Chocolate Branco é chocolate?

A grande dúvida de todos os tempos, não é mesmo? Muitas opiniões por todos os lados, tem gente que diz que não, tem gente que diz que sim.

Chocolate Branco sobre uma mesa.
Foto: Emy

Mas temos que analisar a legislação vigente, no caso, do Brasil… e ela existe. Assim, como tantos outros produtos, chocolate também tem a sua legislação pertinente. Vamos lá.

Chocolate branco é considerado chocolate?

Sim. Se levar em conta as legislações brasileira (Anvisa), americana (FGV) e europeia (EUR-Lex). O produto possui definição.

Qual a definição de chocolate branco da Anvisa (Brasil)?

Segundo a RDC 264/2005: chocolate Branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.

Qual a definição de chocolate branco do FDA (Estados Unidos)?

Chocolate branco é um sólido ou alimento semi-plástico preparado pela mistura e moagem de gordura de cacau com um ou mais derivados de leite e um ou mais carboidratos adoçantes nutritivos opcionais e podem contém um ou mais de outros ingredientes opcionais. Chocolate branco deve ser livre de corantes. Deve conter pelo menos 20% gordura de cacau. O chocolate branco pronto contém pelo menos 3,5% gordura do leite e pelo menos 14% sólidos totais de leite, e não mais que 55% carboidratos adoçantes nutritivos. De acordo com o regulamento FDA 21CFR163.124.

Qual a definição de chocolate branco do EUR-lex (Comunidade europeia)?

Chocolate branco é o produto obtido a partir da manteiga de cacau, leite ou derivados de leite e açúcar que contém pelo menos 20% manteiga de cacau e pelo menos 14% sólidos secos de leite; pelo menos 3,5% de gordura do leite, segundo a EUR-Lex 32000L0036.

Sim, o chocolate branco é feito com manteiga de cacau. E muitos dizem que é preciso ter os sólidos de cacau para ser considerado chocolate.

Porém, é importante lembrar que muitas das características que a gente associa com a qualidade do chocolate (tirando o sabor, sabor característico) é dada justamente pela manteiga de cacau:

  • O famoso snap ao quebrar o chocolate
  • A textura e o derretimento ao comer o chocolate
  • A sensação na boca ao comer (o famoso recobrimento bucal ou mouthfeel)
  • O brilho do chocolate acabado

E se ficou com mais vontade de saber tudo sobre chocolate: Guia do Chocolate.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.