Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Ingrid Taylar | Creative Commons

Ama de paixão coentro? Ou melhor, detesta com todo o seu ser? Culpe a genética.

Uma matéria na Nature mostra que um estudo genético feito com mais de 30 mil pessoas sugere que a aversão ao coentro (Coriandrum sativum) tem fundo genético.

Por causa de um conjunto de genes (OR6A2) responsáveis por um receptor olfativo que influenciam a percepção de odores específicos. No caso são aldeídos, uma classe de substâncias, e justamente este contribuí para o sabor do coentro. O nome bonito do principal é ácido 2-decenóico.

Algumas pessoas associam o sabor do coentro com sabão. Engana-se quem acha que estão errados. Compostos similares presentes na planta também estão em sabões.

Química do Coentro

Fonte: Compound Interest | Licença Creative Commons

Em outro estudo canadense constatou uma relação entre receptor olfativo e do gosto amargo entre quem aprecia coentro. Ou seja, é mais intricado do que a gente poderia pensar.

As novas pesquisas vão de encontro com outras publicados alguns anos atrás, a Neide comentou sobre (Entendam os coentrófobos. Ou o cheiro do coentro).

Entretanto, o pesquisador faz algumas ressalvas. A falta de preferência pelo coentro causada por motivos genéticos é menor que 10% entre a população. E o que influência mais são as questões culturais e de costumes.

Mas ainda não explica como Jamie Oliver e Nigella usam toceiras de coentro como se fosse salsinha! Não chego a odiar coentro, se puder escolher, prefiro sem. Errou a mão na quantidade, tudo fica com o mesmo gosto. E você, ama ou odeia?

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

29 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Gisely Passos:

    Concordo!

  2. Lidia Lily Tsugawa:

    Sou de São Paulo, não conhecia o coentro mas quando comi pela primeira vez amei de paixão ! Gosto de experimentar sabores diferentes , claro que não uso coentro em todas as comidas … =P

  3. Janete Riedel:

    Acho que a coisa é puramente cultural…coentro é bom, saudável e faz toda diferença em certos pratos…se faltar não é a mesma coisa. Para os que não gostam…vai tentando, um dia verão o benefício do verdinho que à vezes funcionam até como remédio!!!

  4. Rafael Venquiaruti:

    coentro é nojento e tem cheiro de fede-fede

  5. Pedro Soares:

    Sou filho de nordestina e a coisa tá braba aqui. Conforme o tempo passa, mais ela usa, e então, como foi dito, fica tudo com o mesmo sabor: cahorro-coentro, muqueca-coentro, guizado-coentro…

  6. Shoshana:

    Faça um belo arroz basmati: azeite de oliva, mostarda preta e uns pedacinhos de gengibre. frite até a mostarda pipocar, coloque a agua e cozinhe, finalizando no bafo. Pronto? salpique fresquinhas folhinhas de coentro (coriandre en français…ou persil arabe) picadinhas, aproveitando ainda o calor final. Come-se este arroz puro que é uma verdadeira delícia….ou acompanhando sabe-se lá o que….a cozinha fica que é um perfume só….além do que.
    adorei seu site, que
    encontrei procurando uma receita de lazanha. Agora só faço esta sua receita do molho, simples e adorável. gracias!

  7. Bárbara:

    Cara, DETESTO coentro!