Como se faz: Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas

Última atualização: 18 de janeiro de 2016

Por em

[Como se faz: Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas]

Trabalhar com chocolate pode ser, às vezes, uma tarefa um pouco ingrata. Mas o ingrediente gosta de constância e técnica. E um pouco de paciência.

Existem várias maneiras de derreter e o mais importante temperar o chocolate. Para derreter prefiro sem dúvida nenhuma o micro-ondas. É mais rápido e sem perigo de vapor d’água do banho-maria. Mas se não tomar cuidado, ele também vai queimar.

Lembrando que: água no chocolate só é um problema se for usá-lo como chocolate novamente. Ou seja, banhar trufas, casquinhas em geral, bombons, peças decorativas e assim vai. Se precisar temperar novamente, não deve entrar em contato com água.

E para temperar, caso eu possa escolher, prefiro fazer do modo clássico: no granito (não, não é mármore). Ainda mais depois que aprendi a técnica corretamente (leia: Aula Prática de Chocolate).

Mas nem sempre temos a disposição uma pedra de granito dando sopa e é necessário trabalhar com chocolate. Entra aqui, fazer tudo no micro-ondas tendo uma atenção maior na temperatura.

Se não gosta de micro-ondas, não vai gostar dessa técnica também. Desculpa (ou não…). Ela é ideal para pequenas quantidades ou usos rápidos. Se tiver que temperar 5kg de chocolate significa que há demanda e seria mais interessante investir no granito.

Como a gente gosta de explicações têm várias. A técnica está descrita passo-a-passo ao final, caso queira pular.

Manteiga de Cacau

Como se faz: Manteiga de Cacau

As características de textura do chocolate são, praticamente, de responsabilidade da manteiga. Por isso exige um cuidado extra. Sabe quando você pega uma barra de chocolate, quebra e tem aquele “snap“? Graças a manteiga de cacau.

Toda a etapa da temperagem é para conseguir o snap, o brilho e solidificação do chocolate. Mas como a gente sabe, não é algo tão simples assim. Sempre vem uma pegadinha.

Por falta de um formato, a manteiga de cacau possui seis possibilidades. Essa característica tem o nome bonito de polimorfismo. E apenas uma delas é a desejada, pois há influência na aparência, sabor e textura.

O arranjo buscado é chamado de cristais tipo V ou beta, dependendo do autor o nome muda. Esse tipo está na faixa de temperatura de derretimento desejado ao ser consumido, em torno de ~31-33ºC. Além das propriedades bem definidas e alta organização.

Se deixar o chocolate esfriar sem a temperagem, os cristais I-V irão se formar também. Porém, essa mistura não é interessante. Os tipos I-IV derretem em temperaturas mais baixas que V, logo, irão comprometer o chocolate. Por isso chocolate não temperado não suporta calor.

O cristal VI não se forma nessa etapa, ele ocorre durante o armazenamento depois de meses. A forma V se transforma na VI que dentre todas é a mais estável, mais dura e demora para derreter ao ser consumido. A temperatura de fusão fica em torno de 36ºC. Parece que ela seria a ideal, não? Não. A qualidade sensorial fica comprometida. Quem ia gostar de chocolate que ao ser consumido não derrete na boca.

Como se faz: Polimorfismo da Manteiga de Cacau

Derretimento

O chocolate está sólido é preciso que seja derretido para ser remoldado e utilizado. Cada tipo tem uma temperatura específica e diretamente ligada com a manteiga de cacau.

Temperatura de derretimento completo

  • Meio Amargo: 45-50ºC
  • Ao Leite: 40-45ºC
  • Branco: 40º

Os valores podem parecer altos e realmente são. O chocolate pode chegar nelas não quer dizer que precisa. Nem sempre é necessário atingir tais limites. E importante sabe que só vai queimar mesmo se não tomar cuidado.

Geralmente, essas faixas são atingidas no derretimento quando a temperagem for tradicional ou máquinas de derretimento/temperagem. Todos os cristais de manteiga de cacau foram derretidos. (leia: Tudo Sobre Chocolate)

Temperagem

Como se faz: Temperagem

Em linhas gerais é ajudar a manteiga de cacau ficar no formato ideal dentro do chocolate controlando a temperatura e agitação. Há necessidade de agitação também para distribuir o formato desejado da manteiga por todo o chocolate.

Muitas vezes o processo é chamado de choque térmico. Tecnicamente, o choque não é tão brusco assim. Na verdade, o resfriamento deve ser gradual.

A maneira correta/ideal de temperagem envolve três etapas: derretimento, resfriamento e aquecimento.

  • Etapa 1: Após o derretimento completo dos cristais de manteiga de cacau;
  • Etapa 2: O chocolate deve ser resfriado devagar para propiciar a formação dos cristais V da manteiga de cacau no chocolate. Os outros tipos menos estáveis também irão se formar;
  • Etapa 3: E na sequência um novo aquecimento para derreter os cristais não desejados em temperaturas baixas que não afetam o tipo V. Assim, os outros tipos de cristais possam virar o tipo V.

De modo prático, nem sempre essas etapas são seguidas a risca. Adaptações são feitas para agilizar o trabalho. Desde que os parâmetros de temperatura e agitação sejam seguidos.

A técnica no micro-ondas se baseia em rodear a temperatura de derretimento completo dos cristais de manteiga de cacau. Ao invés de fazer com que todos sejam dissolvidos, é dado apenas calor suficiente para iniciar o derretimento.

A temperatura limite depende de cada tipo de chocolate (devido a proporção de manteiga de cacau e demais ingredientes). Como nem todos os cristais tipo V são dissolvidos, eles induzem as moléculas avulsas a formarem novos cristais tipo V. A explicação do método seeding é praticamente igual, ao adicionar chocolate (ou manteiga de cacau) temperado ao derretido a mesma indução de formação acontece.

Como se faz: Derretimento

Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas

  • Pré-preparo: ~10 minutos
  • Tempo de cozimento: ~10 minutos
  • Rendimento: Variável

Ingredientes

  • Chocolate meio amargo, ao leite ou branco

Modo

  1. O chocolate escolhido deve ser ralado ou triturado. O processador com os discos para ralar legumes pode ser utilizado. Ou o mini processador de lâmina, mas com cuidado o atrito gera calor e o chocolate pode começar a derreter.
  2. Caso utilize chocolate já em gotas não é necessário ralar. Atualmente já existe opção de chocolate de verdade em gotas, não apenas os fracionado, hidrogenados ou forneáveis.
  3. Numa tigela de plástico própria para micro-ondas (vidro poderia ser usado, mas retém mais calor que o plástico) coloque o chocolate ralado. Reserve uma pequena parte do chocolate ralado.
  4. Leve ao micro-ondas em potência alta por 15 segundos. Retire e misture. Repita o processo até o chocolate começar a derreter. As primeiras vezes parecem que não aconteceu nada, mas é necessário mexer para distribuir o calor já presente. Quando começar a derreter é preciso mexer mais ainda, pois o calor residual seja suficiente para derreter o chocolate que falta. Caso ainda precise ir no micro-ondas um pouco mais, leve por 5 segundos. Não queremos que o chocolate aqueça demais, caso isso aconteça será necessário a temperagem tradicional no granito ou por seeding.
  5. Caso tenha um termômetro verifique a temperatura. A faixa ideal varia entre os tipos de chocolate. Meio Amargo: menor que 32ºC; Ao leite: menor que 31ºC; Branco: menor que 28ºC.
  6. Mediu a temperatura e passou um pouco, é para isso que serve o chocolate ralado reservado no começo. Acrescente e continue mexendo. O chocolate acrescentado ajuda a diminuir a temperatura e atua como seeding.
  7. É preciso ralar o chocolate para que seja utilizado menos energia para derreter. É mais fácil derreter um “pó” do que uma barra inteira.
  8. A quantidade de vezes depende do quanto de chocolate e potência do micro-ondas. Para 200-300g: umas 3-4 vezes num micro-ondas de 1350W.
  9. O chocolate está pronto para ser usado, vale lembrar que não estará tão fluído como o temperado do modo tradicional.
  10. Pode ser utilizado para banhar trufa, casquinha de bombom ou ovo de páscoa, decorações. No caso das casquinhas, depois que endurecer por ser levado para a geladeira por 5-6 minutos, não mais do que isso, para ajudar a desenformar.

Bibliografia

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

18 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Adorei a explicação!!! Bem melhor quando as coisas fazem sentido, do que “ahhh isso é frescura, pula essa parte que não dá nada”. Hahahaha… Agora me diz uma coisa, como tu tritura o chocolate? Eu já tentei no processador e não deu, talvez a potência dele não seja tudo isso. Obrigada!

    1. Só coloquei no copo do processador e bati! E o meu é daqueles que vem junto com o mixer de mão, bem pequeno. Só tem que tomar cuidado para bater ao poucos, pois com o atrito o chocolate começa a derreter, heheheheh

      1. Tu fez isso com mixer de mão??? O.O
        DEUS DO FOGO!!! DEUS DO FOGO!!! Hahahahaha….

        Valeu… tentarei =D

      2. Entre ralar na mão e mini processador. Vamos de mini! hahahahah

  2. Sem Avatar ..fabiola:

    Adorei!
    Será que eu consigo fazer a temperagem que geralmente se faz no mármore, mas usando uma superfície de vidro? É que minha mesa é de vidro.

    gratidão!

    1. Na verdade, é geralmente em granito. Mármore é outro tipo de pedra. Olha, eu não arriscaria usar vidro. Provavelmente, o vidro da mesa não foi feito para receber alimentos diretamente e apesar da temperatura do chocolate não ser alta, vai que dá choque térmico e ele trinca. Fora que a troca de calor para esfriar o chocolate não seria ideal.

  3. Sem Avatar ..fabiola:

    muito grata! :)

  4. Sem Avatar gerson:

    Olá! Gostei muito da sua explicação. Gosto muito de sobremesas e já fiz algumas coisas com chocolate que até correram bem, mas sem tecnica. Vou usar melhor da proxima vez. Uma pergunta. Por exemplo quando fazemos bombons recheados o processo demora algum tempo pois o chocolate pode ser colocoado em várias fases. É necessário e, se sim, qual a melhor ideia para manter no chocolate na temperatura de tempera? Se baixar muito tem de se começar de novo certo? muito obrigado

    1. Depende. Se for mantido em equipamento, recomendo olhar o manual e/ou as indicações do fabricante. No texto tem as temperaturas sugeridas, dá uma olhadinha. E sim, se abaixar muito e começar a endurecer, tem que começart tudo de novo!

  5. Oi, tudo bem? Tenho uma grande dúvida. Fiz meu chocolate derretendo a manteiga de cacau e misturando o cacau em pó. Coloquei pra gelar. Como não temperei, ele derrete muito facilmente. Posso usar esse chocolate “pronto” e temperar ele pra que ele pare de derreter fácil? Se puder me responder, serei eternamente grato.

    1. É possível temperar esse chocolate feito, porém ele ainda será mais sensível que o processado corretamente. Como o seu é apenas uma mistura da manteiga de cacau e cacau em pó, ele não tem emulsificante (lecitina) e/ou nem passou pela conchagem (processo de incorporação da manteiga de cacau e massa), logo, será bem instável, certo? :)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ovo Mágico com Calda de Chocolate Quente | PratoFundo

    […] Duas cascas de ovo de páscoa (tamanho 250g), recomendo fazer em casa. Saiba como fazer: Como se faz: Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas […]

  2. Ingredientes: Gotas de Chocolate | PratoFundo

    […] Como se faz: Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas […]

  3. Como fazer Doces de: Stormtrooper e Sabres de luz!

    […] você optar pela 1ª opção, sugiro ler este post aqui do Vitor Hugo, que explica direitinho como fazer a […]

  4. Cake Pop Pinheirinho | PratoFundo

    […] Derreter e temperar o chocolate branco (Leia: Como Derreter e Temperar chocolate). […]

  5. Pão de Melado - Presunto Vegetariano

    […] Se puder, tempere o chocolate, para ele não derreter com o contato da mão. Indico este post aqui do Prato Fundo e este aqui do ICKFD. Banhe eles com o auxilio de dois garfos e coloque sobre papel […]

  6. Cupcake de Baunilha, Frutas Vermelhas e Chocolate | PratoFundo

    […] Observação – Cobertura: pode ser usado ganache de chocolate no lugar. – Play button: é chocolate branco com corante vermelho próprio para chocolate. Pata aprender a derreter e temperar chocolate: Derreter e Temperar Chocolate no Micro-Ondas […]

  7. Múmias de Fudge de Chocolate e Pasta de Amendoim | PratoFundo

    […] ~75g chocolate branco derretido e temperado […]

«

»