O Melhor Sorvete de Chocolate

O Melhor Sorvete de Chocolate por PratoFundo.com

O que pode existir de extraordinário numa receita de sorvete de chocolate? Sabor mais batido e previsível que há, não? Além de ser boa pra caramba, sinceramente, não sei. Mas toda aula de culinária deveria começar com: como fazer sorvete.

Desta vez não tentei inovar em nada e segui a base clássica de sorvete: leite, creme de leite fresco, açúcar, gemas, glicose e sabor. Numa das minhas referências (CIA – Culinary Institute of America) usa glucose syrup que seria xarope de glicose.

Por aproximação e correlação, é a glicose líquida transparente que não está ali para adoçar o produto, mas sim para melhorar a textura por evitar a recristalização do açúcar. Ou seja, não recomendaria o uso de Karo® ou similares por serem mais doces que esta glicose própria para confeitaria. Por mais que possuam basicamente a mesma substância, ouso a dizer, são diferentes e entregam produtos distintos.

Só ficou perdendo para um Häagen-Dazs da vida (Belgian Chocolate deles, o único que realmente vale a pena para mim), mas o fato de saber que custou infinitamente menos e rendeu bem mais já causa um certo conflito entre o bolso e o paladar, hahahahah. Jogando por alto numa ficha técnica é 2,5 vezes mais em conta.

Creio que a próxima leva deve ser de baunilha… :D

O Melhor Sorvete de Chocolate por PratoFundo.com

O Melhor Sorvete de Chocolate

Pré-preparo: 30 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 30 minutos
Rende: 1 L
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 120 g chocolate meio amargo (picado)
  • 300 mL leite integral (desnatado ou integral)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 38% gordura)
  • 10 g glicose líquida (transparente)
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
  • 150 g açúcar cristal
  • 5 gemas
  • 2 colher de sopa extrato de baunilha (opcional; ou 1-2mL essência)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve.
  • Em uma panela coloque leite, creme de leite, glicose, sal e metade do açúcar (75g), em fogo baixo deixe que ferva. Enquanto isso, bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme amarelo pálido. Pode ser tanto no fouet quanto na batedeira.
  • Quando a mistura de leite ferver, transfira 1/3 dela sobre o creme de gemas batendo sempre. Então, retorne essa mistura para a panela e deixe cozinhar (mexendo) até ficar levemente consistente, em torno de 5 minutos. Um teste é: cubra as costas de uma colher de pau com a mistura, passe o dedo para formar um caminho, as bordas não devem voltar a se unir.
  • Então, adicione o chocolate derretido e mexa para deixar homogêneo. Peneire este creme de chocolate, é para retirar algum pedaço cozido de ovo, caso exista.
  • Esta base deve ser resfriada por no mínimo 3 horas antes de ser colocada na sorveteira ou no congelador. Ela deve estar gelada para ser utilizada. Após o tempo, siga as instruções da sua máquina.
  • Caso não tenha sorveteira: coloque num recipiente, leve ao congelador. Depois de 1 hora retire e bata na batedeira ou processador. Repita a operação de hora em hora, de 3-4 vezes.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria francesa, sorvete caseiro
O Melhor Sorvete de Chocolate por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




28 Comentários (Deixe o seu!)
  1. lia furumoto:

    olá Vitor Hugo
    Boa noite.
    Meu nome é lia e gostaria de colocar está receita no meu wordpress posso?
    espero resposta.
    um abraço

  2. Luciano:

    sorvete com ovos é um saco . fica cheirando com sabor de ovo !

  3. Ana Paula:

    Hum, esse sorvete me deixou com aguá na boca !
    Ainda mais pq é de chocolate meo não sou muito de
    fazer comentarios mais eu abri uma esesão pq esse é muito muito mesmo boom adorei !

  4. Ana:

    Esse sorvete nesse calor é um refresco muito bom !
    É simples e facil de fazer estou emprecionada com o
    modo de fazer é muito gostoso e saboroso muito bom !
    Esse sorvete é uma delicia meus parebéns Ana Paula me xaman de soriso !

  5. Paula:

    Oi, Vitor! Fiquei doidinha pra fazer esse sorvete em casa, mesmo não tendo uma sorveteira. Dá um certo trabalho ir lá de hora em hora pra bater a mistura, mas meu trabalho maior será aguentar as crianças perguntando: “Já tá pronto?” ou “Vai demorar?” ou “AINDA não tá pronto?”.
    Bom, mas vamos ao meu “temor”: comprei por duas vezes (é, eu sou teimosa) um certo sorvete de limão (pote de 2 litros) e queria que me ajudasse a entender o que houve (pra não correr o risco de errar em casa): ele formou 2 camadas: em cima, a parte branca, que deveria ser cremosa mas que estava meio cristalizada, e, na parte de baixo (depois de um tempo fora do congelador), ficou uma camada meio gosmenta, com sabor mais acentuado de limão. Agradeço se puder responder. 1 Bj.

  6. Sputnicker:

    Vitor, a receita que uso é a seguinte:
    2 xícaras de açúcar
    1 xícara de água
    3 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre de álcool para aumentar o PH e não deixar cristalizar.

    Depois deixa alguns minutos no fogo ou no microondas.
    Se for no microondas deixa paradinho sem mecher, só verificando a cor e o ponto.
    Se for no fogo só joga o caramelo pra cima do açúcar no começo da caramelização para não deixar queimar nas bordas.

  7. Vitor Hugo:

    Sput,

    Sobre a sua dúvida do caramelo… não sei qual é o tipo de caramelo que você está fazendo. Porém, se ele está derretendo, acreditaria que existe algum problema no cozimento do açúcar. A temperatura não está sendo suficiente ou a proporção de açúcar em relação aos outros ingredientes está defasada. :/

    Ah, e quanto ao alginato no sorvete: ele iria servir mais como um geleificante (alteraria a consistência) do que atuar nos cristais de gelo, creio. Antigamente era comum nos sorvetes terem alginato, hoje em dia eu já não sei.

  8. Luna:

    Estou com uma glicose recém-comprada para umas preparações, acho que vou tentar esse sorvete. Não curto sorvete de chocolate (gosto de chocolate no sorvete, rs), mas tenho muitos amigos que adoram! Parece ter ficado muito bom. :D

  9. Sputnicker:

    Adri (Nadeshiko)
    Bom saber que não foi só eu que tentei fazer isso ;)

  10. Adri (Nadeshiko):

    deu vontade de lamber a tela do monitor!
    eu não consigo fazer doces bem… mas tenho uma mão boa para o trivial e massas!

  11. Carla:

    Vitor, eu sempre tive restrição em fazer o sorvete em casa, pois tenho receio que fique com cheiro de ovo. Mas o seu me parece tão bom que vou me arriscar.

    Bjs

    Carla

  12. Luiza:

    Olá Vitor!
    Não gosto de sorvete de chocolate (to falando sério), pode ser por estar muito “batido”.
    Só que vendo sua receita, deu vontade de provar *-*
    Mesmo não tendo a sorveteira, vou ter q fazer.
    Abraços
    Luiza

  13. Mônica:

    Adorei a receita, com certeza vou fazer!
    Abs e boa semana!

  14. Sputnicker:

    Ah certo, não sabia que havia tão pouca diferença entre os chocolates…
    A propósito, estou começando a fazer doces para vender, porém notei que o caramelo começa a derreter logo. Você sabe algum segredinho pro caramelo não derreter tão fácil?

  15. andrea:

    Obrigada pela resposta ! Eu tô atrás de uma sorveteira que seja custo /benefício. Queria uma da Cuisinart, igual a da Fezoca (Chucrute com Salsicha), ela tem autorefri. Mas comprá-la aqui no Brasil é muito caro, me recuso. Tô esperando alguém viajar pra trazer pra mim, aí dá-lhe sorvete caseiro :D

  16. Vitor Hugo:

    @Sput: No caso, não vai fazer tanta diferença se for do tipo cobertura ou a barra (160g ou 180g). Pois o que muda entre as duas é a quantidade e o tipo de gordura usada, numa pode ter mais gordura vegetal (de palma, provavelmente) ou a anidra de leite (manteiga desidratada). Entretanto, fiz um comparativo entre os dois tipos (da mesma marca) e não possuía diferenças significativas.

    Agora, nem preciso dizer que chocolate hidrogenado/fracionado é permanentemente proibido, né? Mockolate não, hahahahah

    @Andrea:Eu tenho! Rendi me a traquitana, é um modelo da Hamilton Beach (é o modelo mais simples, é praticamente um balde) que precisa deixar tigela/balde no congelador. O sonho de consumo é ter um dia uma com auto-refrigeração, mas é tão cara. :/

  17. andrea:

    Ficou com uma cara ótima. Mas você tem uma sorveteira ? Se sim, de qual marca ? Ou bateu de hora em hora ?

  18. janna joaninha:

    nhammmm nhammmmmmm que delíiiiicia :)

  19. Sputnicker:

    ops, desculpe, tem o tipo de chocolate sim… só faltou dizer se é em barra, de confeiteiro ou de cobertura…rsrs
    Deve ser a pressa.

  20. Sputnicker:

    Receita maravilhosa.
    Já tentou usar alginato para diminuir a quantidade de cristais e dar uma textura mais cremosa ao sorvete? Ele deve reagir bem com o cálcio presente na mistura.

    Faltou dizer o tipo de chocolate à ser usado, é de cobertura, confeiteiro ou chocolate em barra? É amargo, meio-amargo, ao leite ou cacau extra?

    Parabéns pelo post, ficou excelente.