O que é aquilo? Uma receita? E salgada? Será um milagre? É uma pegadinha? Sim, temos uma receita de pão e com recheio salgado. Um belo de um Pão de Cerveja e Linguiça.
Já estava com saudades de fazer pão, as aulas de panificação estão fazendo muita falta. Não sei se todo mundo sabe, mas eu gosto bastante de fazer o pão. Bem mais que comer, na verdade. Todo o processo, a fermentação e o tudo o mais! Ah, mas é claro que a gente come ele depois.
É uma receita bem tranquila e bem versátil. Apesar de não poder consumir bebidas alcoólicas (de modo regular), faço uso como ingrediente. Cozinhar com um vinho, licor e cerveja adicionam sabores de uma maneira bem especial.
Desta vez, resolvi trocar a água pela cerveja neste pão. Utilizei uma do tipo Lager, pode usar qual desejar. A minha recomendação é evitar as amargas demais, pois o sabor ficará no pão. A fermentação demora um pouco mais, mas nada muito sério.
Apesar de não ir uma quantidade muito grande de cerveja, ela é o líquido principal da massa. Logo, resquícios de cerveja poderão ficar no pão. Assim, não recomendaria oferecer para crianças e pessoas que não podem consumir álcool.
O recheio! Escolhi linguiça tipo calabresa mesmo, você pode colocar praticamente qualquer um! Bacon, queijo, legumes e assim vai.
Pão de Linguiça e Cerveja Fofinho
Ingredientes
- 05 g fermento biológico seco instantâneo
- 25 mL água (morna; 40-45ºC)
- 500 g farinha de trigo ( + para sovar)
- 10 g açúcar cristal
- 01 ovo
- 250 mL cerveja tipo Lager (ambar com notas de caramelo, toffee)
- 10 g sal refinado
- 15 mL azeite
- 170 g linguiça tipo calabresa (cozida e defumada; ralada ou triturada)
- salsinha fresca (picada; opcional)
- cebolinha fresca (picada; opcional)
Modo de Preparo
- Misture fermento biológico seco instantâneo com a água morna. Reservar por 5 minutos.
- Numa tigela misture farinha de trigo e açúcar cristal. Acrescente o ovo e fermento biológico hidratado.
- Começar a sovar e adicionar a cerveja aos poucos. A sova pode ser manual ou na batedeira com batedor gancho, se a sua máquina tiver.
- Na sequência, o sal e continue sovando. Então, o azeite.
- Sovar até atingir o ponto de véu: abrir a massa com as mãos e deixar bem fina sem rasgar. Na batedeira planetária é cerca de 5-6 minutos, manualmente 10-15 minutos. Durante a sova pode ser necessário mais farinha, mas pouco. A massa é úmida.
- Deixar a massa em forma de bola (bolear). Polvilhar a tigela e colocar a massa dentro. Cobrir com plástico e deixar fermentar por 35-40 minutos, depende da temperatura do dia.
- Depois de fermentada, retirar o gás amassando a massa. Abrir no formato de um retângulo de ~30x40cm.
- Distribuir sobre a massa a linguiça calabresa triturada (se usar salsinha e cebolinha mistura na linguiça), espalhe bem.
- Enrolar a massa como se fosse rocambole, mas pelo lado maior/comprido da massa. O cilindro deve ser comprido. Pode apertar bem para ter várias camadas.
- Ao terminar de enrolar, pinçar a cicatriz (a borda externa da massa). Se quiser aparar as pontas do cilindro para deixar com melhor acabamento.
- Cortar o cilindro ao meio no sentido do comprimento. A ponta onde começa o corte deve ficar unida e a ponta onde termina deve ficar solta.
- Girar a massa para expor o corte e mostrar o recheio. Para trançar alternar cada lado da massa unir as pontas finais.
- Transferir para uma fôrma retangular (~30x13cm) enfarinhada. Deixar fermentar por 30 minutos. Aquecer o forno a 180ºC.
- Assar o pão por 40-45 minutos a 180ºC.
- Retirar do forno e da fôrma.
Ola Vitor Hugo! Seu blog é “bom dimais da conta”, como falamos aqui nas Minas Gerais. Como física e professora de física (já dei aulas em cursos de farmácia), adorei ter acesso a textos que combinam ciências e gastronomia. Afinal, gastronomia, além de arte, tem fortes componentes de química e física. Fiquei fã, viu?
Abraços.
Lúcia
Ai que delícia esse pão! Lindo também. E que simpático que você é! Feliz Natal!
Parece uma entrada de um restaurante italiano aqui de Recife.
Adoreiiii! Só colocaria o dobro de linguiça pq sou gorda mesmo! Poderia dar mais receitas de pão! São minha paixão! E tem outras cervejas mais fáceis de encontrar para substituir?
Beijos
Pode usar qualquer cerveja, apenas não recomendaria as muito amargas. O pão fica com sabor da cerveja de fundo, sabe?
Oi!
To aqui pensando em fazer com sova na batedeira. Mas só tenho o batedor leque, será que dá certo? Eu até poderia fazer sova manual, mas das últimas vezes que fiz deu meio errado; dai queria tentar na batedeira.
Pesquisei na internet mas ninguém fala de sova com batedor leque.
No feriado (02/11) posto a foto com a receita. Obrigado!
Hum… nunca testei. Acho que o leque/raquete vai rasgar demais a massa, logo, as cadeias de glúten também o que não seria ideal. Sova na mão dá certo, o detalhe é que demora bem mais.
Hum, entendi.
Vou tentar manual então. Obrigado! =)