Conheça o Bok Choy

Última atualização: 5 de janeiro de 2016

Por Vitor Hugo em 3 de agosto de 2010

Conheça o Bok Choy

Para quem acompanhou os programas do Jamie Oliver e da Nigella já viu esse tal de Bok Choy (acelga chinesa, em japonês é chingensai), é uma das variedades de Brassica rapa. Nativa da China, indo para a Coréia e Japão.

Durante o fim de semana aconteceu uma pequena conversa de qual seria o nome dessa planta aqui no Brasil, ao menos para mim e algumas outras, ela é chamada de acelga chinesa (Brassica rapa subsp. chinensis ). A confusão acontece que para nós (para mim, pelo menos), acelga comum é a Brassica rapa subsp. pekinensis (Napa cabbage ou chinese cabbage), enquanto para quem vive no exterior é a Beta vulgaris var. cicla (Chard, White Beet).

Ou seja, são de gêneros diferentes e os nomes não casariam bem. Mas lembrando que no país a gente chama uma lima azeda de limão, então, nada é impossível. Bom, isso é o que consegui concluir… se alguém souber outra explicação, diga! Pois botânica não é bem lá meu forte, heheheh

Acredito que seja relativamente comum em São Paulo (ou estou errado?). Aqui na minha região só consegui achar na feira do produtor, e quando vi… já sabe, não? Tive que trazer! Queria experimentar.

É mais suave que a acelga comum, bem mais. O gosto lembra, mas numa intensidade menor. Além de uma crocância mais tenra. Porém, acredito que possa variar de acordo com a idade da planta. As compradas são menores o que pode indicar uma planta jovem. Comparadas com as da Fabrícia (Sopa Vermelha), as minhas eram bem pequenas.

No próximo artigo segue uma sugestão de como usá-la.

Conheça o Bok Choy

Saiba das novidades seguindo o meu Instagram/PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

16 Comentários (Deixe o seu!)
  1. As bock choy pequenas são chamadas baby choy e são as melhores.Conheci na Australia.Alguem sabe dizer se encontraria em Campinas?

  2. Na capital paulista é possível encontrar essa verdura, sim, principalmente com os produtores orgânicos que vendem no Parque da Água Branca. Aqui, o meu feirante de orgânicos identifica essa verdura como couve chinesa e não como acelga…estranho, não?

  3. Na feira do produtor em Valinhos-SP sempre tem Bok Choy (a vendedora chama de Chingensai mesmo) e também Horenso (espinafre japonês).

  4. Essa para mim também é acelga chinesa. Sempre compro aqui em CG. Na casa dos meus pais sempre tivemos costume de comer como salada mesmo… Não gosto muito de refogados de folhas prefiro cruas!

  5. Obrigada. Eu normalmente faço com acelga comum e gosto. Essa eu não vi nem em SP, aqui no Rio não chegará mesmo :P

  6. Amanhã vou lá na feira do produtor buscar meus morangos mais uma vez. Tô viciada neles. Um abraço.

  7. @Rita: Isso, mas apenas na feira do produtor. Nos mercados nunca vi a venda!

    @Camila: Olha, quando faço gyoza uso a acelga “comum” (hakussai em japonês), ao menos, sempre usei ela.

  8. Aqui também só encontro na feira do produtor e são bem menores do que as que eu costumava comprar no Japão. Lá costuma ser incluído no yakissoba e no lamen. Eles não costumam desfolhar o tinguensai, cortam no sentido do comprimento, preservando o talo. Eu só faço refogado mas vou aguardar ansiosa pela sua sugestão. Bjss

  9. VH, aqui na minha cidade, este tipo de acelga é muito comum. Só que eu não sei usá-la. Aguardo com ansiedade o proximo tópico.

  10. Hum, então aquela que se usa pra fazer gyoza é acelga comum mesmo?

  11. Putz, eu não gosto de acelga. Fico pescando elas quando como comida chinesa, heh.
    Mas, quem sabe… acelga com chocolate? Hum, hum? Ok, não presta.

  12. VH, você encontrou bock choy aí em Londrina?

    Aqui eu gosto de preparar o bock choy rapidamente na wok, com um tiquinho de óleo de gerlelim, alho e shoyu. Ou num stir-fry de legumes chineses. Yum….

  13. ola …
    bom dia…

    gostaria de dizer que uso muito esta verdura e consigo encontra-la na feira…ela realmente tem um paladar próprio e diferenciado…aqui todos amam , so que só a fiz refogada….
    estou aguardando ansiosa para ver as novidades na receita…

    abraçoa e ate masi

  14. Eu vejo muito a Kylie Kwong usando, mas infelizmente só achei pra vender uma vez.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tilápia grelhada com manteiga trufada | leite, queijos e derivados | Na Cozinha Dela

    […] delícia daqui uns dias…), manteiga trufada, ghee, manteiga de búfala, acelga japonesa  (bok choy), berinjela italiana e mirtilo. Perdi mangostin, logam e outras frutas que nem lembro o nome… […]

  2. Bok Choy no Gergelim — Prato Fundo

    […] prometido (veja Conheça o Bok Choy), uma sugestão simples e rápida utilizando o Bok Choy. Para não negar, os sabores possuem […]

«

»