Quindim. Um dos doces mais tradicionais da confeitaria brasileira. Sim, sim: brasileiro.

Claro, com as influências portuguesas e africanas. Mas vamos ser taxativos e dizer que é um doce nacional. O importante dessa mistura de culturas é que o quindim é delicioso.
Se eu pudesse comeria todo dia. Tudo bem. Todo dia não, mas com uma frequência maior. Mas como você e eu sabemos, é feito com uma quantidade questionável de gemas e açúcar. Logo, é um doce para de vez em quando.
É mais fácil de fazer do que a gente pensa, poucos ingredientes e com um resultado incrível.
Agora, vou entrar naquele campo delicado: peneirar ou não as gemas.
Eu não peneiro. E ponto.
Para não me alongar muito: o que dá sabor e aroma para a gema não está apenas na película vitelina (membrana da gema), está dentro também. E o conceito de sabor é diferente de gosto. Sabor envolve muito mais olfato do que paladar.
Como uma amiga portuguesa diz: é feito de ovos, vai ter sabor de ovos. Peneirando ou não.
Se você quiser peneirar, peneire. As gemas são suas e você faz o que desejar, não é mesmo? :)
Quindim Tradicional
Ingredientes
- 100 g coco ralado (seco; sem açúcar)
- 200 g água (fervente)
- 240 g açúcar cristal (ou refinado)
- 150 g água
- 20 g manteiga sem sal
- 200 g gema (cerca de 12 gemas)
- 5 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência)
- manteiga sem sal (para untar)
- açúcar refinado ( para polvilhar; este precisa ser refinado)
Modo de Preparo
- Misturar o coco ralado com água fervente. Cobrir e esperar 20 minutos.
- Numa panela misturar açúcar e água, levar ao fogo médio. Cozinhar por 10 minutos para formar uma calda em ponto de fio, mas rala. Adicionar a manteiga quando chegar no ponto. Deixar ficar morno-frio.
- Com a calda um pouco mais fria, misturar o coco hidratado e mexer bem.
- Se ainda estiver quente, esperar para juntar as gemas. Caso esteja, as gemas irão cozinhar na calda e isto não deve acontecer.
- Aquecer o forno em 180ºC e ferver água para o banho-maria. Untar com manteiga e polvilhar a fôrma desejada. Utilizei uma fôrma de metal de cupcake normal que tem capacidade de 125mL.
- Depois de colocar as gemas, misturar bem. Esperar 20 minutos.
- Divida a mistura na fôrma desejada. Coloquei ~95g em cada cavidade da fôrma de cupcake. Então, coloque dentro de outra fôrma para fazer o banho-maria.
- Levar ao forno e adicione a água já quente.
- Assar a 180ºC por cerca de 30-35 minutos. O tempo irá variar de acordo com o tamanho do quindim. Faça o teste do palito.
- Tire do forno, deve ficar morno para desenformar. Não deixe esfriar totalmente, fica mais difícil.
- Levar para geladeira para esfriar completamente.
Dicas
- Gemas 1: pode ser usado gemas frescas ou pasteurizadas. Se usar pasteurizada, pode usar um pouco mais. Ao invés de 200g, use 215g.
- Gemas 2: recomendo que faça por peso/massa e não por unidade. Dependendo da variedade do ovo, ele pode ser maior ou menor e irá interferir na quantidade, e consequentemente, na textura do quindim. E não, não precisa peneirar as gemas. Peneirar ou não, vai ficar com sabor de ovo, afinal, é feito a base de gemas.
- Gemas 3: se você quiser peneirar, preste atenção que irá compensar a perda de gema que fica na peneira.
- Açúcar refinado: para polvilhar as fôrmas, tem que ser refinado mesmo. Testei com cristal e não gostei muito do aspecto final. Refinado ficou mais bonito.
- Coco: esta receita é feita para usar coco seco mesmo, não creio que funcionaria com o fresco.
- Pontinhos: as pintinhas não são das gemas, é baunilha mesmo! :D
- Adaptado: União
Vitor, com Coco fresco não dá certo como fica muito melhor.
Muito trabalho, hahahah
Essa receita funciona muitíssimo melhor com coco fresco ! Parece que o doce de ovos fica com sabor de coco e fica mais macio, pois o cocô seco não perde somente sua unidade como seu óleo natural. Reveja isso. Ótima receita.
MARAVILHOSA!!! fiz passo a passo, (tirei umas peles nojiferas que boaiavam no ovo) e ficou uma delicia, não me lembro de alguma vez ter comido um quindim tão bem feito (modestia) parabens por compartilhar, é o doce preferido da minha esposa, fiz para agrada-la mas tambem me agradou
Gostei da receita e vou testar ainda hoje. O comentário sobre peneirar (ou nao) as gemas foi perfeito e os passos no preparo do quindim me parecem mais que corretos e próximos da técnica usada ha séculos neste doce tradicional BRASILEIRO, o quindim português nunca viu coco ralado na vida e nunca foi apresentado ao lente condensado, outro killer da cultura culinária brasileira.
obrigado pela receita !
Deliciosa receita. Fiz à risca e não me decepcionei…
Não peneiro as gemas nunca, a baunilha tá aí pra disfarçar o gosto de gema, não é?!
E obrigada pela dica do açúcar, quando fazia com o cristal nunca gostava do resultado, mas não sabia que era o tipo de açúcar que interferia tanto. :)’
Experimente o coco fresco, farah toda diferenca! E nao precisa ser acucar refinado para polvilhar a forma, o cristal ficarah incrivel: espelhado de tanto brilho! ;)
Como eu disse nas observações, o teste com o cristal foi feito e o resultado não foi satisfatório. Porém, cada um livre para fazer o que quiser, não é mesmo? :)