Em 2013, por motivos técnicos não consegui fazer meu bolo de aniversário. Para compensar, comprei dois também.
Já este ano tenho forno disponível novamente e dentre as diversas opções de bolo não resisti e optei pelo Chiffon Cake. Como sabem, tenho um caso de amor eterno pelo cake, a textura é imbatível. Além de vingancinha, ninguém me deu bolo! Hahahah
Só meu!
Escolhi um mix de frutos desta vez: cítricos amarelos. Nessas idas no mercado percebi uma boa seleção que poderia ser interessante. A mistura escolhida foi: mexerica Verona, lima da Pérsia, Bergamota e limão Siciliano. Além de yuzu (leia: Ingredientes: Yuzu, Limão Japonês) na forma de bebida
Aparentemente, os frutos estavam maduros. Mas os sucos ficaram suave ao paladar, para compensar aumentei a proporção do suco/líquido na receita. Geralmente, vai água também. Ao invés de colocar, substitui por mais sucos. Como o chiffon é praticamente uma espuma, tem muito ar, os aromas acabam diluindo bastante.
Não se deixem enganar pela textura de nuvem inocente do bolo, afinal, a gente usa nove ovos para conseguir esse resultado. Ao menos, para mim, valem cada grama!
A receita é praticamente a mesma do Chiffon Cake de Yuzu, entretanto, alterei alguns ingredientes para testar. Desta vez usei açúcar cristal e não coloquei cremor de tártaro. O resultado foi praticamente o mesmo, não notei diferenças.
E continuei a tradição do ano passado: dois bolos. Mas fica para depois.
Bolo Chiffon Cake de Laranja, Tangerina e Limão Siciliano
Ingredientes
GRUPO A
- 220 g farinha de trigo
- 60 g amido de milho
- 11 g fermento químico em pó
- 2 g sal refinado
GRUPO B
- 09 gemas
- 100 g açúcar cristal
- raspas das cascas dos frutos
- 50 mL mexerica Verona (01 unidade suficiente, com sobra)
- 55 mL lima da Pérsia (01 unidade suficiente, com sobra)
- 25 mL bergamota (01 unidade suficiente, com sobra)
- 15 mL limão Siciliano (1/2 unidade suficiente, com sobra)
- 20 mL sake ou shochu de Yuzu
- 120 mL óleo vegetal
GRUPO C
- 09 claras
- 210 g açúcar cristal
Modo de Preparo
- Aquecer o forno em 180ºC. A fôrma de chiffon cake (Ø: 25cm) não deve ser untada.
- Junte todos os ingredientes do grupo A e peneirar 3 vezes. Reserve.
- Retirar as raspas dos frutos antes de extrair o sumo.
- Misturar os sucos dos frutos e sake/shochu. Então, coar. No total é necessário 150mL de líquido, caso não atinja, complete com mais suco.
- Bater as gemas e açúcar cristal até creme pálido e aerado. Acrescentar as raspas e o suco coado, continue batendo.
- Adicionar o óleo ao poucos sem parar de bater. Reserve.
- Bater as claras em neve, comece em baixa velocidade. Quando começar a espumar acrescente o açúcar aos poucos até acabar e aumente a velocidade para média.
- Aumentar a velocidade para média-alta. As claras em neve devem ficar em picos firmes, demora cerca 7-8 minutos.
- Enquanto isso, acrescente Grupo A (secos) ao creme de gemas e misture bem. Batendo devagar, finalizando com um fouet.
- Adicione 1/3 das claras em neves ao creme de gemas e farinha. Misturar muito bem até ficar homogêneo. Então, verta esta mistura sobre as claras em neves.
- Mexer com movimentos rápidos, mas delicados até ficar homogêneo. Transfira para a fôrma de chiffon (NÃO unte a fôrma) e nivelar bem.
- Assar a 180ºC por 50-55, fazer o teste do palito.
- Remover do forno e inverter sobre o contra-cone. Deixar esfriar por 06 horas (mínimo) antes de desenformar.
- Para desenformar, passar uma faca ou espátula bem fina por toda a borda da fôrma raspando bem o metal. Remover o anel da fôrma com cuidado.
Dicas
- Sucos dos críticos: a proporção informada foi a que mais gostei, porém, pode variar com o seu paladar e ponto de amadurecimento dos frutos. No final é necessário ter 150mL de líquido.
- Yuzu: caso não tenha o sake ou shochu, substitua a mesma quantidade por suco de um dos frutos.
- Óleo vegetal: como vai bastante, se tiver sabor próprio irá interferir no bolo. Particularmente, não recomendo de soja.
Olá, Vítor tudo bem? Quem é o fabricante da sua forma para chiffon cake? Obrigada
Ixi, é de marca “genérica”. Não tem nada escrito e eu não lembro mais.
Ai, Vitor, me explica como funciona essa forma! Só funciona se for nela? Me lembrou muito aqueles difusores para assar bolos.
De modo geral, sim. Há chiffons quadrados e retangulares, mas bem menores que o “clássico”. Para mim, chiffon tem que ser alto! heheheh
Não chega a ser bem o difusor, ao menos, não só isso. A fôrma tem as paredes retas (como se fosse um tubo) ao contrário das tradicionais fôrmas de furo no meio (igual pudim) que são inclinadas em V. Isso influencia na direção que o bolo deve crescer. Além do tamanho, ela é grande. Sim, existem menores… mas nem tanto. A minha tem 25cm de diâmetro, a menor que vi tinha 20cm, por exemplo.
Se serve de consolo, hoje em dia é bem mais fácil encontrar. Quando caí de amores pelo bolo, era impossível! Só tinha as gringas super caras, a que tenho é nacional e foi presente. Um amigo dono de loja conseguiu para mim.
Você diz, no item 4, que o total de sucos + sake/shochu tem que dar 150 ml, mas somando as quantidades dos ingredientes, dá um total de 165 ml…
Como está na observação suco dos cítricos (o volume 150mL é aproximado, o volume somado é 145mL, a variação de +/-5mL não fará diferença aqui) e não suco MAIS yuzu. Afinal, sake/shochu não é suco, né?
Qual a diferença do Chiffon Cake para um bolo comum (sem recheios e coberturas)?
Hum… toda? Só provando para saber! :D
Olá, você poderia me dizer qual a diferença entre angel cake e chiffon cake.