Graham Crackers (Bolacha Graham)

Para quem já caminhou pelo reino da confeitaria americana já se deparou com os famosos e quase míticos Graham Crackers. Usados como base de tortas, crocantes e principalmente em cheesecake.

Graham Crackers (Bolacha Graham)

Digo que são quase unicórnios, pois não é comum a gente encontrar no país. Creio que vi apenas uma vez e, claro, importado com aquele preço nada amigo para variar.

E quando procura por uma receita caseira, existem várias versões. Desde as mais tradicionais, digo, próximas da criada pelo reverendo que tinha umas ideias bem… diferentes e não muito simpáticas.

Graham Crackers (Bolacha Graham)

Enquanto outras pedem pela farinha Graham que é uma mistura de farinhas (as partes do grão de trigo são moídas separadamente e depois reunidas), já outras não. Durante a busca por uma versão coerente (leia-se: ter os ingredientes em casa) encontrei uma que parecia bem simples.

Pede dois tipos de farinha de trigo: a branca e integral. Para adoçar era mel e light brown sugar (que não temos um equivalente direto no país). E claro, adapta daqui e dali. Particularmente, gostei bastante do resultado. Fica uma bolacha/cookie crocante, não muito doce e com um toque de canela. Mas como eu nunca provei a verdadeira não sei dizer se o sabor é igual.

Se você já comeu a versão gringa e fizer esta, me conte se são parecidas!

Graham Crackers (Bolacha Graham)

Graham Crackers: Bolacha Graham

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 15 minutos
Total: 35 minutos
Rende: 36 unidades, 6x6cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 100 g melado de cana (ou mel suave)
  • 70 mL leite integral
  • 25 mL extrato de baunilha (ou 10mL essência)
  • 300 g farinha de trigo
  • 70 g farinha de trigo integral
  • 170 g açúcar mascavo
  • 6 g bicarbonato de sódio (cerca 1 c. chá)
  • 4 g sal refinado
  • 100 g manteiga sem sal (gelada; em cubos)
  • 40 g açúcar cristal (para salpicar)
  • Canela em pó (para salpicar)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Numa tigela misture melado, leite e baunilha, reservar.
  • Na tigela da batedeira misture as farinhas de trigo e integral, açúcar mascavo, bicarbonato de sódio e sal. Pulsar com o batedora raquete para misturar.
  • Acrescentar a manteiga e continuar pulsando até obter uma farofa pedaçuda.
  • Junte a mistura dos líquidos e continue batendo apenas para a massa ficar uniforme, é rápido. A massa fica muito mole.
  • Junte toda a massa e coloque num saco ou filme plástico. Deixar repousar por 2 horas (mínimo) na geladeira, ideal de um dia para o outro.
  • Aquecer o forno a 180ºC, forrar assadeira com papel manteiga.
  • Dividir a massa em três partes, trabalhar com uma parte de cada vez. As outras devem ficar na geladeira.
  • Sobre uma superfície limpa e enfarinahda abrir a massa com ~0,5cm espessura. Cortar quadrados de 6x6cm e transferir para a assadeira preparada, deixar um espaço de 0,5cm entre eles. A massa é bem mole mesmo e pegajosa, os retalhos podem ser unidos e reabertos.
  • Levar a assadeira para o congelador por 10 minutos antes de assar. Misture o açúcar cristal com canela em pó
  • Se quiser decorar, faça buracos com um palito de churrasco. Salpique a mistura de açúcar e canela sobre eles.
  • Assar a 180ºC por cerca de 15-18 minutos, ao toque estarão mais firmes.
  • Tire do forno e deixar esfriar 5 minutos antes de transferir para uma grade.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana, cookies
Graham Crackers (Bolacha Graham)
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




13 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Marina B.:

    Oi Vitor! Me diga uma coisa, eu nunca comi esse biscoito, existe algum que seja semelhante aqui no BR? Que venda no mercado… Porque ele não parece biscoito maizena que a gente normalmente usa pra fazer cheesecake

    1. Vitor Hugo:

      Não tem nenhum no mercado nacional que seja parecido. A troca mais comum é bolacha de maisena mesmo ou bolacha de aveia e mel.

  2. Larissa:

    Oi Vitor Hugo, amei você ter disponibilizado esta receita aqui no site! Várias receitas ameeicabas usam este misterioso biscoitinho que nunca vi aqui no RJ. Eu assei ele em inteiro numa forma retangular e não furei, nem coloquei açúcar e canela porque vou usar no meu brownie, vou fazer um s’more brownie pie para o aniversário. Una dúvida, ele sai macio do forno, ao toque e depois endurece? O meu ficou 18 minutos no forno à 180°C.

    1. Vitor Hugo:

      Isso, depois de frio ele fica mais firme e crocante, mas tem que guardar em recipiente bem fechado.

  3. João Rebello:

    Fico feliz de ter encontrado essa versão da receita, estou animado para fazê-la. O light brown sugar não seria o açúcar mascavo de cor mais clara? Um abraço

    1. Vitor Hugo:

      Light ou dark brown sugar são tipos de açúcares diferentes do mascavo no teor de melado residual, umidade e tamanho do cristal. Eles estão mais para um demerara do que mascavo, tanto é que mascavo na gringa é muscovado sugar.

  4. Diane Reinoso:

    Parece bem boa de fazer e de comer, vou testar!! :D

    1. Diane Reinoso:

      A propósito, vc testou fazer alguma receita com ela? Tipo um cheesecake..

      1. Vitor Hugo:

        Já sim, funcionou bem! :)

  5. camila porto nunes:

    oi posso trocar a farinha de trigo integral por farinha de aveia ?

    1. Vitor Hugo:

      Poder, você até pode. Mas vai ser outra receita e pode não dar certo. Afinal, são ingredientes diferentes, né? :) Como não terá mais o glúten do trigo, a textura vai ficar diferente.

  6. Willma:

    Olá, certa vez vi uma receita e fiquei com uma baita vontade de fazer também, mas devido as medidas não foi possível realizar. Foi ai que comentei se poderia enviar as reservas com mexidas de xícaras e colheres, mas me respondeu que não devido a imprecisão. Só que mais uma vez li essa receita de biscoito Graham Crackers maravilhosa observei que na medida do bicarbonato entre parênteses informou a medida em colher… Então Vitor Hugo…Foi exatamente isso que tinha te pedido, logo me vem novamente a possível solicitação: Será que não será possível informar ao lado para essa receita apenas essa as informações de medidas de cozinha? Desde já obrigada!

    1. Vitor Hugo:

      Não quero parecer chato, mas a primeira resposta ainda é válida. Medidas em volume (xícara/colheres) para confeitaria/panificação não possuem a mesma precisão que a balança. Além do modo de pesar e medir interferem também, sem falar no tipo de xícara que não é padronizado, elas podem variar de 125 a 250mL. E aumentaria minha lista de trabalho, logo, mais tempo seria necessário por receita (medir por volume é mais demorado). Espero que compreende meu lado aqui também! :)