Pão de Linguiça e Cerveja

O que é aquilo? Uma receita? E salgada? Será um milagre? É uma pegadinha? Sim, temos uma receita de pão e com recheio salgado. Um belo de um Pão de Cerveja e Linguiça.

Pão de Linguiça e Cerveja

Já estava com saudades de fazer pão, as aulas de panificação estão fazendo muita falta. Não sei se todo mundo sabe, mas eu gosto bastante de fazer o pão. Bem mais que comer, na verdade. Todo o processo, a fermentação e o tudo o mais! Ah, mas é claro que a gente come ele depois.

É uma receita bem tranquila e bem versátil. Apesar de não poder consumir bebidas alcoólicas (de modo regular), faço uso como ingrediente. Cozinhar com um vinho, licor e cerveja adicionam sabores de uma maneira bem especial.

Desta vez, resolvi trocar a água pela cerveja neste pão. Utilizei uma do tipo Lager, pode usar qual desejar. A minha recomendação é evitar as amargas demais, pois o sabor ficará no pão. A fermentação demora um pouco mais, mas nada muito sério.

Apesar de não ir uma quantidade muito grande de cerveja, ela é o líquido principal da massa. Logo, resquícios de cerveja poderão ficar no pão. Assim, não recomendaria oferecer para crianças e pessoas que não podem consumir álcool.

O recheio! Escolhi linguiça tipo calabresa mesmo, você pode colocar praticamente qualquer um! Bacon, queijo, legumes e assim vai.

[Receita: Pão de Cerveja e Linguiça]

Pão de Linguiça e Cerveja Fofinho

  • Pré-preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Rendimento: 1 pão de ~26x13cm
INGREDIENTES
  • 05 g fermento biológico seco instantâneo
  • 25 mL água morna (~40ºC)
  • 500 g farinha de trigo ( + para sovar)
  • 10 g açúcar cristal
  • 01 ovo
  • 250 mL cerveja tipo Lager (ambar com notas de caramelo, toffee)
  • 10 g sal refinado
  • 15 mL azeite
  • 170 g linguiça tipo calabresa (cozida e defumada; ralada ou triturada)
  • Salsinha e cebolinha picada (opcional)
MODO DE PREPARO
  1. Misture fermento biológico seco instantâneo com a água morna. Reservar por 5 minutos.
  2. Numa tigela misture farinha de trigo e açúcar cristal. Acrescente o ovo e fermento biológico hidratado.
  3. Começar a sovar e adicionar a cerveja aos poucos. A sova pode ser manual ou na batedeira com batedor gancho, se a sua máquina tiver.
  4. Na sequência, o sal e continue sovando. Então, o azeite.
  5. Sovar até atingir o ponto de véu: abrir a massa com as mãos e deixar bem fina sem rasgar. Na batedeira planetária é cerca de 5-6 minutos, manualmente 10-15 minutos. Durante a sova pode ser necessário mais farinha, mas pouco. A massa é úmida.
  6. Deixar a massa em forma de bola (bolear). Polvilhar a tigela e colocar a massa dentro. Cobrir com plástico e deixar fermentar por 35-40 minutos, depende da temperatura do dia.
  7. Depois de fermentada, retirar o gás amassando a massa. Abrir no formato de um retângulo de ~30x40cm.
  8. Distribuir sobre a massa a linguiça calabresa triturada (se usar salsinha e cebolinha mistura na linguiça), espalhe bem.
  9. Enrolar a massa como se fosse rocambole, mas pelo lado maior/comprido da massa. O cilindro deve ser comprido. Pode apertar bem para ter várias camadas.
  10. Ao terminar de enrolar, pinçar a cicatriz (a borda externa da massa). Se quiser aparar as pontas do cilindro para deixar com melhor acabamento.
  11. Cortar o cilindro ao meio no sentido do comprimento. A ponta onde começa o corte deve ficar unida e a ponta onde termina deve ficar solta.
  12. Girar a massa para expor o corte e mostrar o recheio. Para trançar alternar cada lado da massa unir as pontas finais.
  13. Transferir para uma fôrma retangular (~30x13cm) enfarinhada. Deixar fermentar por 30 minutos. Aquecer o forno a 180ºC.
  14. Assar o pão por 40-45 minutos a 180ºC.
  15. Retirar do forno e da fôrma.
Observações
  • Cerveja: recomendo evitar as lupuladas demais (amargas), o pão poderá ficar amargo. Usei a cerveja Bernard Amber Lager. Caso não queira usar cerveja, substitua por água.
  • Fermento biológico: se preferir usar o fresco, utilize 15 gramas.
  • Você fez a receita? Marca a gente @PratoFundo ou tag #PratoFundo!
    Pão de Linguiça e Cerveja

    Deixe um comentário

    Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

    Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

    7 Comentários (Deixe o seu!)
    1. Ai que delícia esse pão! Lindo também. E que simpático que você é! Feliz Natal!

    2. Parece uma entrada de um restaurante italiano aqui de Recife.

    3. Adoreiiii! Só colocaria o dobro de linguiça pq sou gorda mesmo! Poderia dar mais receitas de pão! São minha paixão! E tem outras cervejas mais fáceis de encontrar para substituir?

      Beijos

      1. Pode usar qualquer cerveja, apenas não recomendaria as muito amargas. O pão fica com sabor da cerveja de fundo, sabe?

    4. Oi!

      To aqui pensando em fazer com sova na batedeira. Mas só tenho o batedor leque, será que dá certo? Eu até poderia fazer sova manual, mas das últimas vezes que fiz deu meio errado; dai queria tentar na batedeira.

      Pesquisei na internet mas ninguém fala de sova com batedor leque.

      No feriado (02/11) posto a foto com a receita. Obrigado!

      1. Hum… nunca testei. Acho que o leque/raquete vai rasgar demais a massa, logo, as cadeias de glúten também o que não seria ideal. Sova na mão dá certo, o detalhe é que demora bem mais.

        1. Hum, entendi.

          Vou tentar manual então. Obrigado! =)

    «

    »