Ah, o tempo passa, o tempo voa. Não, não parece que foi ontem. Mas há 7 anos atrás neste mesmo mês de abril, o PratoFundo nascia. Tivemos altos e baixos, muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Tantas conquistas e algumas desavenças, mas no final o salto é mais do que positivo, não? :)
Difícil colocar em palavras tudo… ao menos temos uma memória preservada através da comida, o que não poderia ser diferente: cozinhar é necessário, comer mais ainda.
No fantástico muito eu adoraria viver (leia-se comer, comer e comer sem ter problemas de saúe depois), aniversários precisam ter bolo. Mesmo que seja para uma entidade virtual que, muitas vezes, é tão real quanto nós. Você e eu. E para vocês, fica aqui o meu agradecemos a preferência nessa jornada!
Chega disso e vamos para o que interessa: fica, tem bolo!
Estava com dúvidas do que fazer para ser sincero. Olho livros, nada. Tastespotting, rien. Pinterest, nothing. Até chegar a dica da Carmen Correira (a presidente da Chef Network Inc, a agência de chefs!) quando compartilhou a entrevista do autor Paul Sweets tendo a minha salvação.
Uma receita para o Melhor Bolo do Mundo (segundo os noruegueses). Ok, geralmente, é chamado de verdens beste, Kvaefjord kake. Mas também tem o título Norway’s National Cake (Bolo Nacional da Noruega). Alguns anos atrás uma emissora realizou um concurso para eleger o prato para comemorar, especialmente, a Independência da Noruega e a primeira constituição. O país foi domínio dinamarquês e sueco.
Não tem como ficar ruim, sério. Vai manteiga, merengue-suspiro, chantilly de baunilha e amêndoas. Não tem como.
É um bolo bem simples, na realidade. Quase um pound cake pelos ingredientes, mas o modo de montar faz toda a diferença. É um daqueles casos que cada camada é importante. Numa mesma mordida temos maciez, untuosidade, crocância e dulçor. É para morar no coração.
Diferente de como fiz, recomendo não fazer em fôrma redonda. Faça numa retangular mesmo, 30x20cm. Redondas demoram mais para assar e a montagem fica mais delicada.
Não é, com toda certeza da galáxia, o bolo mais bonito. Mas é um dos mais gostosos e equilibrados.
Melhor Bolo do Mundo da Noruega
Ingredientes
- 145 g manteiga sem sal
- 135 g açúcar cristal (#1)
- 200 g açúcar cristal (#2)
- 190 g farinha de trigo
- 5 ovos (gema e clara separadas)
- 85 mL leite desnatado
- 6 g fermento químico em pó
- 40 g amêndoa laminada
- 150 g creme de leite fresco/pasteurizado (49% gordura)
- ½ fava de baunilha
- 5 mL extrato de baunilha (Opcional; ou 1-2mL essência)
Modo de Preparo
- Aqueça o forno em 170-180ºC. Untar e forrar com papel manteiga uma fôrma de 20x30cm, unte o papel também. Se quiser usar redondas, usei duas de 15 centímetros de diâmetro de fundo falso.
- Separar as gemas e claras.
- Misture farinha de trigo e fermento químico em pó, reserve.
- Misture leite, gemas e extrato de baunilha (se usar), reserve.
- Numa tigela bem limpa (sem traços de gordura), junte as claras. Começar a bater para virar claras em neve (batedor arame/balão), quando estiver espumando acrescentar o açúcar cristal (#1) aos poucos. Continue batendo até formar o merengue com picos firmes. Reserve.
- Na tigela limpa junte manteiga e açúcar cristal (#2), bater até ficar bem cremoso e amarelo pálido, cerca de 3-5 minutos.
- Adicionar os secos e a mistura de gemas alternadamente, batendo a cada adição apenas o necessário para deixar uniforme. Até acabar os dois e deixar bater para ficar bem misturado.
- Transfira a massa de gemas sobre a fôrma preparada, é uma massa densa/viscosa. Alise o máximo que puder.
- Sobre a camada de massa de gemas distribua o merengue de modo uniforme. Se a a fôrma tiver laterais baixas, cuidado que o merengue irá crescer. Dependendo do tamanho, irá sobrar um pouco de merengue.
- Polvilhe as amêndoas laminadas sobre o merengue.
- Assar em forno aquecido por cerca de 35-40 minutos. Porém, é bom ficar de olho por causa do merengue e das amêndoas. Se assar em forma redonda, após os 35 minutos, diminua a temperatura de continue assando por mais 20-25 minutos. Para testar, espete com uma faca longa, mas não deve sair massa crua.
- Retire do forno e transfira para uma grade. Se o merengue cresceu demais para fora da fôrma, ajeite agora quando está quente. Após 15-20 minutos, com cuidado desenforme o bolo. Deixar esfriar completamente antes de continuar.
- Bater o creme de leite com as raspas da fava de baunilha até ponto de chantilly picos moles.
- Se usou fôrma retangular, corte o bolo ao meio (sentido da largura, formando duas partes de ~20x15cm). Distribua o chantilly sobre uma das metades, a outra coloque sobre o chantilly. Se usou redonda, mesmo processo, porém não precisa cortar apenas colocar o chantilly e por cima o outro bolo. Não esqueça de remover o papel manteiga.
- Deixar descansar por 1h na geladeira antes de servir.
Deve ser muito bom tenho de fazer
Olá Vitor,
Merengue assa tão rápido… 35 min fico c medo de queimar!! Rsrs
Vou fazer . Deve ser delicioso
Olá Vitor Hugo, Vou preparar essa receita hoje, parece deliciosa. Sou viciada em preparar essas novidades
Só por curiosidade o que significa essa # 1 , # 2?
Obrigada ..
Dá uma lidinha na receita! :)
É realmente o melhor bolo do mundo!
Acabei de fazer este bolo na versão sem gluten, ficou maravilhoso ??
Me parece fantástica, vou experimentar em meu aniversário!
Oi Vitor Hugo!! Parabéns!! Eu simplesmente “devoro” tudo que vc posta a alguns anos e adoro as receitas que vc posta, as fotos, o seu making of e adaptações aos nossos ingredientes; são confiáveis e dão muito certo! Fiquei com uma dúvida… o merengue qdo sai do forno não murcha? Não acerto o ponto disso, parece tão fácil mas é aí que eu costumo errar…
É normal murchar mais no meio, principalmente se for grande. Dá uma afundada mesmo.
Parabéns pelo aniversário! Que continue por muitos mais anos!
E o bolo é lindo!
Helena Cooking
Juro que achei lindo e quero fazer!!!! =D
Parabéns pelos 7 anos! Muitos outros virão, com certeza!
Tenho uma dúvida, na etapa 11, no finalzinho diz que quando espetar a massa deve sair crua…han?
Oooops, faltou um não. Não deve sair crua, heheheh