Aproveitar o clima de festividades para fazer um docinho com roupa de festa. Cake Pop em formato de árvore de natal, ou simplesmente: pinheirinho.
É bem fácil de fazer, pode se usar qualquer base de bolo. Mas optei por um cheio de especiarias e gostosuras que você e eu gostamos, não é mesmo?
Claro que a ideia base é da rainha dos Cake Pop, titia Bakerella. Porém, ele sempre usa mistura para bolo e cream cheese para fazer a misturinha. Preferia mudar um pouco esta etapa ao fazer um bolo mesmo e trocar o cheese pode doce de leite.
Mas fique à vontade de fazer como deseja, vai depender do seu gosto pessoal. Particularmente, o bolo base é uma delícia. Não é tão doce assim e bem perfumado. Em breve devo fazer ele por si mesmo.
A parte de modelagem começa com uma bolinha de massa e depois o formato bem conhecido de coxinha! Mas a base deve ficar plana.
Depois para prender o palito bem no bolo, vai molhar a ponta dele no chocolate pronto…
E espetar na base do bolo. Deixar secar antes de banhar o bolo.
A textura do pinheiro é feita depois que o cake pop foi banhado, esperou cerca de 2-3 minutos. Não está totalmente seco, mas não tão líquido igual ao chocolate banhado. Então, com um palito de dente bater no chocolate para criar a textura.
Cake Pop Pinheirinho: Bolinho de Natal
Ingredientes
Ingredientes: BOLO DE ESPECIARIAS BASE
- 100 g melado de cana
- 60 mL óleo vegetal (sabor suave)
- 75 mL água
- 180 g farinha de trigo
- 10 g cacau em pó (100% cacau)
- 4 g fermento químico em pó
- 2 g bicarbonato de sódio
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 1,5-2 g canela em pó
- 1-2 g gengibre em pó
- 1/7 noz-moscada (ralada; a gosto)
- 0,5 g cravo em pó (pitada)
- 02 ovos (100g)
- 110 g açúcar cristal (se quiser mais doce: 180g)
- 20 mL extrato de baunilha (opcional; ou 5mL essência)
Ingredientes: MONTAGEM e DECORAÇÃO
- 200 g doce de leite cremoso/pastoso
- 400-500 g chocolate branco
- Corante verde para chocolate
- Confeito colorido circular
- Confeito colorido do tipo estrela ou estrela de pasta americana
- Palito plástico para pirulito 14cm
- Palito de dente
- Suporte de isopor ~14x9cm (opcional)
Modo de Preparo
Modo: BOLO DE ESPECIARIAS BASE
- Aquecer o forno em 180ºC, untar e polvilhar farinha de trigo numa fôrma de 15x20cm (na verdade, pode ser qualquer uma proporcional a massa).
- Misturar o melado de cana, óleo e água. E usar baunilha, coloque junto. Reservar.
- Numa tigela misture farinha de trigo, cacau, fermento químico, bicarbonato de sódio, sal, canela, gengibre, noz-moscada e cravo. Misture bem e reserve.
- Na tigela da batedeira misturar açúcar e ovos bater (batedor de arame) até virar uma creme amarelo pálido, cerca de 5 minutos em velocidade alta.
- Acrescentar metade dos líquidos e bater. Juntar metade dos secos e misturar. Repita a operação. Misture até ficar bem homogêno.
- Transfira para a fôrma preparada.
- Assar por 35-40 minutos, no teste do palito deve sair limpo.
- Retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de usar. Se quiser transferir para uma grade depois de 20 minutos também pode.
Modo: MONTAGEM e DECORAÇÃO
- Com o bolo já todo frio, esmigalhar muito bem. Deixando uma farofinha bem solta.
- Acrescente doce de leite cremoso para dar a liga, amassando para ficar uma massa única. Coloque aos poucos.
- Dividir a massa em bolinhas de ~20g e depois formar os pinheirinhos. Como se fosse coxinhas, mas a base é reta.
- Levar para geladeira para firmar e ficar frio.
- Derreter e temperar o chocolate branco (Leia: Como Derreter e Temperar chocolate).
- Adicionar o corante verde para chocolate. Irá uma quantidade boa, mas coloque aos poucos. Misture bem. E transfira para um recipiente cilíndro para facilitar o banho do pinheiro.
- Molhe a ponta do palito de pirulito no chocolate e espete na base do pinheiro. Cuidado para não transpassa-lo. Deixar secar antes de banhar, pode deixar ele deitado ao invés de pé.
- Banhar todo o pinheiro, batendo levemente para retirar o excesso de chocolate. Esperar secar ligeiramente para fazer a textura de pinheiro, 2-3 minutos. O suporte de isopor ou qualquer outro ajuda nesta etapa para deixar o cake pop em pé.
- Com palito de dente bater no chocolate para criar a textura de pinheiro, o chocolate não pode estar mole ainda. Caso contrário, a textura não ficará evidente.
- Salpicar os confeitos circulares para imitar as bolas decorativas. Pode ser feita ao acaso ou colar uma por uma. Ao final, a estrela no topo.