Sequilho de Polvilho Doce e Canela

Tenho quase certeza absoluta que vi em algum lugar sequilho de canela ou era alguma outra coisa do gênero (ou então, surtei mesmo). Outra diferença (ou não): feito com fécula de mandioca e não com amido de milho que é o mais comum.

Sequilho de Polvilho Doce e Canela

Apenas adaptei a receita da Karen (do Kafka) que usava polvilho doce, mas como não tinha mais em casa e a fécula estava parada mesmo, por que não arriscar? Uma vez que, em tese, é tudo a mesma coisa.

O resultado foi excelente! Ótima a dica da Karen (que fez aniversário semana passada). Não ficou devendo em nada ao de amido de milho, desmancha que é uma beleza. Para o chá ou café da tarde é um pedida em tanto.

O toque de canela dá um tchan diferenciado ao biscoito. Quando repetir a dose, vou testar com gengibre, hummm… ;D

Sequilho de Polvilho Doce e Canela

Sequilho de Canela

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 15 minutos
Total: 25 minutos
Rende: 30 unidades, depende do tamanho
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 100 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 3 xíc. fécula de mandioca (peneirada; polvilho doce)
  • 8 colher de sopa açúcar refinado
  • 1 c. chá fermento químico em pó
  • 1 ovo
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
  • 1 c. chá canela em pó (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno em 180°C. Bater a manteiga, açúcar, ovo e sal por uns 6 minutos (se for na batedeira seriam 3 minutos, fiz no fouet mesmo. Bati a manteiga e o açúcar sozinhos primeiro, depois acrescentei o restante).
  • Misture a fécula com o fermento. Na receita original eram 2 xícaras e meia de polvilho doce, como foi usado aqui a fécula precisei colocar mais meia xícara para dar o ponto, pois havia ficado bem mole, impossível de modelar (estava num ponto que poderia ser usada a manga de confeitar).
  • Sove por 10 minutos ou até a massa ficar lisa e uniforme. Já com a massa, dividi em duas partes quase iguais. Em uma delas, acrescente a canela, e prove para saber se o paladar ficou ao seu gosto.
  • Numa assadeira untada (se quiser forre com papel alumínio ou papel manteiga, usei este último) distribua bolinhas da massa e achate com um garfo para fazer os sulcos. Asse por 15-20 minutos ou até que dourem. Deixe ficar morno e desenforme.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria brasileira, cookies
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Acabei de fazer, ficaram deliciosos! Mas eu da próxima vez, irei diminuir um pouco o fermento!
    Acrescentei um pouco de cravo moído…huuummmm…deu um up!!!!!

  2. Não fiz ainda , mas queria saber se posso fazer pao de queijo com fecula de mandioca . Mas gostei de ter a receita do biscoito de canela , esta muito bonito

    1. Pão de queijo é feito com fécula de mandioca! :) Fécula é o termo técnico para o polvilho doce.

  3. Qual seria mais ou menos o rendimento da receita?

    1. @Sam: ixi, dá bastante! Não me recordo precisamente… ooops!

  4. sou apaixonada por biscoitinhos.vou indo pra cozinha fazer e depois te falo ok bjs

  5. Victor, na hora em que bati os olhos nestes sequilhos branquinhos e beginhos imaginei minha xicrinha de café. Fui descendo, descendo e que surpresa! Minha xicrinha de café estava lá (é igual à minha).
    Receita anotada!

  6. @Cinara: que isso, hahah Só dispenso o leite, minha leve intolerância não ia gostar dele, hahahah.

  7. Sequilho é tudo de bom, Vítor, e os seus parecem deliciosos, além de lindos!!! Ficam ótimos com chá, café e também com um copão de leite achocolatado… Nham! :oP Bjs!

  8. @Marizé: são ótimos e super fáceis! Vale muito a pena, :D

    @Karen: eu ia ser mão de vaca na manteiga também, mas já que tinha comprado mesmo, aproveitei. Agradeço pela ótima receita! =D

    @Anette: faça sim e depois nos conte!

    @Akemi: esses sequilhos são tão bons ou até melhores do que esses comprados!

    @Nina: nem me fale! To doido, doido com o de gengibre! hahahah

  9. Com canela?! Isso deu asas a minha imaginação: pimenta caiena, cardamomo, anis, chá verde, earl grey, pimenta branca….que viagem!
    bjo.

  10. Já tinha colocado estes sequilhos na minha lista por fazer depois de ver a receita na Karen, mas agora vendo os seus, já é top da lista!
    Linda foto e este de canela deve ser uma delícia também!

  11. Vou fazer este bolinhos de certeza!!!
    Beijinhos

  12. Os seus sequilhos ficaram lindo! (Eu confesso que fui meio mao de vaca com a manteiga…) A ideia da canela tambem eh otima!

  13. Adoro o aroma da canela, estes bolinhos estão tentadores.

    Beijocas