É sim, O Melhor Brownie do Mundo com Muito Chocolate!
Já estava com saudades dos pratos doces por aqui, viu! Não que nesse meio tempo eu não tenha feito, até fiz. Porém, doces que já apareceram por aqui e outros eram testes que não passaram no controle de qualidade, heheheh.
Brownie estava na lista faz um tempinho, tinha testado uma formulação ano passado e outra recentemente enviada pelo @Rômulo. Ambas ficaram boas, tinham características que eu buscava num brownie, mas de modo isolado, digamos. Eu queria mais!
Assim, tentei mais uma vez! Aqui não é Sparta, mas é chocolate-doce-baking, então, desistir nunca!
Essa versão que sugiro é da 3º tentativa, é a união das duas primeiras e acredito que possui o que define um brownie: é denso, é chocolatinosamente chocolatinoso (neologias! :D) e tem a casquinha na superfície.
Particularmente, gostei muito do resultado! Tanto o aspecto visual e gustativo ficaram como eu queria. Mesmo indo chocolate ao leite, não achei que ficou tão doce, ficou na medida.
O Melhor Brownie do Mundo
Ingredientes
- 150 g farinha de trigo
- 25 g cacau em pó (100% cacau)
- 3 g (½ colher de chá) fermento químico em pó
- 2 g (¼ colher de chá) sal refinado
- 100 g castanha de caju (ou outro tipo castanha)
- 150 g chocolate ao leite
- 100 g chocolate meio amargo
- 150 g manteiga sem sal
- 4 ovos (temperatura ambiente)
- 300 g açúcar cristal
Modo de Preparo
- Aquecer o forno em 180ºC. Untar uma fôrma de 30x20cm (melhor 20x20cm) e cobrir com papel manteiga (deixar sobrando papel em todos os lados, ~2cm), e unte o papel também com manteiga.
- Misture farinha, cacau, fermento e sal. Reserve.
- Pique grosseiramente a castanha de caju e toste numa frigideira. Reserve.
- Derreter os chocolates e a manteiga, sugiro que os derretam separados. Reserve.
- Misture os ovos, açúcar, manteiga e os chocolates derretidos. Bata para ficar bem homogêneo. Acrescente essa mistura de chocolate aos secos e adicione a castanha. Misture muito bem. Transfira para a fôrma previamente preparada, nivelando.
- Assar por 30-35 minutos à 180ºC. No teste do palito, deve ser úmido.
- Deixar esfriar antes de cortar, estará frágil quando quente.
Dicas
- Cacau em pó: o utilizado é 100% cacau, ou seja, é concentrado. Caso use outra marca com menor teor de cacau, dobre a quantidade.
- Castanha: com a caju, ficou ótimo. Mas também pode ser usado: nozes, do Pará, pistaches… ou um mix delas!
- Bater/Misturar: usei o liquidificador tanto com os líquidos, como para os secos. Mas a massa é espessa, assim, sugiro que só bata os líquidos nele. Misture os secos a mão mesmo.
Delicioso! já fiz duas vezes e amei masss nao ta ficando com a casquinha grossa que nem o seu, sabe o motivo? fica uma película fina :(
Difícil dizer… seguiu a receita como indicado? Usou as quantidades indicadas? Talvez não mexeu os ovos e açúcar direito.
Gostei da receita, vou testar, poderia me indicar algumas marcas aceitáveis para trabalhar? digo na questão do cacau e do chocolate principalmente.
Geralmente, a gente não fala nome de marcas… o que sugiro é: usar aquela que você gosta. Se gostar do sabor, use essa! :)
Gostei parabéns
Por passar suas receitas do seu dia a dia pra.nos ensinar.
Muito obrigada pela receita maravilhosa