Tenho quase certeza absoluta que vi em algum lugar sequilho de canela ou era alguma outra coisa do gênero (ou então, surtei mesmo). Outra diferença (ou não): feito com fécula de mandioca e não com amido de milho que é o mais comum.
Apenas adaptei a receita da Karen (do Kafka) que usava polvilho doce, mas como não tinha mais em casa e a fécula estava parada mesmo, por que não arriscar? Uma vez que, em tese, é tudo a mesma coisa.
O resultado foi excelente! Ótima a dica da Karen (que fez aniversário semana passada). Não ficou devendo em nada ao de amido de milho, desmancha que é uma beleza. Para o chá ou café da tarde é um pedida em tanto.
O toque de canela dá um tchan diferenciado ao biscoito. Quando repetir a dose, vou testar com gengibre, hummm… ;D
Sequilho de Canela
Ingredientes
- 100 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
- 3 xíc. fécula de mandioca (peneirada; polvilho doce)
- 8 colher de sopa açúcar refinado
- 1 c. chá fermento químico em pó
- 1 ovo
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 1 c. chá canela em pó (opcional)
Modo de Preparo
- Aqueça o forno em 180°C. Bater a manteiga, açúcar, ovo e sal por uns 6 minutos (se for na batedeira seriam 3 minutos, fiz no fouet mesmo. Bati a manteiga e o açúcar sozinhos primeiro, depois acrescentei o restante).
- Misture a fécula com o fermento. Na receita original eram 2 xícaras e meia de polvilho doce, como foi usado aqui a fécula precisei colocar mais meia xícara para dar o ponto, pois havia ficado bem mole, impossível de modelar (estava num ponto que poderia ser usada a manga de confeitar).
- Sove por 10 minutos ou até a massa ficar lisa e uniforme. Já com a massa, dividi em duas partes quase iguais. Em uma delas, acrescente a canela, e prove para saber se o paladar ficou ao seu gosto.
- Numa assadeira untada (se quiser forre com papel alumínio ou papel manteiga, usei este último) distribua bolinhas da massa e achate com um garfo para fazer os sulcos. Asse por 15-20 minutos ou até que dourem. Deixe ficar morno e desenforme.
Acabei de fazer, ficaram deliciosos! Mas eu da próxima vez, irei diminuir um pouco o fermento!
Acrescentei um pouco de cravo moído…huuummmm…deu um up!!!!!
Não fiz ainda , mas queria saber se posso fazer pao de queijo com fecula de mandioca . Mas gostei de ter a receita do biscoito de canela , esta muito bonito
Pão de queijo é feito com fécula de mandioca! :) Fécula é o termo técnico para o polvilho doce.
Qual seria mais ou menos o rendimento da receita?
@Sam: ixi, dá bastante! Não me recordo precisamente… ooops!
sou apaixonada por biscoitinhos.vou indo pra cozinha fazer e depois te falo ok bjs
Victor, na hora em que bati os olhos nestes sequilhos branquinhos e beginhos imaginei minha xicrinha de café. Fui descendo, descendo e que surpresa! Minha xicrinha de café estava lá (é igual à minha).
Receita anotada!
@Cinara: que isso, hahah Só dispenso o leite, minha leve intolerância não ia gostar dele, hahahah.
Sequilho é tudo de bom, Vítor, e os seus parecem deliciosos, além de lindos!!! Ficam ótimos com chá, café e também com um copão de leite achocolatado… Nham! :oP Bjs!
@Marizé: são ótimos e super fáceis! Vale muito a pena, :D
@Karen: eu ia ser mão de vaca na manteiga também, mas já que tinha comprado mesmo, aproveitei. Agradeço pela ótima receita! =D
@Anette: faça sim e depois nos conte!
@Akemi: esses sequilhos são tão bons ou até melhores do que esses comprados!
@Nina: nem me fale! To doido, doido com o de gengibre! hahahah
Com canela?! Isso deu asas a minha imaginação: pimenta caiena, cardamomo, anis, chá verde, earl grey, pimenta branca….que viagem!
bjo.
Já tinha colocado estes sequilhos na minha lista por fazer depois de ver a receita na Karen, mas agora vendo os seus, já é top da lista!
Linda foto e este de canela deve ser uma delícia também!
Vou fazer este bolinhos de certeza!!!
Beijinhos
Os seus sequilhos ficaram lindo! (Eu confesso que fui meio mao de vaca com a manteiga…) A ideia da canela tambem eh otima!
Adoro o aroma da canela, estes bolinhos estão tentadores.
Beijocas