Como se faz: Açúcar com Baunilha

Mais uma dica bem básica, mas muito bacana. Açúcar com baunilha, the real deal (a coisa de verdade). Ah, acho feio “açúcar baunilhado” e não me pergunte o porquê… também não sei, heheh.

Como se faz: Açúcar com Baunilha

Já havia comentado sobre em Como Usar Fava de Baunilha. A “técnica” é simples: açúcar + fava de baunilha. E só. Ok, não é tão assim…

No caso, as favas utilizadas eram novas, ou seja, separei justamente e apenas para esta finalidade. Ao contrário de muitas instruções que não pedem para abrir a fava, aqui peço. Indo além, abrir e raspar as sementes e distribuí-las no açúcar. Afinal quero muita baunilha nesse meu açúcar.

E depois do tempo de maturação, segui um dica vista no Food52. É um video com a chef Shuna Lydon falando o que ela faz com a fava depois de usava. Estavam fazendo um butterscotch pudding.

Ela faz o seguinte: lava a fava, seca e desidrata. Depois moí com açúcar. Isso, a fava é moída.

Bom, não precisei lavar e nem secar. Depois do tempo de espera a fava ficou bem seca, então, só precisei moer. Isto foi feito no liquidificador, no mini processador não ficou aquela coisa.

Afinal, qual seria o uso desse açúcar? Isso vai depender de você. Na teoria daria para usar em toda preparação que vai açúcar. Eu concordo com a teoria! :) Assim como o Hot Chocolate Mix, é uma sugestão de prenda.

Açúcar com fava de baunilha dentro de um recipiente de metal sobre mesa azul

Açúcar com Baunilha

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 800 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 800 g açúcar cristal (ou qualquer outro tipo de açúcar)
  • 2 fava de baunilha
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Colocar o açúcar num recipiente com tampa.
  • Cortar as favas no sentido do comprimento e raspar as sementes. Misturar as sementes no açúcar dispersando bem.
  • Juntar as favas ao açúcar, cobrindo-as
  • Tampar bem. Guardar em local seco, protegido da luz e umidade por no mínimo 2 semanas.
  • Processar parte do açúcar com as favas de baunilha para que elas sejam pulverizadas. E misture de volta ao restante do açúcar. Pode ser feito no liquidificador.
  • Guardar em recipiente com tampa.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: tecnica basica
Pote de vidro com açúcar e pedaço de baunilha em cima sobre uma mesa azul
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia. No entanto, o site evoluiu, se transformou em uma produção gastronômica com base na Ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Eu nunca tinha processado as favas com o açúcar, sempre raspava o interior e depois jogava as cascas fora – ótima, excelente dica, muito obrigado. Abraços.

  2. Vitor, você me inspirou a fazer, fazia tempo que não fazia açúcar de baunilha, fiz até pra presente. E já quero fazer o Hot Chocolate também por esses dias. Bj!

  3. Ahhh eu fiz açúcar com baunilha desse jeito que vc falou, fiz assim que vi naquele post dedicado ao usa da fava de baunilha. :)
    E ainda coloquei um pouco de canela, e agora uso pra tudo!!!! Uma delícia! ;D