Sorvete de Azeite

Isso mesmo, mais um sorvete! Sei que estamos no meio de outono e o tempo não é lá tão propício (quer dizer, ainda está quente), mas… eu gosto de sobremesas frias quando está frio também, ué.

Sorvete de Azeite

Também achei estranho-diferente quando vi o nome da receita: Olive Oil Gelato. Sorvete de azeite? Mas hein? Não é tão estranho quanto o de bacon (Candied Bacon Ice Cream), mas não é usual, concorda?

O sorvete veio do Food52, site/comunidade criado por Amanda Hesser (essa mesmo, aquela do New York Times) e Merrill Stubbs. Gostei pra caramba dele. Ainda mais por ter video com as duas doidas já citadas.

Tinha uma imagem diferente da Amanda, ela não é tão séria quanto eu pensava, mas num bom sentido. Quem em são consciência faria um video de panquecas de pijamas: Best Pancake Recipe.

A receita é muito simples, não foge tanto das bases tradicionais para quem está acostumado a fazer sorvete. Existe um ou outro detalhe, mas nada fora do padrão.

Pode perceber que nas instruções a quantidade de açúcar é variável, caso eu fosse fazer novamente colocaria menos açúcar, cerca de 100-115g. Desta vez, usei 125g ao todo e achei mais doce que o ideal, para o meu paladar.

E sim, cada grama conta. Comecei com 100g (na hora de esquentar) e os 25g restantes foram acrescentados depois, junto com o azeite.

Sorvete de Azeite

O espessante são as gemas, mas ao contrário das bases normais essa não fica tão espessa assim, é normal. Não vai ficar naquele ponto de cobrir uma colher. Fica mais ralo, por não ir creme de leite, creio.

Esse creme de gemas, caso experimente, tem gosto bem nítido de ovo. É isso mesmo, depois que acrescenta o azeite não é perceptível.

Falando no azeite… precisa ser de qualidade e/ou ao menos que você goste de comer. Afinal, o sorvete terá gosto dele no final das contas, né? Na original indicava cerca de 6-12 colheres sopa, a quantidade irá variar de acordo com o azeite escolhido.

Se for mais forte, irá menos. Se for mais suave, irá mais. Aproveitei e usei também um azeite infundido com limão siciliano, sabe como é, para testar.

Particularmente, gostei do resultado. Ficou mais doce do que eu gostaria, e claro o gosto de azeite é evidente e notório. E nessa versão, tem no final o sabor do limão/cítrico de fundo. Não acredito que fará muito sucesso com paladares tradicionais, fica a sugestão para aquele seu amigo/amiga de gostos peculiares, por assim dizer.

Sorvete de Azeite

Sorvete de Azeite

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 6 horas
  • Rendimento: 500 mL
INGREDIENTES
  • 100-125 g açúcar cristal
  • 190 mL leite integral
  • 90 mL água
  • 4 gemas
  • 90-120 mL azeite (6-12 colheres de sopa)
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
  • 5 mL azeite infundido com limão siciliano (opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Numa panela esquentar leite, água, açúcar e sal. Não precisa ferver.
  2. Bater as gemas até formar um creme pálido.
  3. Adicione cerca 1/3 da misture de leite sobre as gemas, mexendo sempre para não talhar.
  4. Volte a mistura de gemas e leite na panela. Leve ao fogo baixo.
  5. Cozinhe até engrossar levemente, não ficará espesso. Cerca de 5-8 minutos.
  6. Resfrie esse creme de gemas num banho de gelo.
  7. Banho de gelo: uma tigela menor com o creme de gema dentro de uma maior. Na maior coloque gelo.
  8. Peneirar a mistura. Levar a base para a geladeira por 12 horas, no mínimo.
  9. Com a base bem gelada, adicione o azeite batendo sempre para incorporar e emulsionar.
  10. Para a receita usei 6 colheres sopa (~90mL) do azeite principal, e 1/2 colher sopa (~6mL) do azeite com limão.
  11. Levar para a sorveteira e seguir as instruções do fabricante.
Observações
  • Adaptado: Olive Oil Gelato.
  • Azeite principal: Eldin, azeite grego extra virgem.
  • Azeite de limão: Azeite extra virgem com limão siciliano da Oliviers & Co.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fala Vitor, tudo bem cara?
    Legal a sua receita. Gostaria de compartilhar com o seu post dizendo aos interessados em saborear um delicioso sorvete, porém está com preguiça de fazer a receita que você pode usar sorvete de creme e regar com azeite aromatizado, que pode ser comprado ou feito na sua casa (o melhor). Assim como você falou é sempre importante que seja um azeite que você goste.
    Ah, tem um vídeo que fiz uma sobremesa e usei o sorte com azeite de mixirica. http://youtu.be/AHFjp4rUHZQ
    Um abraço.
    Até.

  2. POR FAVOR POR FAVOR POR FAVOR, faz a receita de sorvete de bacon? *–*
    Já me complico com receitas em português, em inglês entao.. nusss.. haha
    Pleeeease?

  3. Estou desconfiado de que vc vai abrir uma sorveteria “de autor” e esta série é apenas um teaser…abs!!!Adorei a receita.

    1. Quem sabe um dia, né?

  4. Oi Vitor! Você merece um parabéns pela sua demonstração de contemporaneidade nesse blog. Acho que o sorvete de azeite de oliva é mais um exemplo disso. Deve ter ficado uma delícia!
    O sorvete mais inusitado que já experimentei foi o de mangericão, também tinha um toque de limão na receita. Foi uma experiência muito gostosa e refrescante.
    Um abraço, Queila :)

    1. Né por nada não, mas manjericão e melancia. Prove-o ;)

  5. Oi Victor… Amei seu blog… To vindo de trás pra frente para acompanhar um pouquinho da história do blog… Desde a página 116 ate agora… (Louca, eu??? Hahaha). Peguei várias receitinhas para testar… Todas doces… Sou um formiga inveterada… Bjoks… Obrigada por compartilhar todas essas gordices maravilhosas… hahaha

    1. Aww, que vergonha! Os primeiros anos dos blog é vergonha alheia própria, heheheh

  6. Ah mas esse eu vou testar também Victor pois amei a receita, nunca pensei nem existir gelado com azeite mas fiquei deveras curiosa. O meu azeite é bem caseiro, puro e delicioso e claro Português hehehe, ele há lá melhor azeite que esse..

    Obrigado por partilhar, beijos!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sorvete de Azeite – a receita « MIMO Restaurante

    […] Hoje corrijo esta falha. A receita do sorvete eu peguei em um dos BLOGS de gastronomia que eu gosto (já estão anotando os meus preferidos? Este é o segundo que eu cito). O Blog se chama Prato Fundo e você pode ver o post original sobre o sorvete neste link: https://pratofundo.com/2416/sorvete-azeite/. […]

«

»