Fruitcake: Bolo de Frutas

Por: Publicado: Atualizado:

Como este ano eu não queria fazer Panettone, pois já fiz nos últimos anos aqui no PratoFundo. Mas eu queria alguma receita que fosse peculiar dessa época do ano: Fruitcake!

Fruitcake: Bolo de Frutas

Então, lembrei do famoso Fruitcake: bolo de frutas que é mais comum lá fora. E, infelizmente, não tem uma reputação muito boa. Muita gente não gosta e quando recebe um de presente, passa ele adiante.

Fiquei pensando: não pode ser tão ruim assim. Spoiler alert: não é!

Particularmente, eu gostei bastante dessa versão que eu fiz. No geral, elas são bem parecidas. Pode existir uma variação entre os tipos de frutas usadas, mas no final é sempre um bolo de frutas.

Fruitcake: Bolo de Frutas

É um bolo denso e super frutado (pun intended). Você precisa gostar de frutas secas/passas e especiarias. Outra característica é que ele pode ser meio alcoólico: ele era feito para durar, então, era de costume passar alguma bebida como conhaque/brandy, rum ou whiskey, todas com alto teor de alcoólico. Isto é feito por semanas, quase um amadurecimento do bolo.

Também queria testar isso. Mas temos que lembrar que lá fora nesta época do ano é inverno. Ou seja, a chance do bolo estragar é menor. Já aqui… estamos entrando no verão. Perder um bolo rico assim para mofo, seria uma facada no coração (e no bolso). Adaptei o processo e o bolo não mofou, ufa!

Fruitcake: Bolo de Frutas

Pré-preparo20 minutos
Tempo de preparo1 hora 45 minutos
tempo total de preparo1 hora 47 minutos
rendimento1 bolo de 28x12cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 100 g nozes (picada)
  • 180 g tâmaras secas (picada; sem sementes)
  • 170 g uva-passa branca (sem sementes)
  • 170 g uva-passa escura (sem sementes)
  • 50 g cranberry seca (opcional)
  • 75 g cereja em calda (maraschino picada)
  • 35 g farinha de trigo (#1)
  • 245 g farinha de trigo (#2)
  • 6 g (1 colher de chá) bicarbonato de sódio
  • 1,5 g (½ colher de chá) sal refinado
  • 0,75 g (¼ colher de chá) canela em pó
  • 0,5 g (¼ colher de chá) gengibre em pó
  • 115 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 200 g açúcar cristal
  • 1 ovo
  • 260 g iogurte sem sabor
  • 1 laranja (raspas)
  • 10 mL extrato de baunilha (ou 1-2mL essência)
  • 20 mL rum escuro (preferência cubano, opcional:)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Aquecer o forno em 180ºC. Forrar com papel manteiga uma fôrma de bolo inglês (28x11x5cm), untar ambos. Deve sobrar papel nas laterais. Ferver cerca 2L água. Reserve.
  • As nozes podem ser tostadas por 5-7 minutos depois de picadas.
  • Misturar tâmaras, as uvas passas, cereja em calda, cranberry, nozes e farinha de trigo (I). Reserve.
  • Numa outra tigela misture farinha de trigo (II), sal, bicarbonato, canela e gengibre em pó. Reserve.
  • Bater a manteiga e açúcar até um creme pálido. Junte ovo, iogurte, raspas da laranja, baunilha e rum (caso use). Continue batendo para misturar bem,
  • Acrescente os secos e misture. Na sequência, as frutas secas.
  • Transfira para a fôrma preparada, deixando bem uniforme.
  • Assar a 180ºC por cerca de 1h45min a 2h, ficará levemente dourado no topo. Faça o teste do palito. Uma assadeira deve ser colocada na grade abaixo onde o bolo será assado e nesta assadeira coloque a água fervente. Caso a água acabe durante o cozimento, deve ser reposta.
  • Tire do forno e deixar esfriar 10-15 minutos antes de retirar o bolo da forma. Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente.
  • Com metade do bolo testei borrifar bebida nele. Utilizei rum escuro (15-20mL) misturado com extrato de baunilha (~5mL). Era borrifado 1 vez por semana (repeti o processo por 4 semanas), e sempre envolvia no mesmo papel manteiga, guardava dentro de um saco plástico e na geladeira. No dia de borrifar o bolo, após o processo deixava o bolo fora da geladeira por 2h (já embalado) para evaporar excesso de álcool. Vale lembrar que ainda sim, o risco do bolo mofar ainda existe. Resultado: gostei bastante, os sabores do bolo amadurecem, fica mais gostoso e não ficou tão alcoólico assim. Ficou suave, mas perceptível.

Dicas Práticas & Alternativas

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Fez a Receita?Marque a gente @PratoFundo no Instagram!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Fruitcake: Bolo de Frutas
Adicione o PratoFundo como fonte confiável no Google!

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como produtor gastronômico, professor e comunicador científico, decrifra a química da cozinha desde 2007. Criou o PratoFundo como um espaço de convergência entre a culinária técnica e a segurança alimentar.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Silmara:

    5 stars
    Adorei, acho que vou preferir essa receita aon panetone.

  2. Suellen:

    Que lindo! deve ser muito bom mesmo!
    Mas heim, durante 4 semanas vc borrifou todos os dias? ou uma vez por semana?

    1. Vitor Hugo:

      Foi uma vez por semana! heheheh Todo dia ia ser birita com bolo, hahahahah

      1. Suellen:

        né! fiquei imaginando hahahahahaha! obrigada!

  3. Jorge Bizarro:

    Curiosamente, esse bolo em Portugal é popular, mas designa-se por ‘Bolo Inglês’ [designação essa que no Brasil aponta para algo totalmente distinto]. As receitas variam muito, mas geralmente leva uma razoável quantidade de manteiga e uns 3 ovos (eu costumo adaptar a receita para 2, pelo tamanho da minha forma), no seu caso é um ovo e cerca de dois iogurtes de 120g, o que me parece uma ideia óptima.
    A diferença principal é que lá na terrinha existe uma grande variedade de frutas cristalizadas que são usadas abundantemente neste bolo (além das passa, nozes, etc), mas deixadas a marinar na geladeira de véspera no rum/vinho do porto/ ou suco de laranja: assim perdem parte do açúcar e amolecem deixando um gosto próprio em parte do líquido da receita.
    Fiquei curioso com a bandeja com água… qual o motivo? – A receita tradicional portuguesa manda assar uns 20 minutos a 200 C e depois baixar para 170C durante o resto da cozedura.

    1. Vitor Hugo:

      É, aqui Bolo inglês é outra coisa hehehehe. A assadeira com água durante o cozimento é para manter o bolo úmido e controlar um pouco melhor a temperatura do forno, como ele demora (quase 2h) ele poderia ficar seco e torrado! :)

  4. Diego Manoel:

    4 semanas? :O
    Deve ficar muito bom.

    1. Vitor Hugo:

      Nas receitas mais tradicionais, o bolo é mantido por mais tempo… pode chegar a meses e anos! Mas eu não teria paciência, hahahahah