Pé de Moleque de Castanha do Pará

O que fazer num dia de tédio mortal praticamente de madrugada? Nada melhor que um doce bem gostoso: Pé de Moleque de Castanha do Pará.

Pé de Moleque de Castanha do Pará

Nada como brincar com açúcar e manteiga para fazer brittle! Forçando muito a barra, o nosso pé-de-moleque faria as vezes do brittle. Porém, a versão gringa é bem mais interessante.

Da mesma maneira que aqui, lá fora um dos tipos mais comum é feito com amendoim. Entretanto, é possível fazer com qualquer tipo de castanha (ok, eu sei frutos oleaginosos): macadâmia, avelã, nozes… Como tinha um pouco de castanha-do-Pará dando bobeira na cozinha, por que não?

Por si só, já é muito bom. Doce e crocante, texturas diferentes que deixam bem mais interessante. Aproveitando a oportunidade resolvi testar a febre do salted caramel (caramelo salgado). Olha, e não é que combina! Mas deve ser bem medido e de preferência sal em flocos, o refinado deixaria muito salgado.

Montagem de quatro fotos com as etapas da receita do Pé de Moleque de Castanha do Pará

Pé de Moleque de Castanha do Pará

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 15 minutos
Total: 25 minutos
Rende: 400 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 400 g açúcar cristal
  • 115 g manteiga sem sal
  • 100 g glicose líquida (transparente ou xarope de milho claro)
  • 125 mL água
  • 1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
  • 250 g castanha-do-Pará (picada grosseiramente)
  • Sal em flocos (Maldon, Cornuália, Flor de Sal)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Prepare uma assadeira untando com óleo toda superfície, também é possível usar papel manteiga untado ou tapete de silicone.
  • Numa panela alta e grande em fogo médio-alto, coloque açúcar, água, manteiga, glicose líquida transparente. Mexa nos primeiros minutos para umidificar bem o açúcar. Então, deixe cozinhar até adquiri a cor âmbar e o cheio for de “caramelo/queimado”, demora certa de 10-12 minutos. O ponto em questão seria o hard-candy (temperatura do açúcar chega em 150ºC).
  • Sugiro a panela grande e alta, pois a mistura de açúcar espuma consideravelmente. Se for pequena poderá cair no fogão e fazer sujeira. E não queremos desperdiçar o caramelo, né?
  • Desligue imediatamente o fogo, acrescente o bicarbonato de sódio e mexa. Em seguida, a castanha-do-Pará picada e mexa cobrir por igual todos os pedaços.
  • Despeja a mistura na assadeira previamente preparada e espalhe para formar uma camada por igual. É preciso ser rápido, a massa endurece facilmente. Então, salpique o sal em flocos agora para que ele grude no caramelo. Caso queira pedaços uniformes é neste momento que se deve marcar ou já cortar o caramelo.

Dicas

  • Sal em flocos: não tenho tanta certeza se existe de marcas nacionais. O ideal mesmo seria flor de sal, mas como não podem ser comercializados, a substituição mais prática seria sal grosso quebrado. Usei um da Cornuália.
  • Cor do caramelo: observando as referências para a receita notará que as versões americanas estavam mais escuras. Pode ser por causa da glicose líquida transparente que utilizei no lugar do xarope de milho claro.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 400kcal (20%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana, confeitaria brasileira, tecnica basica
Montagem de três fotos do Pé de moleque em pedaço e com sal
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Felix Marinho:

    5 stars
    Olá, estou gostando muito do blog. As receitas estão muito boas, criativas, inusitadas e detalhadas nos mínimos detalhes.
    Também não poderia deixar de agradecer por sua paciência e gentileza em disponiblizar todas as receitas de forma fácil e prática. Achei muito legal essa proposta do tradicional pé-de-moleque feito com castanha-do-pará. Inspirado em você vou tentar fazer com castanha-do-maranhão, pois tenho quatro árvores no meu quintal. Vamos ver como fica…
    Um abraço.

    PS. Quando puder edite mais receitas. Particularmente, gostaria que desse ênfase e fizesse intervenções criativas na gastronomia chinesa que muito aprecio. Uma sugestão, os famosos e clássicos Bolo da Lua e o Bao (pãozinho no vapor), delícias sem precedentes em toda a gastronomia mundial.

  2. Samandra:

    Nossa, quantas receitas num espaço tão organizado…! Gostei demais! Adoro cozinhar e fazer receitas novas… Estarei aqui sempre!

  3. Luiza:

    Oi Hugo,
    Eu tenho a Flor de Sal da Cimsal, e ela é iodada. Então não é flor de sal? Mas ela é em flocos, dá pra fazer essa receita?
    Eu nunca entendi muito bem essa história da flor de sal.

    Abraços,
    Luiza

  4. janna joaninha:

    gostei !!!!

  5. Adri (Nadeshiko):

    Gosto muito de pé-de-moleque. Essa versão chiquetosa ainda não experimentei fazer… Doce com salgado eu gosto bastante! Adoro suas receitas, Vitor!