Não é feitiçaria, é ciência! A mousse com apenas 2 ingredientes!
Normalmente, mousse de chocolate vai creme, ovos, açúcar e mais um monte de coisa, certo? Bom, a tradicional sim. Agora, uma mousse com notas de modernidade e ciência é um pouco diferente.
Aliás, bem diferente.
Feita, apenas, com dois ingredientes: chocolate de qualidade e água. Isso mesmo, chocolate e água. Praticamente os dois antagonistas mais conhecidos dentro de uma cozinha, juntos, para formar uma sobremesa.
A técnica tem como base a propriedade de emulsão inerente ao chocolate. É um fator que sempre existiu, é uma daquelas coisas que você para e diz: como não pensei nisso antes? É tão óbvio. O mesmo raciocínio que existe na maionese, por exemplo
Claro, alguém percebeu isso. Não estou bem ao certo qual deles foi o primeiro, mas referência é sempre bem-vida: Hervé This (cientista francês) e Heston Blumenthal (chef de cozinha). No youtube tem videos com o Heston.
O que é feito, em resumo: chocolate e água são misturados, levado ao fogo para o chocolate derreter. Depois é batido sobre um banho de gelo e pronto. Só. Viu que fácil?
Como são apenas dois ingredientes sugiro e recomendo, muito, que o chocolate seja de muita qualidade. Deve possuir entre 60-75% de teor de cacau. Afinal, o gosto será exclusivo dele. Nada de mockolate da vida, certo?
Dessa vez, usei água mineral. É, eu sei. Soa como frescura, mas é cuidado. Novamente, são poucos ingredientes, então, eles precisam ser bons. Escolhi uma que tinha o pH mais neutro (pH~7) para não interferir no chocolate.
Dependendo do chocolate usado, a sobremesa vira um opção para os celíacos e para os intolerantes à lactose, ou quem tem alergia para algum dos ingredientes da versão normal. Mas é preciso observar a embalagem do chocolate, alguns contém glúten e traços de leite.
Nas instruções, irá perceber uma pequena diferença na quantidade do chocolate e d’água. É isso mesmo, prefiro colocar mais chocolate. Não são apenas 2g de água (a menos), são 6,69.10²² (ou 0,669.10²³) de moléculas de água para interagir. Cálculo de mol e número Avogadro mandam lembranças ;)
Em relação ao gosto e textura. Muda, claro. Consegue ficar leve e aerada, mas sem a untuosidade da versão tradicional. Difícil dizer qual é melhor, ambas tem seus méritos. Eu gostei, além de ser bem divertida.
Vale ressaltar que não é uma emulsão totalmente estável, poderá quebrar com o passar do tempo e depende do tipo e qualidade do chocolate usado.
Não me aguentei e também fiz um video mostrando como é, e provando que funciona! Tem outra mais tradicional para quem quiser: Mousse de Chocolate Ligeira.
Mousse de Chocolate Mais Fácil do Mundo
Ingredientes
- 50 g chocolate meio amargo (picado, 60-75% cacau)
- 48 mL água mineral (pH 7)
- Gelo
- sal refinado
- Água
Modo de Preparo
- Colocar as tigelas e o batedor de arame na geladeira.
- Junte o chocolate picado e água numa panela. Levar ao fogo baixo para derreter. Remova do fogo.
- Faça um banho de gelo com as tigelas. Colocar o gelo, sal e água na tigela maior enquanto a menor fique sobre o gelo.
- Transfira a mistura de chocolate para a tigela menor.
- Bater a mistura até adquiri consistência cremosa e aerada.
- Colocar num potinho e sirva ou deixar na geladeira.
Eu fiz, deu certo, eu e as outras pessoas para quem servi ficamos muito impressionadas! Mas usei 300g de chocolate 70% cacau e demorou um tempão para chegar no ponto, tanto que tua receita com chantilly considero mais fácil e igualmente deliciosa! Para mim, o grande truque é o fato de só precisar de 1 ingrediente, o que é uma mão na roda se precisar fazer uma sobremesa de última hora!
E fez uma sujeira incrível mesmo o ‘prato sendo fundo’ ;-) então sugiro usar um pote com bordas realmente altas para não acontecer o que aconteceu comigo (sério, espirrou até no meu rosto)!
Agora quero testar com um chocolate com porcentagem menor de cacau, mesmo gostando de amargo, achamos que em forma de mousse ficou MUITO forte para comer um potinho cada um, engraçado porque em barra eu consigo comer numa boa…
Adorei a receita, valeu por compartilhar!
Adorei!!! Acabei de fazer e deu super certo exceto pela sujeira pq usei um pote pequeno para a quantidade de chocolate rs.
Fiquei pensando, será que vai dar certo com chocolate branco??
Parabéns
e adorei o stop motion!
p.s. o mais interessante é sentir a emulsão se desfazendo na boca!!
Acredito que com o branco também deve dar certo, basicamente, ele é somente gordura também. Talvez demore mais para firmar.
Nossa, adorei!
Estou curiosa para sentir a consistência.
Farei com certeza.
Catarina
que excelente receita.
adorei
beijinhos
Adorei! já esta na minha lista de coisas há fazer *-*
nossa que ciência hein? vou pegar a receita e fazer porq sou muito chegada num chocolate e gosto muito de sobremesa aerada!Vlw Vitor curto d+ seu blog que é o máximo!
Vitor! Vc é o cara!!Adorei!!!
Nossa, faz anos q estou atras desta receita.Vi uma vez na tv. Um cara explicava as reacoes fiscas, quimicas….de varias coisas. Nao melembro quem era, o nome do programa…mas essa magica eu nunca esqueci, so nao sabia as proporcoes…
muuuuito obrigada por postar aqui :0)
bjs
Vitor
Estava procurando uma receita de mousse de chocolate para fazer no Dia das Mães.Achei todas muito complicadas e acabei fazendo um pavê.
Hoje,sem querer encontro seu blog com essa DELÍCIA sem complicação…Vou fazer,com certeza!Obrigada e parabéns!
E eu que achava que a mousse já era a sobremesa mais fácil do mundo, me surpreendi demais com essa receita! Ainda mais quando achava que chocolate e água não combinavam de jeito nenhum. Vc me fez mudar de idéia com essa mousse, ainda mais depois de descobrir que ela consegue ficar leve e aerada! Vou testar também! Obrigada!
Mousse fácil? Tem certeza? hahahah A clássica francesa, cheia de tranqueira (mas deliciosa). ;)
Interessantissimo! Esse Heston é um gênio mesmo!
Dou mais crédito pro tio Hervé This, ;) Ele é o cara, tive a oportunidade de falar com ele e ver uma palestra dele.
Primeira vez que vou deixar um comentario aqui e queria dizer que AMEI o Stop Motion!!! Ficou demais, criatividade nota mil!!!
E claro, a receita é ótima, vou correr agora no mercado pra comprar uma barrinha de chocolate pra testar!!!
Sucesso pra vc!!!
Beijos
Elaine
Aaaaeee, alguém comentou sobre o stop-motion! :D O trabalho que dá para fazer, heheheh
Que show heim!
Também tenho a dúvida de quanto tempo essa textura dura na geladeira.
As tijelas tem que ser de metal?
E o chocolate pode ser ao leite?
Aff, é só isso, rss
abs,
Ro
A tigela menor em que a mistura vai ser batida é ideal que seja de metal para que a transferência de calor aconteça melhor, sabe como é, metal é um ótimo condutor. Não testei com chocolate ao leite, pode ser que dê certo, mas creio que fique melhor com chocolate amargo mesmo.
UAU! Adorei o site, Vitor! Parabéns!
E essa receita da mousse? SENSACIONAL!!!
Uma excelente opção para quem é vegano! amei a dica! Pretendo testar =D
Ps – Nota 10 para as explicações quimicas da receita! É tão Likeyou! haha
Impressionante! Muito legal mesmo!
Vou tentar!
Excelente. Farei com um chocolate amargo belga delicioso que tenho aqui.
Que bacana que vc fez! Tinha lido essa receitinha há um tempo no blog do David Lebovitz e coloquei na minha lista de “tenho que testar”. Mas agora que vc fez, parece mais real, sabe? Obrigada por dividir conosco, reles mortais! ;)
Obrigada pela parte que me toca (intolerantes a lactose). Adorei o vídeo e claaaro que eu vou fazer. Bjos
Olá Vitor
Achei muito interessante essa receita de mousse. Vou prová-la. Só fiquei com uma dúvida. Ao colocar a mousse na geladeira o chocolate nao endurece? Como acontece quando fazemos bombons… Ou a emulsao mantém a cremosidade?
Um abraco,
Yanna
Não endurece, como não é mais apenas chocolate e tem a aeração, não fica duro. A emulsão é mantida.