Uvas passas: causam emoções bem fortes nas pessoas. Entre o amor e ódio, sem muito meio termo. Mas este sorvete de Passas ao Rum pode ser a trégua que todos precisam!
Afinal, o que uma boa bebida para mexer com os ânimos e tudo pode ficar diferente.
Um das combinações mais clássicas é passas ao rum. Não é por nada não, mas depois de provar o sabor de verdade, não tem mais volta para as versões… hum, não tão honestas assim.
A base segue o modelo tradicional com creme de leite, ovos e leite. Ou seja, todas as coisas que a gente adora. A receita original vem do monsieur David Lebovitz, e claro, adaptei algumas coisas. Troquei a quantidade de uvas passas e o açúcar cristal normal pelo com baunilha. Mas pode usar o normal mesmo e colocar um teco de extrato de baunilha, sem problemas.
O ingrediente principal para dar sabor ao sorvete é o Rum. Este é o segredo do sucesso da receita. Nenhum aromatizante vai conseguir se equiparar com a bebida de verdade, né? Então, por favor vamos usar um de qualidade?
Sorvete de Passas ao Rum Caseiro
Ingredientes
- 125 mL rum escuro
- 75 g uva-passa branca
- 75 g uva-passa escura
- 1 limão siciliano (raspas)
- 4 gemas
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
- 180 mL leite integral
- 130 g açúcar cristal (ou açúcar com baunilha)
- 0,5 g sal refinado (pitada)
Modo de Preparo
- Em uma panela misturar rum, uvas passas e raspas de limão siciliano. Levar ao fogo médio para aquecer, não precisa ferver. Deixar marinar por 3 horas, no mínimo. Ideal é fazer um dia antes.
- Bater ligeiramente as gemas, reserve.
- Misturar creme de leite, leite integral, açúcar e sal. Levar ao fogo mexendo bem para homogeneizar. Esquentar até começar a formar as primeiras borbulhas de fervura.
- Despejar sobre as gemas, cerca de 1/4 da mistura de leite sem parar de bater as gemas, para que não cozinhem. Acrescentar o restante da mistura de leite.
- Voltar a mistura de leite e gemas para a panela. Levar ao fogo médio mexendo sempre. Cozinhar até ganhar consistência, cerca 5 minutos.
- Transferir o creme para uma tigela fazendo banho de gelo (tigela menor dentro de uma maior com gelo) para resfriar mais rápido. Nessa etapa, peneirar o creme.
- Levar o creme para geladeira, deve ser usado bem gelado, 4-6 horas.
- Drenar as uvas passas, deve ser obtido cerca de 40-45mL de rum. Caso não atinja o volume, acrescente mais rum. Reserve as uvas passas.
- Acrescente o rum drenado ao creme de gemas gelado e misture.
- Levar a base de sorvete na sorveteira e seguir as instruções do fabricante da sua máquina.
- Quando o sorvete estiver quase pronto na sorveteira*, acrescente as uvas passas. Transfira para recipiente apropriado e levar para o freezer para finalizar o processo.
- Na hora de servir, caso desejar torrar panettone para salpicar no sorvete. Como se fosse crouton, mas de panettone!
Dicas
- Adaptado: Perfect Scoop.
- Churning: por causa do álcool, o sorvete não sairá tão firme assim da sorveteira. É normal. Mas deve ficar mais cremoso e menos líquido. A textura será finalizada quando for ao congelador para terminar de gelar.
- Rum: usei rum cubano, o Havana Club Añejo Especial.
Fiz, ficou muito gostoso. Mas como sou abusado joguei mais rum e ficou bem forte o gosto no fim!!
Parabéns pela receita!
Adoro pratos doces , obrigado , muito bom.
por favor ,poderias me mandar uma receita de sorvete de soja para fazer na sorveteita
desde já agradeço
Apenas queria dizer que isto não é Sorvete mas sim Gelado
Vitor Hugo,
Sua receita é muito especial! Fiz duas vezes, com e sem fava de baunilha. A baunilha faz muita diferença.
Para evitar o churn eu só coloquei o rum (em uma quantidade menor) na sorveteira nos 5 minutos finais do preparo.
Boa noite Vitor Hugo… O sorvete não deve ter atingido a consistência ideal pela quantidade de alcool. Vc pode usar no máximo 1% do volume da calda de alcool. No caso dos sorvetes industriais, usa-se essência para poder ser vendido para todas as pessoas, sem proibição para menores de 18 anos. Faço um sorvete de caipirinha aqui na sorveteria com pinga, mas tenho que tomar estes cuidados antes de vender. adoro o site… Parabéns.
Amei essa receita…..Porém não tenho sorveteira….Vc poderia dar dicas de fazer essa delicia sem o uso dela?
Feliz 2012
Confesso que passas sozinhas são horriveis (aqui em portugal comem-se 12 na passagem de ano, e pedem-se 12 desejo.. que sacrifício!!!)
Mas essa receita, hummm deixa água na boca! Prometo que quando a temperatura voltar a ultrapassar os 20ºC eu experimento! =)
eu adoro passas, devoro de qualquer maneira. mas passas ao rum nunca provei. vou fazer! obrigado. adorei seus posts, fica sempre um sorriso. e bom ano