Ichigo Daifuku: Mochi com Anko e Morango

Alguns dias atrás tinha resolvido fazer Anko (pasta de feijão azuki) um dos principais recheios na confeitaria asiática em geral e muito presente na tradicional japonesa (wagashi). É possível comer puro, mas o real motivo para tal foi: Ichigo Daifuku.

Morangos e mochis ao meio sobre uma mesa branca

Veio aquele desejo arrebatador de comer o Ichigo Daifuku que é um bolinho recheado com anko e morango. É uma combinação diferente, mas que orna assim… muito! É doce na medida, tem a acidez do morango e chewiness (gomoso? mastigância?).

A massa do mochi, o bolinho de arroz, é feito com a graça da tecnologia! Sim, usei micro-ondas mesmo. E pode parar de me julgar. Perguntei para o grande Oráculo e vi vários 100% asian fazendo da mesma maneira.

O modo tradicional utiliza o arroz asiático (Oryza sativa var. glutinosa) como ponto de partida. Após o cozimento no vapor é socado em pilões de madeira. Do conceito histórico e tradicional é super lindo, mas na vida moderna é nada prático.

Apesar do nome ser glutinoso, não tem relação com o glúten. Arrozes não possuem glúten naturalmente, mas podem sofrer contaminação cruzada se processados em fábricas de cereais que possuem.

Em destaque Morangos e mochis ao meio sobre uma mesa branca

Assim, geralmente é usado a farinha desse arroz específico o que já facilita bastante o processo. E ao juntar as incríveis micro-ondas fica ainda mais fácil. Se você não gosta de micro-ondas, sugeriria tentar entendê-las antes propagar equívocos sobre esta radicação eletromagnética não ionizante! A máxima é: a gente tente o desconhecido, né?

O mochi precisa ser feito com este arroz específico ou com a farinha dele. O nosso arroz brasileiro (nem o italiano de risoto) não serve, pois a composição química deles são diferentes. De modo geral, a proporção dos polissacarídeos que compõem o arroz é distinta. Logo, as características não são iguais.

Ichigo Daifuku Mochi: Doce de Morango Japonês

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 35 minutos
Rende: 6 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 150 g pasta de feijão azuki (anko)
  • 6 morango ( limpos e higienizados)
  • 100 g farinha de arroz glutinoso (sweet rice flour)
  • 20 g açúcar cristal
  • 150 mL água
  • amido de milho (ou fécula de batata; polvilhar)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Dividir o anko em 06 pedaços iguais (~25g). Cortar a parte verde do morango (pedúnculo e sépala), seca-los.
  • Envolver cada morango com o anko, cobrindo bem. Reservar na geladeira.
  • Na tigela própria para micro-ondas misturar a farinha de arroz, açúcar e água. Mexer para não deixar nenhum grumo.
  • Cobrir com plástico-filme deixando uma pequena abertura para sair o excesso de vapor. Levar ao micro-ondas na potência de 700W por 01 minuto (esta é potência máxima do meu). Retirar e misturar bem. Será necessário levar mais 01 ou 02 duas vezes, cada uma delas por 30 segundos. Sempre mexendo. Caso o seu micro-ondas seja mais potente, faça de 15 em 15 segundos e mexendo sempre estes tempos.
  • A massa se transforma de totalmente opaca para translúcida. E ao paladar, não possui mais o sabor de arroz cru.
  • Numa assadeira polvilhada com amido de milho (ou fécula de batata), colocar a massa de arroz quente e polvilhar mais amido. A massa gruda mesmo.
  • Abrir a massa com as mãos até uma espessura de ~0,5cm. Esperar esfriar 5 minutos.
  • Dividir a massa em duas metades iguais. Cada pedaço em três. Ao final, terá 06 pedaços menores.
  • Abrir cada pedaço em formato de disco, pode ser necessário passar mais amido. O disco deve ter entre 8-10cm (diâmetro).
  • Com um pincel remover o excesso de amido.
  • Envolver cada morango coberto com este disco de massa de arroz, junta as pontas na base. Pinçando bem para grudar. Repetir o processo com todos os morangos.
  • Consumir imediatamente.

Dicas

  • Farinha de arroz glutinoso: o termo glutinoso não se refere a glúten, neste caso, mas ao arroz que é mais gomoso naturalmente (alta quantidade de amilopectina). É uma característica geral em vários tipos de arrozes asiáticos. Para esta receita, a farinha de arroz precisa ser feito com este tipo de arroz. No mercado comum existe farinha de arroz, mas não é feito com esta variedade. Este tipo de farinha é geralmente encontrada em lojas de produtos asiáticos/orientais.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria japonesa, confeitaria yogashi, sem gluten
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Rosângela:

    Tem q ser feito só n microondas !

  2. Giovanna:

    5 stars
    Será que tem como eu substituir a farinha de arroz glutinoso por alguma outra coisa?eu não tenho…E fica muito caro para mim comprar,eu sempre quis experimentar essa receita

    1. Vitor Hugo:

      Não tem.

  3. Bruna:

    5 stars
    Oi! Tudo bem? Segui essa receita pra fazer só o mochi com anko, mas a textura mais mole e “puxa puxa” do mochi não se manteve depois de ir pra geladeira. Nos que já comprei prontos, ele ficava nessa textura mesmo na geladeira. Você saberia me dizer se é algum erro na proporção? Muito cozimento? Usar muita maisena pra modelar? Ou deveria adicionar mais água na receita? Obrigada!

    1. Vitor Hugo:

      Pode ter sido tudo o que você falou, mas lembrando que a grande maioria comprada pronta é feita com o arroz e não com a farinha. Isso também pode dar um influenciada.

  4. Vanessa Vedovato:

    5 stars
    Olá Vitor tudo bem? Esse arroz é o mesmo de sushi? Caso for eu posso fazer a farinha dele batendo no processador?
    Obrigada, adoro seu perfil e receitas <3

    1. Vitor Hugo:

      O mochi tradicional é feito com arroz motigome que pode ser o arroz de sushi, depois de cozido é batido/sovado para virar mochi. Não sei se o liquidificador comum tem potência suficiente para tal.

  5. Raio de sol:

    Mas e se eu fizer com farinha de arroz normal oq acontece?

    1. Vitor Hugo:

      Não vai dar certo :)

  6. Thais Lordelo (@ThaisLordelo):

    Mmmmm, mochi… Nao imaginava ser tao facil assim! Ha uns meses atras, voltando de uma praia no North Shore do Hawaii, parei numa barraquinha dessas de beira de estrada e comprei uns “Banana Mochi Cakes” de uma simpatica senhora japonesa/havaiana. Na hora eu nem dei muito pelos bolinhos, tanto que so fui provar a noite, ja no aviao de volta pra casa… OMG. Que bolinho mais inexplicavelmente delicioso!!!! Por fora era douradinho e crocante como um beignet (ou bolinho de chuva), mas “jujubento” por dentro e com um doce gostinho de banana! Ja procurei a receita online, ja perguntei pra outros havaianos, japoneses, filipinos, e ninguem sabe do que eu estou falando (acho ate que eles pensem que eu esteja inventando!) Enfim, vou tentar adaptar essa sua receita de mochi pra ver se chego a um resultado similar aos bolinhos que comi no Hawaii :) Aloha!

    1. Vitor Hugo:

      Nossa, que aventura! hahahaha Por esse nome eu também não conheço, sei que existe Mochi Cake. Mas não sei se são a mesma coisa, heheheheh