Trufa de Champagne

Trufa de Champagne

Nos últimos quatro anos, sempre que chega o mês de outubro preparo uma receita para lembrar o Outubro Rosa. O mês é dedicado para a conscientização contra o Câncer de Mama. É por isso a cor rosa/pink é vista em vários lugares tanto na rede quando no mundo real.

Então, minhas azamiga já foram fazer o check-up? Espero que sim! Com as técnicas modernas e tratamento nos primeiros estágios a chance de cura é alta. Não deixe para depois! Ozamigo também podem ter, mas a incidência é bem pequena.

Nos últimos três anos o ingrediente principal, melhor, recorrente tem sido o champagne (ok, espumante). Não me olhe assim, por mais que eu não beba… champagne, é champagne, não?

Fica ainda melhor associado ao meu, ao seu, ao nosso amigo e fiel companheiro: chocolate! Combinação ultra-mega-plus-nec ótima. Nada melhor do que, então, uma trufa de champagne para alegrar a vida.

Trufa de Champagne

Usei tanto chocolate branco, quando o meio amargo. Para a massa da trufa preferi o branco para conseguir algum tom de rosa/pink. A ideia original era usar morango para dar a cor e um fundo de sabor.

O que de fato aconteceu, mas tanto sabor e cor ficaram bem suaves. A polpa não tinha lá tanto sabor assim, no final. Mesmo reduzindo para concentrar os sabores. Então, para dar uma força na cor usei corante em pó.

Para o sabor principal, champagne! Não precisa ser um francês mega-plus caro, um bom espumante fará o serviço. Apenas recomendo que seja um brut, o chocolate já é doce o suficiente.

Trufa de Champagne

Trufa de Champagne

  • Pré-preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 5 horas
  • Rendimento: 15 - 20 unidades, 20g/cada, depende do tamanho
INGREDIENTES
  • 360 g chocolate branco
  • 250 mL champagne ( ou espumante)
  • 150 g polpa de morango congelada
  • 40 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
  • 250 g chocolate meio amargo (para banhar)
  • Corante rosa em pó ou gel (opcional)
  • Açúcar de confeiteiro impalpável (opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Numa panela larga juntar o champagne e polpa de morango, levar ao fogo mais baixo possível. Deixar reduzir até 1/4 do volume, cerca de ~66g. Cuidado para não deixar queimar. Reservar.
  2. Aquecer o creme de leite, não deve estar frio ao ser usado. Reservar.
  3. Derreter o chocolate branco no micro-ondas (diminua a potência para 50%) ou em banho-maria.
  4. Quando o chocolate já estiver praticamente derretido, acrescentar o creme de leite aquecido. Misture bem. Pode acontecer de não querer misturar num primeiro momento, mas continue mexendo.
  5. Se for usar corante, dissolva na redução de champagne antes de colocar no chocolate. Fica mais fácil.
  6. Adicione a redução de champagne ao chocolate mexendo para deixar bem homogêneo.
  7. Transfira para um recipiente de base grande, um refratário retangular ou quadrado. Cobrir com plástico-filme e levar para geladeira por 5h, pelo menos.
  8. Após o tempo de descanso, fazer as bolinhas das trufas. Deixar o mais uniforme possível, a massa é pegajosa mesmo. Colocar sobre papel manteiga ou silpat.
  9. Voltar as bolinhas para geladeira ou ~5 minutos no freezer para firmar bem. Preparar uma assadeira coberta com silpat ou papel manteiga. Não deixar muito tempo, ficará gelado demais.
  10. Com o chocolate meio amargo, derreter e temperá-lo (se for chocolate de verdade), então, banhar cada uma das bolinhas com as mãos ou usando garfinho próprio para banhar. Colocar sob a assadeira preparada. Levar a geladeira por 5 minutos, se a temperagem do chocolate foi correta, a casquinha irá endurecer e não derreterá. Em dias mais frio, a casquinha endurece em temperatura ambiente.
  11. Depois da casquinha já dura, se quiser, pode passar no açúcar de confeiteiro impalpável para criar mais uma camada.
Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
Trufa de Champagne Trufa de Champagne

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Por quanto dá pra vender uma trufa dessa? Perfeitas?

  2. Apetitosas e lindas!!!

  3. to sentindo o sabor..hummm

  4. Essas fotos são "perfeição" pura!

  5. Parabéns pela iniciativa, Vitor!!! e adorei a receita!!!Fantástica!!!

«

»