Como se faz: Gotas de Chocolate de Lavanda

Fui fazer as pazes com a lavanda (ou alfazema, Lavandula angustifolia) ano passado. Até então, a experiência tida com a planta não havia sido nada boa… o primeiro encontro pareceu que estava comendo desinfetante de tão forte e pungente.

Gotas de chocolate branco com lavanda sobre guardanapo roxo

Mas aprendi que lavanda pode ser uma grande aliada, agregando um sabor sutil, porém, marcante e inconfundível. Só não pode errar a mão na dose.

Numa dessa passadas pelo TasteSpotting conheci o Testado, Provado e Aprovado (infelizmente não existe mais). Blog escrito tanto em português quanto em inglês, suspeito que a autora seja portuguesa. é brasileira e mora na Coréia do Sul! O artigo em questão falava sobre gotas de chocolate branco com canela: Granulado e gotas de canela.

Achei a ideia tão bacana e quis experimentar com lavanda. E o resultado…

Basicamente, foram dois tamanhos distintos. O normal das gotas e o pequeno, bem pequeno. Não tem muito mistério. Olhando de modo prático, não é nada mais do que mudar o formato do chocolate e agregar um sabor diferente nele. Simples, mas com possibilidades bem interessantes.

Gotas de chocolate branco com lavanda sobre tapete de silicone em detalhe

Gotas de Chocolate Branco de Lavanda

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Rend.: 200 g
  • Autor: Vitor Hugo

INGREDIENTES
  • 200 g chocolate branco
  • 4 g lavanda seca

MODO DE PREPARO
  1. Coloque a lavanda numa frigideira e leve ao fogo médio. Mexer para distribuir igualmente. Aqueça a lavanda por 30-60 segundos, é apenas para liberar o aroma.
  2. Pulverizar a lavanda num almofariz (pilão), o mais fino possível. Separar em duas partes iguais. Reservar, deixar separado também uma peneira de trama fechada.
  3. Derreter e temperar o chocolate. (Derreto no micro-ondas e a temperagem faço no mármore.)
  4. Peneirar uma das partes reservadas da lavanda pulverizada no chocolate branco já temperado, misture bem.
  5. Transferir o chocolate branco para uma manga de confeitar com bico #3 (Wilton).
  6. Sobre um tapete de silicone (ou papel manteiga) fazer as gotas do tamanho desejado. Antes que o chocolate cristalize totalmente, polvilhar com a lavanda pulverizada (a segunda metade) usando a peneira.
  7. Espere o chocolate endurecer novamente.
  8. Transferir para recipiente limpo.

OBSERVAÇÃO
  • Temperar chocolate: é possível fazer no micro-ondas, veja o tutorial Temperar chocolate.
  • Temperatura: caso o ambiente/dia esteja muito quente (acima de 25ºC), levar as gotas para a geladeira por 2-3 minutos. Se a temperagem foi correta, o chocolate irá endurecer.
Você fez a receita? Me marca @PratoFundo ou deixe um comentário & avaliação!
Como se faz: Gotas de Chocolate de Lavanda

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

17 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Quero apenas parabeniza-lo pelo blog, estava apenas navegando pela net em busca de uma receita de mousse de chocolate e encontrei sua receita maravilhosamente fácil, adorei as receitas, as dicas e o bom humor. Desejo-lhe sucesso sempre! Kátia.

  2. a lavanda que é vendida pra infusão é a mesma que vc cita aqui? obrigado. ps: belíssimo trabalho aqui no blog, cara.

    1. Ih, não sei. Essa para infusão eu não conheço… as que usei são as flores secas de lavanda para uso alimentício.

  3. Vitor,
    Adoro seu blog!
    Uma pergunta cretina: como saber se a lavanda e comestível ou não?
    Eu tenho um saquinho delas secas, que vieram diretamente da Provence.
    Não sei como identificá-las…

    Beijos!

    1. Normalmente vem escrito na embalagem. Tinha certeza que num pacotinho que comprei da L’Occitane estava escrito não podia comer, mas fui olhar e não estava mais lá. Na dúvida, acho melhor não arrisca, né?

  4. Adorei a idéia de fazer as próprias gotas e granulado… Assim dá pra gente saber exatamente a qualidade do que estamos comendo!! Assim que eu tiver tempo vou reproduzir!!! =)
    Obrigada pela divulgação de idéias tão maravilhosas…

  5. Oi Vítor Hugo adorei essa idéia! tenho um vaso com lavandas, vou tratar de secar as flores e fazer esse extrato que vcs comentaram… extrato de baunilha uso sempre, já fiz com conhaque e com rum branco. Então lavandas vou testar com vodka, segundo a Cíntia sugeriu no blog dela. Sempre tive um pé atrás com lavandas também… Ah eu queria saber se vc conhece o papel antiaderente Dover: tenho achado ótimo, muitas vezes melhor do que silpat. Mas não vejo ninguém comentando sobre ele… Vc já experimentou? Com chocolate é ótimo, tenho usado muito mesmo… veja o produto – não estou fazendo propaganda não, apenas acho um grande aliado na pâtisserie. Abraços

    1. Só tem que tomar cuidado para saber se as lavandas do seu vaso podem ser ingeridas, viu? Esse produto não conhecia, deve fazer as vezes do parchment paper gringo! Gosto do silpat por ser reutilizável, sabe como é… economizar.

  6. Olá! O macaron, recheado de chocolate aromatizado com lavanda é muito bom! Sutil, mas muito bom. Beijo.

  7. Victor,
    Antes de mais nada adoro lavanda e assim com chocolate, huummm!
    Blogs de Gastronomia é um grupo que se formou no Fecebook com a iniciativa da Tati do Panelaterapia. Você não tem perfil no face? Se tiver me adiciona que convido você para o grupo, será muiiito bem vindo!
    bjs

  8. Olá Vitor!!Que coincidência, conheci esse blog ontem, e adorei as receitas , muita criatividade e bom gosto!!Eu amo lavandas, sempre que usei também achei que as quatidades sugeridas acabaram ficando “over” … o que acabei usando bastante e adoro é o extrato de lavandas que a “diva” Simone Izumy ensinou no chocolatria, fica leve e dá um sabor bem suave…

    1. O extrato ainda não fiz, tenho que usar o de baunilha antes. Sabe como é, reutilizar as garrafas, hahahah

  9. Sim!! Brasileiríssima e tia de minha querida aluna Rê!:)
    Adorei as gotinhas de ambos!
    simone

    1. Culpa sua, passei a gostar de lavanda depois da sua aula! ;P

  10. Descobri de onde ela é: uma brasileira que mora na Coréia do Sul :)

  11. Olá, sou a autora do Testado, Provado & Aprovado, acompanho seu trabalho já há algum tempo e gosto muito. Foi lendo meu Google Reader que vi a sua menção às minhas gotinhas, obrigada por prestigiar e pelos créditos.
    A propósito, sou brasileira, passando uns tempos na Coréia do Sul :o)

    1. Oi Renata! Quando bati o olho na sua foto lá no TS, entrei e fiquei na vontade de testar. Opa, crédito sempre! :D