Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake)

Última atualização: 16 de abril de 2017

Por em

[Receita: Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake)]

Ah, morangos! É preciso aproveitá-los na época seja pelo preço mais interessante e pelo paladar pronunciado. Bolo de Morango é um sabor bem básico para bolos, mas não deixa de ser um delícia! Se você gostar da incrível combinação entre morangos, chantilly e, no caso, teco de suspiros!

Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake)

Esta versão é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. Tive como inspiração a confeitaria japonesa, novamente, é muito comum no Japão por assim dizer. E se você gosta de animes e mangás com toda certeza já deve ter visto em algum deles.

O bolo acaba entrando no chamado Yogashi, doces ocidentais com influências asiáticas. Assim, o bolo é menos doce e busca uma certa harmonia entre os sabores. O chantilly tem açúcar na medida e a massa do bolo é no estilo génoise, mas fiz modificações para ficar mais fácil!

Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake)

Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake)

  • Pré-preparo: ~20 minutos
  • Tempo de preparo, cozimento e resfriamento: ~10 horas
  • Rendimento: 01 bolo de ~20cm diâmetro e ~8cm altura

Ingredientes: BOLO

  • 160g farinha de trigo
  • 05g fermento químico em pó (cerca 1 colher chá)
  • 0,5g sal refinado (pitada)
  • 80g manteiga sem sal derretida
  • 06 claras
  • 120g açúcar refinado (I)
  • 02g cremor de tártaro (bitartarato de potássio)
  • 06 gemas
  • 40g açúcar refinado (II)
  • 10mL extrato de baunilha OU 2-3mL essência

Ingredientes: CALDA

Ingredientes: RECHEIO e COBERTURA

Modo: BOLO

  1. Aquecer o forno em 175-180ºC. Untar com óleo uma fôrma redonda (22cm diâmetro, de fundo falso), forrar o fundo e as laterais com papel manteiga e untá-los também. O papel manteiga das laterais deve ter, pelo menos, 70cm (comprimento) e altura de 10cm. Reserve.
  2. Numa tigela misture farinha de trigo, fermento químico em pó e sal. Misture bem e reserve.
  3. Derreter a manteiga, ela deve estar líquida, mas não quente ao ser utilizada. Reserve.
  4. Numa tigela bem limpa bater as claras, açúcar refinado (I) e cremor de taráro. Deve ficar em ponto de picos firmes. Reserve.
  5. Numa tigela bater as gemas e açúcar refinado (II), cerca 5-7 minutos na batedeira. Ficará um creme amarelo pálido e aerado. Adicione a baunilha.
  6. Ao creme de gemas adicionar 1/3 das claras em neves. Misturar muito bem, nesta etapa não precisa mexer com delicadeza.
  7. Transfira o creme de gemas sobre as claras restantes. Mexer delicadamente apenas para incorporar.
  8. Adicione a mistura dos secos pelas beiradas da tigela, em duas etapas, mexer apenas para incorporar.
  9. Junte a manteiga derretida pela beirada da tigela, misture bem para agregar bem. Mas com delicadeza.
  10. Coloque a massa na fôrma preparada, alisando bem a superfície.
  11. Assar a 175-180ºC por cerca de ~35-40 minutos, ficará levemente dourado no topo. Faça o teste do palito, deve sair limpo.
  12. Tire do forno e deixar esfriar 20 minutos antes de remover da fôrma (não remover o papel). Deixar esfriar completamente para continuar, cerca de 6-7 horas.
  13. Caso seja possível, sugiro assar o bolo no dia anterior da montagem. Deixá-lo esfriar e depois colocar na geladeira (coberto com plástico filme). O bolo frio é mais fácil cortá-lo e diminui a formação de farelo.

Modo: CALDA

  1. Numa panela misture todos os ingredientes. Levar ao fogo apenas para dissolver o açúcar. Reserve na geladeira até a hora de usar.
  2. Se quiser trocar a baunilha por outro saborizante também pode. Geralmente, é colocado kirsh (água ardente de cerejas) ou rum.

Modo: RECHEIO e COBERTURA

  1. Separar 8-10 morangos mais bonitos para usar na decoração final. Os morangos restantes cortar a parte verde do morango (pedúnculo e sépala) e cortar ao meio no sentido comprimento. Reserve na geladeira.
  2. Chantilly (I): numa tigela misture o creme de leite (I), açúcar refinado (I) e baunilha (I) bater em ponto de chantilly. Será usado no recheio.
  3. Chantilly (II): os ingredientes creme de leite (II), açúcar refinado (II) e baunilha (II) também são para bater em ponto de chantilly, mas será usado na cobertura. Faça depois que rechear o bolo.

Modo: MONTAGEM

  1. Remover o papel manteiga das laterais e do fundo do bolo completamente frio.
  2. Se necessário nivelar o topo do bolo com uma faca de serra.
  3. Cortar o bolo em 03 camadas. Pode ser usado um nivelador de bolo ou faca de serra com uma régua para medir a altura das camadas. Este bolo ficou com 01 camada de 1,5cm e 02 camadas com ~1,2cm (aproximadamente). Se quiser, pode ser feito apenas 02 camadas. A camada que era o fundo do bolo, será a última camada a ser colocada por ser a mais nivelada.
  4. Sobre uma prato ou tabuleiro colocar uma cada de bolo, molhar com a calda feita, fazer o crumb coat: camada bem fina de chantilly (I) para grudar as migalhas antes de colocar o recheio.
  5. Fazer uma camada de chantilly uniforme, colocar os morangos (coloquei em formação circular), coloque os suspiros inteiros ou quebrados (se usar), uma camada fina de chantilly sobre os morangos para grudar tudo.
  6. Repetir as camadas até completar o bolo. E ao final, fazer o crumble coat no bolo inteiro. Levar para geladeira por 20 minutos para firmar um pouco o chantilly (em dias mais quentes, deixar mais tempo).
  7. Cobrir todo o bolo com chantilly (II), deixar o mais liso possível com uma espátula ou pode deixar rústico também.
  8. Com o chantilly que sobrou (em torno de ~130g), colocar numa manga de confeitar com bico (wilton nº2D ou pitanga grande) e fazer 08 decorações simétricas. Sobre elas posicionar os morangos inteiros reservados.
  9. Manter na geladeira até a hora de servir.

Observação
Açúcar no chantilly: a quantidade irá variar dependendo do teor de gordura do seu creme de leite. O meu tinha 45% gordura e ficou na proporção de 10g açúcar para cada 100g creme de leite. Para creme de leites com teores menores, creio eu, irá um pouco menos de açúcar.
Creme de leite: utilizei creme de leite mesmo para fazer o chantilly. Caso na sua região seja mais difícil de encontrar, existem produtos tipo chantilly em lojas de confeitaria (leia: Tudo Sobre Creme de Leite). Não é a mesma coisa, mas é uma alternativa.
Calda: a massa do bolo ser estilo génoise precisa ser umedecida, não pule esta etapa. A massa é seca, bem seca.

Bolo de Morango e Chantilly (Japanese Strawberry Shortcake) por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Roseane:

    Próxima receita q farei!

  2. Sem Avatar VANESSA M:

    Pelo quê posso substituir o cremor tártaro?

    1. Infelizmente, nada. Neste caso, ele não pode ser substituído por outro ingrediente.

  3. Sem Avatar Bruna:

    Amo tuas receitas! Estou em processo de produção deste, o bolo está na geladeira e amanhã irei decorá-lo pro aniversário de um ano do meu filho :)
    Só me faltou o cremor tártaro, que onde eu moro é muito dificil de encontrar, pra que ele serve nesta receita na verdade? Bom, o bolo parece que deu certo sem… #oremos rsrs

    1. Ele auxilia na estabilidade e estrutura da massa, neste bolo, ele é realmente necessário. Caso não use, ainda terá um bolo? Sim. Porém, com características diferentes do formulado. :)

  4. Sem Avatar Giovanna:

    Olá, qual é o diâmetro da forma usada para assar a massa do bolo?

    1. 22cm como está escrito no modo de preparo, hein! :)

«

»