Cereal Milk: Leite de Cereal do Milk Bar da Christina Tosi

Não leu errado, não. É Cereal Milk mesmo. Ou leite de cereal.

Desde que descobri as ideias e receitas um tanto quanto diferentes do Momofuku Milk Bar tive que testar. E o leite é uma delas.

Cereal Milk: Leite de Cereal do Milk Bar por PratoFundo.com

Para quem nunca ouviu falar, vamos fazer um previously nos capítulos anteriores: Milk Bar é uma confeitaria-bakery nos EUA comandada pela confeiteira Christina Tosi que em 2015 foi jurada no MasterChef americano. Se reconheceu o tal Momofuku, sim, a loja faz parte do grupo de empreendimentos do David Chang.

A inspiração por trás do Milk é: sabe quando você comia (ou come) aquela tigela de cereal matinal com leite? E sobrava o leite no final com aquele sabor diferente? Então, a receita é essencialmente isso! Tem alguns detalhes aqui e ali, é claro.

O principal detalhe é a escolha do cereal, com isso a gente consegue controlar o quão doce ficará. A maioria deles é coberta com açúcar, logo, ficaria muito doce. Assim, a escolha fica para flocos de milho sem açúcar.

Cereal Milk: Leite de Cereal do Milk Bar por PratoFundo.com

Parecidos, mas diferentes. A sugestão é não comprar a versão de marca (essa mesma com nome em inglês), é muito cara. Aqui no interior encontrei em loja de produtos naturais-fit (perdoai, Vatel!) flocos de milho genérico por um valor bem melhor. No caso, a própria loja porcionava em pacotes menores.

Na hora que acrescenta o leite para fazer a “infusão”, o aroma que sobe é ótimo. Muito gostoso! Dá vontade de beber tudo na hora. Ah, use a versão integral, por favor.

Cereal Milk: Leite de Cereal do Milk Bar por PratoFundo.com

Cereal Milk: Leite de Cereal da Christina Tosi

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 1 hora
Total: 1 hora 20 minutos
Rende: 900 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 150 g flocos de milho sem açúcar
  • 1 L leite integral (usei versão sem lactose)
  • 15 g açúcar mascavo
  • 15 g açúcar cristal
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
  • 5 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência; coloque aos poucos e experimente)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 150-160ºC.
  • Sobre uma assadeira espalhar os flocos de milho, levar ao forno e tostar por 40-50 minutos. Mexer os flocos de tempo em tempo. Aroma de milho tostado irá aparecer. Deve ficar levemente dourado. O tempo final pode variar de acordo com a eficácia do seu forno.
  • Retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de usar.
  • Transferir para um recipiente grande os flocos de milho tostado e acrescentar o leite integral. Misturar e deixar por 20-25 minutos.
  • Coar a mistura com uma peneira fina. Espremer muito bem para recuperar o máximo de líquido. Só não raspar a parte de baixo da peneira, partículas do milho consegue passar.
  • Temperar o leite com os açúcares, sal e baunilha.
  • Armazenar na geladeira e servir gelado. Consumir em até 3 dias.

Dicas

  • Açúcar: o total de açúcar usado, independente do tipo, não recomendo mais que 30-35g. Acima disso fica relativamente doce.
  • Sedimentos: é normal ter sedimentos no leite ao deixar em repouso. São partículas do milho que passaram.
  • Flocos usados: poder comer até pode, mas ficam sem sabor nenhum depois da infusão. Pode jogar fora (ai, meu coração). Ou colocar na massa de bolo básico, dá um leve toque de milho, foi o que eu fiz!
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: christina tosi, confeitaria americana, milk bar
Cereal Milk: Leite de Cereal do Milk Bar por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. Daniela Prytoluk:

    Desde que vi esta postagem estou salivando de desejo. Estou com medo de preparar e ficar viciada…