Nos últimos quatro anos, sempre que chega o mês de outubro preparo uma receita para lembrar o Outubro Rosa. O mês é dedicado para a conscientização contra o Câncer de Mama. É por isso a cor rosa/pink é vista em vários lugares tanto na rede quando no mundo real.
Então, minhas azamiga já foram fazer o check-up? Espero que sim! Com as técnicas modernas e tratamento nos primeiros estágios a chance de cura é alta. Não deixe para depois! Ozamigo também podem ter, mas a incidência é bem pequena.
Nos últimos três anos o ingrediente principal, melhor, recorrente tem sido o champagne (ok, espumante). Não me olhe assim, por mais que eu não beba… champagne, é champagne, não?
Fica ainda melhor associado ao meu, ao seu, ao nosso amigo e fiel companheiro: chocolate! Combinação ultra-mega-plus-nec ótima. Nada melhor do que, então, uma trufa de champagne para alegrar a vida.
Usei tanto chocolate branco, quando o meio amargo. Para a massa da trufa preferi o branco para conseguir algum tom de rosa/pink. A ideia original era usar morango para dar a cor e um fundo de sabor.
O que de fato aconteceu, mas tanto sabor e cor ficaram bem suaves. A polpa não tinha lá tanto sabor assim, no final. Mesmo reduzindo para concentrar os sabores. Então, para dar uma força na cor usei corante em pó.
Para o sabor principal, champagne! Não precisa ser um francês mega-plus caro, um bom espumante fará o serviço. Apenas recomendo que seja um brut, o chocolate já é doce o suficiente.
Trufa de Champagne
Ingredientes
- 360 g chocolate branco
- 250 mL champagne ( ou espumante)
- 150 g polpa de morango congelada
- 40 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
- 250 g chocolate meio amargo (para banhar)
- Corante rosa em pó ou gel (opcional)
- açúcar de confeiteiro impalpável (opcional)
Modo de Preparo
- Numa panela larga juntar o champagne e polpa de morango, levar ao fogo mais baixo possível. Deixar reduzir até 1/4 do volume, cerca de ~66g. Cuidado para não deixar queimar. Reservar.
- Aquecer o creme de leite, não deve estar frio ao ser usado. Reservar.
- Derreter o chocolate branco no micro-ondas (diminua a potência para 50%) ou em banho-maria.
- Quando o chocolate já estiver praticamente derretido, acrescentar o creme de leite aquecido. Misture bem. Pode acontecer de não querer misturar num primeiro momento, mas continue mexendo.
- Se for usar corante, dissolva na redução de champagne antes de colocar no chocolate. Fica mais fácil.
- Adicione a redução de champagne ao chocolate mexendo para deixar bem homogêneo.
- Transfira para um recipiente de base grande, um refratário retangular ou quadrado. Cobrir com plástico-filme e levar para geladeira por 5h, pelo menos.
- Após o tempo de descanso, fazer as bolinhas das trufas. Deixar o mais uniforme possível, a massa é pegajosa mesmo. Colocar sobre papel manteiga ou silpat.
- Voltar as bolinhas para geladeira ou ~5 minutos no freezer para firmar bem. Preparar uma assadeira coberta com silpat ou papel manteiga. Não deixar muito tempo, ficará gelado demais.
- Com o chocolate meio amargo, derreter e temperá-lo (se for chocolate de verdade), então, banhar cada uma das bolinhas com as mãos ou usando garfinho próprio para banhar. Colocar sob a assadeira preparada. Levar a geladeira por 5 minutos, se a temperagem do chocolate foi correta, a casquinha irá endurecer e não derreterá. Em dias mais frio, a casquinha endurece em temperatura ambiente.
- Depois da casquinha já dura, se quiser, pode passar no açúcar de confeiteiro impalpável para criar mais uma camada.
Por quanto dá pra vender uma trufa dessa? Perfeitas?
Apetitosas e lindas!!!
to sentindo o sabor..hummm
Essas fotos são "perfeição" pura!
Parabéns pela iniciativa, Vitor!!! e adorei a receita!!!Fantástica!!!