Bolo de Maracujá e Semente de Papoula (mas pode fazer sem)

Geralmente, maracujá é usado para fazer mousse e creme gelados. Mas também é possível fazer bolos com este fruto com um sabor inconfundível!

Fatia de Bolo de Maracujá e Semente de Papoula com a calda escorrendo.

Um fruto que tem bastante presença, é o maracujá. E fiquei com vontade de usar em um bolo, mas tinha que ser uma versão bem fácil e prática. Ou seja, que não precisa de liquidificador ou batedeira, dá para fazer tudo na mão com um batedor de arame (fouet) e uma espátula.

Demorei um pouco para chegar nessa formulação, pois no meu caso específico queria usar as formas bonitas da Marissa e da Nordic Ware que testei. Já que foram compradas, vamos usar.

Na época dos testes, cheguei a fazer este bolo três vezes na semana até ficar como eu queria. E sim, deu uma enjoada comer tanto bolo assim. Mas deu certo!

Dicas para Bolo de Maracujá

  • Usei polpa de maracujá congelada, é mais fácil e não tem desperdício de fruta. E quando eu fiz, ficava mais barato do que a fruta fresca.
  • Dá para fazer com a fruta, porém é mais trabalhoso. Precisa remover as sementes da polpa e usar a quantidade de polpa indicada na receita. Diria que para este bolo, 3-4 frutos podem ser necessários.
  • A forma usada (Marissa Lounina modelo Spangle) é um pouco pequena para o volume de massa por conta dos detalhes; se for uma lisa do mesmo tamanho deve ser suficiente.
  • Se usar formas com muito detalhes, o bolo precisa mesmo ser desenformado quente; caso contrário a chance de grudar aumenta.
  • Parece muito açúcar (e realmente é), mas é necessário. Maracujá é bem azedo, então, é preciso usar tudo isso mesmo. Não recomendo a redução.
  • As sementes de papoula, nesse caso, são puramente estética. Dá para fazer sem, as minhas foram presente e vieram de fora. E não, não é proibido no Brasil, apenas ficou mais difícil e caro a importação.
  • Não troque a papoula por chia ou linhaça, elas adoram água e criam um gel que vai alterar a textura do bolo.
Bolo de Maracujá e Semente de Papoula com uma fatia em destaque mostrando o miolo.

Uma versão de 2008 já existia, a receita foi atualizada.

Bolo de Maracujá e Papoula

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 45 minutos
Total: 55 minutos
Rende: 14 pedaços (1 bolo de 22cm)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Bolo de maracujá

  • 300 g polpa de maracujá (usei a congelada; pode estar gelada)
  • 350 g açúcar cristal
  • 3 ovos (pode estar gelado)
  • 150 g iogurte sem sabor (pode estar gelado)
  • 150 g óleo vegetal
  • 10 mL extrato de baunilha (ou 5mL de essência)
  • 15 mL rum escuro (opcional)
  • 300 g farinha de trigo
  • 10 g semente de papoula (opcional)
  • 20 g fermento químico em pó
  • 3 g sal refinado

Calda de açúcar

  • 40 g polpa de maracujá (usei a congelada; pode estar gelada)
  • 10 g água
  • 100 g açúcar de confeiteiro impalpável
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Bolo de maracujá

  • Preaqueça o forno em 180°C.
  • Unte com manteiga (margarina culinária ou gordura vegetal) uma forma redonda de furo no meio de cerca 24x9cm (veja observação), precisa ser alta. Se for uma cheia de detalhes como a usada nesta receita, unte, mas unte muito bem, unte a alma. Depois leve a forma ao congelador. Usei na receita uma forma tipo Bundt da Marissa Lounina modelo Spangle.
  • Misture polpa de maracujá, açúcar, ovos, iogurte, óleo e baunilha (e rum, se usar) com um batedor de arame (fouet) em uma tigela até ficar tudo muito bem misturado, cerca de 2-3 minutos.
  • Adicione farinha, semente de papoula (se usar), fermento, sal e continue mexendo até ficar bem uniforme, cerca de 1-2 minutos.
  • Transfira para a forma preparada, se usar uma parecida com a minha, irá sobrar um chorinho de massa. Coloque em uma forma menor e asse também!
  • Asse a 180ºC por 45-50 minutos ou até ficar dourado, faça o teste do palitoo
  • Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos, então, desenforme.
  • Espero esfriar para colocar a calda de açúcar.

Calda de açúcar

  • Adicione a água na polpa de maracujá e misture bem.
  • Misture a polpa de maracujá com o açúcar aos poucos até ficar levemente fluída, mas não totalmente líquida como água. Irá sobrar polpa.
  • Espalhe sobre o bolo frio.

Dicas

  • Untar: não precisa polvilhar farinha, mas se quiser pode. E usei gordura vegetal para untar, particularmente, fica melhor para desenformar e não gasto manteiga que está o preço da morte. E vai ao congelador para solidificar a gordura novamente.
  • Semente de papoula: as minhas foram presente e vieram de fora; e não semente de papoula não é proibida, apenas ficou mais complicado e caro a importação.

Recomendados

Forma – Amazon – Marissa – Cascade
Forma – Amazon – Nordicware Classic
Forma – Amazon – Marissa – Spangle
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Achei as danadas sementes de papoula…ok, vou fazer o bolo hoje.
    Obrigada por se oferecer para mandar mesmo assim.
    E o bolo Suzy, deu certo?
    Beijos

  2. Não fui lá ainda porque acabei de me mudar para Recife e ainda não sei muito bem onde fica…aqui é grande…risos. Mas vou procurar. Sei que é estético, mas o bolo fica realmente lindo com ela…
    Obrigada e visite meu site quando puder e fique à vontade para fazer comentários. Eu fiz o bolo Suzy e deu certo…está lá.
    Beijos

  3. @Fer: agradeço a visita e o comentário! =D A sementes de papoula não dá sabor nenhum, é mais estético. Para ser bem sincero onde eu moro também é bem difícil encontrar produtos diferentes, só acho num mercado que vende produtos mais exóticos. A pergunta é besta, mas você já tentou no mercado municipal daí?

  4. Oi, cheguei no seu site lendo seus comentários no site da Ana Elisa, e fiquei triste quando, no meio de suas receitas vi o do bolo com sementes de papoula, estou louca para fazer uma receita aqui que tb tem este ingrediente e não acho isso de jeito algum aqui em Recife…aliás, achar ingredientes diferentes aqui é difícil…alguma sugestão?

  5. @Agda: sério? Nem aquele pequeno roxo? Pensei que fosse mais fácil… =/

    @Patricia: ainda vou testar com os dois frutos separados, vamos ver se fica mais interessante, hehehe

    @Michel: esse é o espírito! =D

    @Cinara: humm, o bolo Pullman eu acho meio molhado perto deste, a textura é diferente.

  6. Bolo com frutas cítricas fica muito bom… e eu gosto até do fato de ser sequinho! Será que fica tipo bolo Pullman? Adoro!
    Bjs e bom final de semana, Vítor!

  7. Nessas férias é uma boa pedida.

  8. Você uniu grandes paixões minhas neste bolo, Vitor! Que delícia!

  9. Legal. Aqui na Califórnia não consigo encontrar maracujá, nem a polpa congelada que se encontra em outras partes do país, mas vou experimentar com o suco concentrado de laranja.

  10. @belinha gulosa: para mim, ele ficou mais bonito do que gostoso, hahah

    @marizé: a blue cooking aqui no Brasil as edições encontradas são sempre de meses passados. Devo achar agora nas bancas as edições de agosto/2207, por exemplo. A Saberes e Sabores nunca vi nas bancas daqui. Nunca tinha feito bolo com as sementes, tão um tchan a mais, :)

    @Taty: e num é que tinha pensado nisso! Tentei seguir +/- a receita dessa vez, dá próxima faço isso! =D

  11. coisa mái boa… deve ter ficado uma delícia

  12. Adorei!
    Vc pode colocar na receita um copo de iogurte natural, ele vai ficar mais molhadinho.
    Beijos
    Taty- CHOCOTATY

  13. Que combinação de sabores original, gosto muito de usar sementes e as de papoula são das minha preferidas.

    A revista Blue Cooking é distribuida no Brasil?
    Quando enviei a Saberes & Sabores fiquei na duvida entre as duas.

    Beijocas

  14. Fiquei super curiosa com essa combinação de sabores.
    Gosto muito de usar sementes e as de papoula são das minhas preferidas!
    A revista blue cooking está disponivel no Brasil? è que fiquei na duvida quando enviei a Saberes & Sabores entre esta e a Blue.

    Beijocas

  15. k maravilha o bolo,ficou mesmo lindo ,óptimo aspecto..hummmmmm…bjokas