o nosso equivalente brasileiro para o marshmallow. E levam quase os mesmos ingredientes.

A pegadinha do doce é a calda de açúcar, ainda mais para quem não tem termômetro culinário para caldas e fritura. Continuo usando o velho truque do ponto de bala que consiste em: testar um pouco da calda em água, quando está rala se dissolve na água, ao passo que cozinha ela começa a ganhar forma. O ponto de bala mole (116-118ºC), você consegue formar uma bola (bala), mas macia. E bala dura (125ºC) é quase igual, porém, é firme, maleável e pegajosa.

No preparo é necessário o uso de batedeira… oh, boy! Depois dessa receita ficou mais evidente que desse ano não passa. Vou ter que juntar dinheiro para comprar a KitchenAid. A batedeira de casa é dessas normais, e por muito pouco não morreu! Ok. Exageros a parte. O fato é que poderia ter ficado mais aerado, porém o equipamento não aguenta a viscosidade do doce.

Ao passo que esfria, vai grudando de tal jeito… grudou legal. Para limpar todos os utensílios usei água quente para dissolver o doce, hahahaha. Sério. Foi cômico.

Unte muito bem o papel manteiga, mas bem mesmo. Tenha certeza e não “ache” que está. Depois que esfriar e estiver pronto parece que o papel não sai, mas se estiver bem untado sai. Não se desespere.

A receita e modo de preparo é baseada em Marshmallows de chocolate da Patricia Scarpin do Technicolor Kitchen.

Marshmallow mesclado de chocolate em duas fotos com texto sobre

Marshmallow Mesclado com Chocolate

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 30 minutos
Total: 40 minutos
Rende: 30 pedaços, depende do tamanho
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 20 g gelatina em pó (incolor e sem sabor)
  • 330 g açúcar cristal
  • 100 ml glicose líquida (transparente)
  • 80 mL água (#1)
  • 80 mL água (#2)
  • 2 colher de chá extrato de baunilha (ou essência)
  • 50 g chocolate meio amargo (35% de cacau, raspado)
  • 50 g açúcar de confeiteiro impalpável
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Unte com óleo uma fôrma refratária (15x15cm ou 20x20cm) ou assadeira, cubra com papel manteiga e unte também.
  • Na tigela da batedeira coloque 80mL de água #1 e polvilhe toda a gelatina sobre para hidratar. Deixei descansar por 10 minutos, mínimo.
  • Numa panela (alta) junte a água #2, açúcar e a glicose de milho. Leve ao fogo baixo e mexa até o açúcar derreter, depois não mexa. A calda estará pronta quando atingir a temperatura de 121ºC (pelo teste de bala: fica entre bala mole e bala dura).
  • Em velocidade baixa, adicione a calda quente devagar (em fio) continuamente sobre a gelatina. Quando terminar, desligue a batedeira e limpe as laterais da tigela com uma espátula, junte a baunilha. Agora bata em velocidade alta por 10-15 minutos até engrossar e ficar aerado (“fofo”). Então, adicione as raspas de chocolate e mexa o suficiente para formar o efeito marmorizado, caso mexer demais não ficará.
  • Transfira para a fôrma previamente preparada e alise bem a superfície. Deixe descansar na geladeira de um dia para outro, não achei necessário cobrir. Só não vá deixar perto de alho, cebola e outros alimentos de cheiros fortes.
  • No dia seguinte, polvilhe sobre uma superfície limpa e sobre ela vire o marshmallow. Retire o papel e corte da maneira que desejar. Peneire o mix de açúcar sobre o marshmallow, caso contrário ficarão grudando uns nos outros.
  • Guarde num pote hermético, desta maneira duram até 1 semana. Mas acredite, irá acabar antes! :D

Dicas

  • Adaptado: Marshmallows de chocolate
  • Glicose de milho: é glicose de milho mesmo, na embalagem pode estar escrito glucose.
  • Fôrma: usei uma de 15x25cm e o marshmallow ficou mais baixo do que o ideal, então, nada de usar fôrmas grandes!
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Luciana:

    Nossa, vou te falar que fiquei com medo de testar por causa da temperatura certa e depois o trabalho para limpar. Imaginei minha batedeira novinha toda melecada… Mesmo porque detesto coisas que me lembrem maria-mole… Trauma de infância (aniversário sem brigadeiro e no lugar deles milhares de maria-moles, por ter minha mami experimentando receitinhas) tsc, tsc, tsc…

    Mas devo admitir que fiquei pensando e me vi obrigada a comentar: Fazer aquele mousse de chocolate rápido que tem no Nigella Express com esse marshmallow aí.

    Deve ficar muito, mas muito BOM!

  2. Vitor Hugo:

    @Pat: não ficou tão marmorizado quanto eu pensei, mexi demais! hahahah

    @Patricia: ah, mas se fosse, a clara acabaria cozinhando com a calda quente!

    @Adriana: nem me fala! Mas na Austrália deve ser bem mais barato que no Brasil, não? :/

    @Nina: Pelo que vi, as quantidades dessa receita comparadas com outras é de meia-receita. Não achei que rendeu muito, coloquei na minha menor assadeira e mesmo assim, ficou baixo. Porém, acredito que poderia ter ficado com mais volume caso a minha batedeira não fosse ruim.

  3. Nina:

    Rende bem? Sempre fiz à base de merengue italiano porque achei que a clara dava um volume bacana…
    bjo

  4. Adriana:

    Menino… nem fale em batedeira!!! Quando mudei cá pra Austrália não pude carregar a minha comigo e aqui tive que comprar uma baratinha mesmo… de mão, sem base!!! Chamo ela de “fouet elétrico” aqui em casa! Eu basicamente faço musculação cada vez que invento de fazer alguma receita que precise de batedeira!

    Mas este tb é o meu ano KitchenAid… Deste ano não passa!

    Só falta decidir a cor… e juntar o $$$! :D

    Esse doce parece bom demais! Mas enquanto a batedeira não vem… Vou ter que ficar babando com a foto mesmo!

    Beijo!

  5. Patricia:

    GOSTEI DO FATO DE A RECEITA NÃO LEVAR OVO… MUITO BOA!

  6. Patricia Scarpin:

    amei a idéia de marmorizar o marshmallow com raspas de chocolate. E a sua foto ficou linda!