Quando a vida te dá limões: faça um bolo de limão! Tudo bem que a dona vida não me deu nada não, fui no mercado mesmo para ter as belezinhas dos limões sicilianos. Porém, este bolo em questão nasceu por outro motivo.
Havia um pouco de leite condensado sobrando na geladeira, de outra receita, e já estava ficando feio querer comer puro na base da colherada ou sobre sorvete. O que a gente faz? Junta creme de leite (49% gordura) na roda e transforma em bolo.
Bolos a base de creme de leite não são novidade, é basicamente uma troca de gorduras. Ao invés de ir manteiga ou óleo, o creme faz o papel. E, olha…
Vale cada grama trocada. E muito.
O bolo poderíamos chamar de pound ou bundt cake, rico e denso, mas não é pesado. Como podem ver não cresce muito, mas longe de ficar embatumado. Quando quente é delicado, mas já frio ganha forma.
Além do suco, também usei um pouco de biritagem na massa. Vai um pouco de shochu de yuzu, se não tiver, na receita tem dicas de como proceder. E vai também semente de papoula (importadas e foi presente), puramente pelo visual
Normalmente não gosto de usar glazes em doces em geral. Nem sempre o resultado fica bacana, além do lado estético. Mas como a gente está vivo e passível de mudar de ideia, por quê não?
O glaze usado é o mais simples de todos: suco de limão e açúcar de confeiteiro (impalpável) misturado, e só. Totalmente necessário, dá aquele zing ácido para quebrar a untuosidade toda.
Um dos bolos que não vejo a hora de fazer novamente.
Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite
Ingredientes
Massa do Bolo
- 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (49% gordura)
- 240 g farinha de trigo
- 200 g açúcar cristal
- 180 g leite condensado
- 3 ovos
- 45 mL suco de limão siciliano (cerca de 1 limão siciliano)
- 15 g (3 colheres de chá) fermento químico em pó
- 6 g (1 colher de chá) sal refinado
- 3 g bicarbonato de sódio
- 2 limões sicilianos (raspas da casca)
- 5 mL extrato de baunilha (opcional)
- 50 mL shochu de yuzu (ou limoncello; opcional)
- 20 g (3 colher de chá) semente de papoula (4 c. chá + para decorar (opcional))
Calda de limão siciliano
- 150 g açúcar de confeiteiro impalpável
- 30 mL suco de limão siciliano (cerca de 1 limão siciliano)
- 20 mL shochu de yuzu (ou limoncello; opcional)
Modo de Preparo
Modo: BOLO
- Aquecer o forno em 180ºC. Untar com óleo e polvilhar farinha de trigo uma fôrma de bolo inglês de ~28x13x6cm.
- Numa tigela misture farinha de trigo, sal, fermento químico em pó, bicarbonato de sódio e semente de papoula, se usar. Reservar.
- Misture o suco de limão siciliano (coado), as raspas, shochu de yuzu ou limoncello e extrato de baunilha, se usar algum deles. Caso não use nenhuma, adicione +20mL suco de limão, cerca de meio limão siciliano.
- Na tigela da batedeira juntar creme de leite, leite condensado e açúcar cristal. Bater com batedor raquete em velocidade baixa até ficar bem homogêneo.
- Adicione os ovos, um por vez até ser incorporado. Batendo em velocidade média.
- Acrescente a mistura de suco de limão. Continue batendo.
- Junte os secos e bata apenas para deixar homogêneo, não bater demais.
- Transfira para a fôrma reparada, assar em forno 180ºC por 45-60 minutos ou até ficar dourado. No teste do palito deve sair limpo, mas úmido.
- Retirar do forno e deixar esfriar ~20-30 minutos antes de desenformar.
Modo: CALDA
- Enquanto isso, faça a calda. Misture o suco de limão siciliano (e shochu de yuzu ou limoncello) ao açúcar de confeiteiro impalpável aos poucos. Não será usado todo o líquido, irá sobrar. Deve ficar fluído, mas não líquido.
- Retire o bolo da fôrma com cuidado, pode quebrar facilmente. Regue o bolo com o glaze feito. Deixe secar para endurecer, em dias quentes (e não muito úmidos) é rápido.
Dicas
- Shochu de yuzu: shochu é uma bebida destilada oriental e a usada é com yuzu, o limão japonês. Caso não tenha, use limoncello. Não tem nenhum dos dois? Sem problemas, use mais suco de limão.
- Semente de papoula: as utilizadas foram presentes e vieram de fora.
Vou fazer e usar sementes de chia no lugar das sementes de papoula.
Não recomento. Semente de chia absorve água e vira um gel, vai alterar a textura do bolo.
Já fiz esta receita algumas vezes, esta entre os meus favoritos também.
Tenho um pé de limão siciliano no quintal (privilégio, eu sei ;), está na época e dando muito. Pensei em fazer em formas de mufim e congelar, sabe se dá certo?
Já fiz esse bolo duas vezes. Tá na minha lista de receitas favoritas, é um sucesso!
Hummmm, certo que vou fazer….
Maravilha o seu blog.
Abraços.
OLá Vitor , sou seguidora do seu blog e tudo por aqui me encanta!Pela primeira vez preparei a sua versão dos cookies Neiman Marcus, ficaram maravilhosos.Publiquei em meu blog com o link devido ao seu.Desde já agradeço!
Nereime
Minha cara esse bolo. Ô delícia!
@Pat: acho que vai gostar! ;) Estou para postar um outro de chocolate bem parecido… que nossa! Babando só de lembrar.
Que lindo ficou Vitor… esta foi a despedida do teu forno?
@Keila: ainda não foi, mas a despedida está próxima! /chora
Olá Vitor!
Tudo bem?!
Bom, como a Vivian disse o fermento em pó aparece 2 vezes, qual é a quantidade certa?
Outra coisa, sempre tive vontade de fazer um bolo de limão bem gostoso com esse grace e tudo, mas uma dúvida: o glace eu apenas misturo o limão com o açúcar de confeiteiro, sem levar no fogo? Ele fica assim, branquinho e lindo? Uma vez tentei fazer algo parecido, mas levei no fogo, ficou transparente =/
Beijos Querido e feliz 2013 pra você viu!!!
@Dani: arrumadinho! O segundo valor é bicarbonato de sódio. Exatamente, este para ficar branquinho não vai ao fogo, é só misturar o açúcar de confeiteiro impalpável com o suco e a mágica se faz. Tenho esse outro bolo (Bolo de Limão Siciliano & Papoula) que tem uma calda. É praticamente igual ao glaze (as quantidades), mas vai ao fogo e fica transparente, uma calda mesmo. Talvez o fogo ajude a “dissolver” mais o açúcar, enquanto a frio ele fique só “molhado”. Mas vai saber o real motivo disso acontecer, heheheh.
a quantidade de fermento aparece duas vezes… qual a certa?
@Vivian: corrigido! Um é fermento e o outro é bicarbonato de sódio. Valeu pelo toque :D