Existem momentos nessa vida em que tudo ficar meio morno, parado, sem ânimo para nada. A luz no fim do túnel está pior que pisca-pisca de Natal. O que se pode fazer nessas horas?
Chocolate.
Só chocolate salva. Como bem disse a Paula C. do The Cookie Shop.
Melhor ainda se apresentado como a boa e velha mousse de chocolate. Pode ser arroz de festa, mas a chance de acertar e fazer bonito são sempre altas. O sabor, textura aerada e cremosa são salvadores da pátria. E quebram a falta de inspiração e o bode para bem longe.
Apenas adaptei as quantidades e uma ligeira mudança na gordura. Substitui manteiga por creme de leite pasteurizado e acrescentei o licor de creme irlandês. Uma união entre a receita do mousse de cachaça do Mocotó. Para quem não bebe álcool, tenho muitas bebidas em casa. Então, se beber não dá, a gente come.
A receita que a Paula usou veio do livro Loucuras de Chocolate da nossa Willy Wonka de saias, Simone Izumi do Chocolatria. Uma publicação maravilinda, vontade de fazer tudo que está ali. Mó orgulho dazamiga. A gente fala com gosto do livro!
Vale lembrar que é um mousse com emoção. Afinal, levam ovos crus. Sim, gemas e claras cruas como pede a tradição. Não sendo ideal servir para crianças, idosos e pessoas com a saúde debilitada. As alternativas são: usar ovos pasteurizados ou a Mousse de Chocolate Mais Fácil do Mundo.
Mousse de Chocolate
Ingredientes
- 150 g chocolate meio amargo (picado)
- 50 g açúcar refinado
- 03 claras
- 90 g creme de leite fresco/pasteurizado (40% gordura)
- 03 gemas
- 30 mL licor de creme irlandês
- Cacau em pó (opcional; para decorar)
- Raspas de chocolate (opcional; para decorar)
- Chantilly adoçado para decorar (opcional; para decorar)
Modo de Preparo
- Derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Misture bem e reserve.
- Numa tigela misture claras e açúcar refinado. Bater em ponto de neve firme, reserve.
- Bater o creme de leite em ponto de chantilly firme, reserve.
- Numa tigela de metal bater as gemas em banho-maria. Deixar a água esquentar, então, colocar a tigela sobre, sem deixar encostar na água. Bater até ficar um amarelo pálido, cerca 3-4 minutos usando batedeira ou mixer de mão com batedor de arame. Tomar cuidado para não cozinhar demais as gemas.
- Misture o chocolate derretido com as gemas batidas. Acrescentar o licor e mexa bem. Na sequência o creme de leite em ponto de chantilly.
- Ao creme de chocolate e gemas, adicione cerca de 1/3 das claras em neves. Misture com gosto para incorporar.
- Acrescente o restante das claras, mexendo com cuidado..
- Com a massa bem homogênea, divida entre os ramequins ou nos potinhos que preferir
- Levar para a geladeira por 3 horas, no mínimo.
- Decorar com cacau em pó, raspas de chocolate ou chantilly adoçado. E sirva gelado.
- Consumir o mais rápido possível.
Dicas
- Licor creme irlandês: se quiser substituir por outro licor e/ou bebida sem problemas. Ou até mesmo omitir, mas tendo fica mais gostoso.
Curti demais, agora quero mousse, pode trazer p mim.
Vitor Hugo…
Conheci hoje o site e fiquei encantada com as receitas fáceis e super bem explicadinhas.
Você é muito chic, usa licor de creme irlandês na receita de mousse….hummm..muito chic…rs..( eu não conheço, nunca usei, na minha cidade não tem isso não..rs..), mas como você mesmo disse, pode substituir né?!!
Um abração da sua mais nova fã!
Débora – Caraguatatuba – São Paulo.
Chique nada, hahahahah Licor “creme irlandês” é o nome genérico da bebida, tem várias marcas no mercado. Dá pra achar tranquilo, tranquilo. Mas dá pra fazer sem também, vai ficar ótimo!
Deu água na boca!!!