Fudge de Chocolate Branco Caramelizado

Como descrever o que é fudge? Hum… numa aproximação bem forçada o doce mais similar seria o brigadeiro, devido aos ingredientes usados, e a textura lembraria doce de leite de cortar.

Fudge de Chocolate Branco Caramelizado cortado em quadrados sobre uma tábua de madeira visto em detalhe

Tradicionalmente é feito com açúcar, leite e manteiga. Cozinha tudo até virar uma mistura saturada de açúcar, igual ao tal doce de leite.

Parece muito trabalho, mas não é quando se utiliza: leite condensado e micro-ondas. No máximo o tempo de cozimento será de 6-7 minutos, o restante é esperar o doce esfriar.

Particularmente não tenho nenhum problema em usar as mágicas micro-ondas, presente tanto na cozinha quanto a nossa vida do dia a dia. Mão na roda total. Nem vou me atrever a entrar na discussão não tão interessante assim do leite condensado. Por exemplo, sem ele o nosso doce e amado brigadeiro não seria o mesmo. E nem este fudge.

Essa versão de chocolate branco caramelizado é um pouco diferente da mais comum feita com chocolate escuro. Ficou mais macia e maleável, mas não menos viciante.

Fudge de Chocolate Branco Caramelizado cortado desembrulhado do papel manteiga sobre tábua de madeira

Fudge de Chocolate Branco Caramelizado

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Rendimento: 48 unidades, depende do tamanho
INGREDIENTES
  • 395 g leite condensado (1 lata)
  • 250 g chocolate branco caramelizado
  • 100 g amêndoas tostadas picadas grosseiramente
  • 7 caramelos
MODO DE PREPARO
  1. Forrar com filme-plástico duas formas de 15x7cm ou uma de 15x15cm com sobras
  2. Derreter o chocolate branco caramelizado no micro-ondas em potência média (50%) ou em banho-maria. Reserve.
  3. Numa tigela de vidro alta, juntar o leite condensado e os caramelos. Levar ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos.
  4. Mexer muito bem a mistura de leite condensado e o caramelo, deve estar derretido. Cuidado que estará quente.
  5. Adicione o chocolate branco caramelizado derretido a mistura de caramelo. Mexer até ficar bem homogêneo. Acrescentar as amêndoas, misturar.
  6. Dispor no recipiente previamente preparado, cobrir com a plástico excedente. Levar a geladeira por 2 horas, mínimo.
  7. Ficará firme e maleável.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Fudge de Chocolate Branco Caramelizado cortado em quadrados sobre uma tábua de madeira visto por cima

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Muito boa noite para vc Vitor Hugo. Estava surfando por aqui e encontrei esse maravilhoso achado de receitas. E gostaria de lhe fazer uma pergunta (não é um desafio heim?). Qual a diferença do creme de leite fresco para a nata. Pois mora no RS, e por aqui se vê mto a Nata, e eles falam q isso é o creme de leite fresco deles, coisa q eu não concordo por vários mostivos. Por favor me mande uma resposta contudente. E achei mto bom suas receitas de sorvete. Um forte abraço.
    Marco

    1. Até onde sei, está certo. Nata é um regionalismo para creme de leite, em suma. Entretanto, a nata é um creme de leite mais gordo, ou seja, possui concentração maior de gordura. Normalmente acima de 40%.

  2. Que delícia, receita anotada!

    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey’s!

  3. Nada contra microondas, nada contra leite condensado… muito pelo contrário, tem doces deliciosos preparados com esse ingrediente. O brigadeiro é um bom exemplo.
    Mas o verdadeiro fudge, que desmancha mesmo na boca por ser totalmente liso, pelo tempo que fica no fogo, pela forma que é misturado, não tem nem comparação com esse feito com o leite condensado.
    Eu já experimentei os dois e PARA MIM, sem dúvida, o fudge com leite e açúcar é incomparável.
    Vale a pena conferir também.
    Claro que esse mais simples também é um docinho bem gostoso, afinal, um brigadeiro mais durinho é sempre bom.

    1. Lau, não considero o fudge um brigadeiro mais durinho. Particularmente, achei bem diferente para dizer bem a verdade, sabe?

  4. Ai, que maldade!

  5. Evil…moooito…evil!

  6. Oi, adoro o blog e nunca comento… na verdade amo comer e morro de medo de cozinhar, então venho aqui por curiosidade e não buscar receitas. Mas essa eu gostaria de tentar, microondas me parece menos perigoso que fusões e pontos e essas coisas complexas, meu único problema é fazer o chocolate caramelizado, posso usar puro? Preciso adicionar a manteiga de cacau?
    Parabéns pela criatividade sempre e obrigado por compartilhar a experiência!

    1. Laura, fica díficil de dizer. Como apenas fiz com o chocolate caramelizado e não com o normal, percebe? Ambos são ingredientes diferentes e com sabores distintos. E como expliquei lá no post do Chocolate, usei a manteiga de cacau devido ao nosso chocolate branco não ser de tanta qualidade assim, então, se fez necessário.

Trackbacks/Pingbacks

  1. @davimoura

    RT @pratofundo: RT @pratofundo: Acabei de fazer, de novo, esse Fudge de Chocolate Branco Caramelizado com Amêndoas. • http://t.co/dgga6y7O http://t.co/M

«

»