Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite

Quando a vida te dá limões: faça um bolo de limão! Tudo bem que a dona vida não me deu nada não, fui no mercado mesmo para ter as belezinhas dos limões sicilianos. Porém, este bolo em questão nasceu por outro motivo.

Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite

Havia um pouco de leite condensado sobrando na geladeira, de outra receita, e já estava ficando feio querer comer puro na base da colherada ou sobre sorvete. O que a gente faz? Junta creme de leite (49% gordura) na roda e transforma em bolo.

Bolos a base de creme de leite não são novidade, é basicamente uma troca de gorduras. Ao invés de ir manteiga ou óleo, o creme faz o papel. E, olha…

Vale cada grama trocada. E muito.

O bolo poderíamos chamar de pound ou bundt cake, rico e denso, mas não é pesado. Como podem ver não cresce muito, mas longe de ficar embatumado. Quando quente é delicado, mas já frio ganha forma.

Além do suco, também usei um pouco de biritagem na massa. Vai um pouco de shochu de yuzu, se não tiver, na receita tem dicas de como proceder. E vai também semente de papoula (importadas e foi presente), puramente pelo visual

Normalmente não gosto de usar glazes em doces em geral. Nem sempre o resultado fica bacana, além do lado estético. Mas como a gente está vivo e passível de mudar de ideia, por quê não?

O glaze usado é o mais simples de todos: suco de limão e açúcar de confeiteiro (impalpável) misturado, e só. Totalmente necessário, dá aquele zing ácido para quebrar a untuosidade toda.

Um dos bolos que não vejo a hora de fazer novamente.

Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite

Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 1 hora
Total: 1 hora 20 minutos
Rende: 1 bolo inglês de ~28x13x6cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Massa do Bolo

Calda de limão siciliano

  • 150 g açúcar de confeiteiro impalpável
  • 30 mL suco de limão siciliano (cerca de 1 limão siciliano)
  • 20 mL shochu de yuzu (ou limoncello; opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: BOLO

  • Aquecer o forno em 180ºC. Untar com óleo e polvilhar farinha de trigo uma fôrma de bolo inglês de ~28x13x6cm.
  • Numa tigela misture farinha de trigo, sal, fermento químico em pó, bicarbonato de sódio e semente de papoula, se usar. Reservar.
  • Misture o suco de limão siciliano (coado), as raspas, shochu de yuzu ou limoncello e extrato de baunilha, se usar algum deles. Caso não use nenhuma, adicione +20mL suco de limão, cerca de meio limão siciliano.
  • Na tigela da batedeira juntar creme de leite, leite condensado e açúcar cristal. Bater com batedor raquete em velocidade baixa até ficar bem homogêneo.
  • Adicione os ovos, um por vez até ser incorporado. Batendo em velocidade média.
  • Acrescente a mistura de suco de limão. Continue batendo.
  • Junte os secos e bata apenas para deixar homogêneo, não bater demais.
  • Transfira para a fôrma reparada, assar em forno 180ºC por 45-60 minutos ou até ficar dourado. No teste do palito deve sair limpo, mas úmido.
  • Retirar do forno e deixar esfriar ~20-30 minutos antes de desenformar.

Modo: CALDA

  • Enquanto isso, faça a calda. Misture o suco de limão siciliano (e shochu de yuzu ou limoncello) ao açúcar de confeiteiro impalpável aos poucos. Não será usado todo o líquido, irá sobrar. Deve ficar fluído, mas não líquido.
  • Retire o bolo da fôrma com cuidado, pode quebrar facilmente. Regue o bolo com o glaze feito. Deixe secar para endurecer, em dias quentes (e não muito úmidos) é rápido.

Dicas

  • Shochu de yuzu: shochu é uma bebida destilada oriental e a usada é com yuzu, o limão japonês. Caso não tenha, use limoncello. Não tem nenhum dos dois? Sem problemas, use mais suco de limão.
  • Semente de papoula: as utilizadas foram presentes e vieram de fora.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bolo facil, bolo pratico, confeitaria americana
Bolo de Limão Siciliano e Creme de Leite
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




14 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Gleissy:

    Vou fazer e usar sementes de chia no lugar das sementes de papoula.

    1. Vitor Hugo:

      Não recomento. Semente de chia absorve água e vira um gel, vai alterar a textura do bolo.

  2. milatelcontar:

    Já fiz esta receita algumas vezes, esta entre os meus favoritos também.
    Tenho um pé de limão siciliano no quintal (privilégio, eu sei ;), está na época e dando muito. Pensei em fazer em formas de mufim e congelar, sabe se dá certo?

  3. Suzana Bueno:

    Já fiz esse bolo duas vezes. Tá na minha lista de receitas favoritas, é um sucesso!

  4. Andressa:

    Hummmm, certo que vou fazer….

    Maravilha o seu blog.

    Abraços.

  5. Nereime:

    OLá Vitor , sou seguidora do seu blog e tudo por aqui me encanta!Pela primeira vez preparei a sua versão dos cookies Neiman Marcus, ficaram maravilhosos.Publiquei em meu blog com o link devido ao seu.Desde já agradeço!
    Nereime

  6. Patricia Scarpin:

    Minha cara esse bolo. Ô delícia!

    1. Vitor Hugo:

      @Pat: acho que vai gostar! ;) Estou para postar um outro de chocolate bem parecido… que nossa! Babando só de lembrar.

  7. Keila:

    Que lindo ficou Vitor… esta foi a despedida do teu forno?

    1. Vitor Hugo:

      @Keila: ainda não foi, mas a despedida está próxima! /chora

  8. Dani Oliveira:

    Olá Vitor!
    Tudo bem?!
    Bom, como a Vivian disse o fermento em pó aparece 2 vezes, qual é a quantidade certa?
    Outra coisa, sempre tive vontade de fazer um bolo de limão bem gostoso com esse grace e tudo, mas uma dúvida: o glace eu apenas misturo o limão com o açúcar de confeiteiro, sem levar no fogo? Ele fica assim, branquinho e lindo? Uma vez tentei fazer algo parecido, mas levei no fogo, ficou transparente =/
    Beijos Querido e feliz 2013 pra você viu!!!

    1. Vitor Hugo:

      @Dani: arrumadinho! O segundo valor é bicarbonato de sódio. Exatamente, este para ficar branquinho não vai ao fogo, é só misturar o açúcar de confeiteiro impalpável com o suco e a mágica se faz. Tenho esse outro bolo (Bolo de Limão Siciliano & Papoula) que tem uma calda. É praticamente igual ao glaze (as quantidades), mas vai ao fogo e fica transparente, uma calda mesmo. Talvez o fogo ajude a “dissolver” mais o açúcar, enquanto a frio ele fique só “molhado”. Mas vai saber o real motivo disso acontecer, heheheh.

  9. Vivian Andreozzi:

    a quantidade de fermento aparece duas vezes… qual a certa?

    1. Vitor Hugo:

      @Vivian: corrigido! Um é fermento e o outro é bicarbonato de sódio. Valeu pelo toque :D