Waffle Churros com Doce de Leite e Canela

Por causa da grande comoção nacional lá no instagram.com/pratofundo, aqui está essa receita incrível chamada Waffle Churros.

Waffle Churros com Doce de Leite e Canela por PratoFundo.com

Na verdade, verdadeira nada mais é do que o waffle básico coberto com aquela misturinha de açúcar e canela tradicional de churros ou de bolinho de chuva. Existem várias receitas de waffle, apenas adaptei a minha para ficar mais próximo do doce frito.

Sabe como é que é… posso ter emagrecido, mas o meu inner-gordo ainda existe. Quando vi uma foto compartilhada pela minha amiga Cinara (Cinara’s Place), tive que fazer. E me lembrou que já havia visto em outro lugar: Chica Chocolatina.

Gosto dos meus waffles mais crocantes do que macios, então, essa é a versão que apresento. Na massa uso um pouco de amido de milho e as claras em neves. Já havia testado outras sem amido, mas ele realmente faz uma diferença boa no produto final.

Como não poderia deixar de ser, é bem pra enfiar o pé na jacá. Para a mistura de açúcar e canela grudar no waffle é preciso passar manteiga nele. Diferente do churros e bolinho de chuva que são fritos, já possuem essa camada de gordura para fixar. E não, sem ela não gruda. Eu testei. Por causa desse açúcar a mais externo, a massa em si não é tão doce também.

Waffle Churros

Waffle Churros

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 6 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 200 mL leite integral
  • 115 g farinha de trigo
  • 35 g amido de milho
  • 30 g açúcar cristal
  • 1 ovo
  • 25 g manteiga sem sal (derretida; creme de leite fresco)
  • 8 g fermento químico em pó
  • 1,5 g sal refinado
  • Canela em pó (a gosto)
  • Manteiga sem sal (derretida; a gosto)
  • Canela em pó (a gosto)
  • Açúcar cristal (ou refinado; a gosto)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Numa tigela misturar os ingredientes secos: farinha de trigo, amido de milho, açúcar cristal, fermento químico em pó, sal e canela em pó. A canela é a gosto, vai depender de quanto você gosta. Misture bem com um fouet. Reservar.
  • Separar a gema e a clara. Misturar a gema, leite integral e creme de leite fresco (ou manteiga sem sal derretida). Misture bem.
  • Bater a clara em neve. Reservar.
  • Acrescentar o líquido sobre os secos mexendo bem para não deixar grumos. Então, adicione a massa sobre a clara batida em neve e misture para deixar bem uniforme.
  • Já deixar preparado a sua mistura de açúcar e canela que dará a característica de churros ou bolinho de chuva. A quantidade de canela também depende do seu paladar.
  • Além da mistura, deixar derretida manteiga sem sal também. Deixar um pincel próximo.
  • Usar a massa pronta na sua máquina de waffle e esperar ficar pronta. O tempo de cozimento vai depender de cada equipamento.
  • Retirar da máquina e deixar esfriar ligeiramente para ficar mais firme. Então, passar a manteiga derretida sobre o waffle (nos dois lados) e depois na mistura de açúcar e canela.
  • Servir imediatamente e se quiser com uma calda de doce de leite e maple (só misturar os dois e aquecer para ficar mais fluído).

Dicas

  • Congelar: caso não for consumir tudo é possível congelar o waffle, porém faça sem passar na manteiga e no açúcar. Para consumir depois, aqueço na torradeira.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: doce de leite, waffle
Waffle Churros
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




9 Comentários (Deixe o seu!)
  1. andrea:

    Opa, minha máquina nova de waffles chegou hoje!!! Vou testar sua receita pq também prefiro waffles crocantes e o que faço fica macio…
    bjs

  2. Larieda:

    OMG ! Entrei no seu site á procura de “como esterelizar o vidro para doce em compota” e vi essas receitas…. sou magra….mas a gordice vive em mim, e eu assumo !!! AmOoo de paixão fazer doces e também amoooooo acima de tudo a higiene….sem ela não somos nada !!! hehe…E pude perceber que você também é beeem higienico !!!!
    Está de parabéns Vitor !
    ;)

    1. Vitor Hugo:

      @Larieda: tem que ser, né? A gente é pobre, mas é tudo limpinho! heheh

  3. dodo:

    mas essa calda da foto parece um doce de leite..é so mesmo com manteiga e o açúcar que fica assim?

    1. Vitor Hugo:

      No modo de preparo tem a explicação.

  4. Patricia Scarpin:

    Vi no Flickr e morri de vontade – que lindeza, Vitor!

  5. Alessandra Foletto:

    Oi Victor,
    Ficou lindo e parece estar delicioso.
    Quero comprar uma maquina de waffles e queria saber que marca é a sua…. É a cusinart??
    Bjs

    1. Vitor Hugo:

      @Alessandra: não é da cuisinart, não! hahaha a gente é pobrinho mesmo, é uma Cadence. Era um kit com máquina de waffle e uma torradeira.

      1. Alessandra Foletto:

        Ah que bom! Vi uma da britania baratinha e estava com medo de comprar e não ser boa e me arrepender de não ter gastado mais em uma cusinart. Vou comprar já para experimentar esta receita.
        Obrigada!