Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Ingrid Taylar | Creative Commons

Ama de paixão coentro? Ou melhor, detesta com todo o seu ser? Culpe a genética.

Uma matéria na Nature mostra que um estudo genético feito com mais de 30 mil pessoas sugere que a aversão ao coentro (Coriandrum sativum) tem fundo genético.

Por causa de um conjunto de genes (OR6A2) responsáveis por um receptor olfativo que influenciam a percepção de odores específicos. No caso são aldeídos, uma classe de substâncias, e justamente este contribuí para o sabor do coentro. O nome bonito do principal é ácido 2-decenóico.

Algumas pessoas associam o sabor do coentro com sabão. Engana-se quem acha que estão errados. Compostos similares presentes na planta também estão em sabões.

Química do Coentro

Fonte: Compound Interest | Licença Creative Commons

Em outro estudo canadense constatou uma relação entre receptor olfativo e do gosto amargo entre quem aprecia coentro. Ou seja, é mais intricado do que a gente poderia pensar.

As novas pesquisas vão de encontro com outras publicados alguns anos atrás, a Neide comentou sobre (Entendam os coentrófobos. Ou o cheiro do coentro).

Entretanto, o pesquisador faz algumas ressalvas. A falta de preferência pelo coentro causada por motivos genéticos é menor que 10% entre a população. E o que influência mais são as questões culturais e de costumes.

Mas ainda não explica como Jamie Oliver e Nigella usam toceiras de coentro como se fosse salsinha! Não chego a odiar coentro, se puder escolher, prefiro sem. Errou a mão na quantidade, tudo fica com o mesmo gosto. E você, ama ou odeia?

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

29 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Concordo!

  2. Sou de São Paulo, não conhecia o coentro mas quando comi pela primeira vez amei de paixão ! Gosto de experimentar sabores diferentes , claro que não uso coentro em todas as comidas … =P