Fruitcake: Bolo de Frutas

Última atualização: 16 de abril de 2017

Por em

[Video: Fruitcake: Bolo de Frutas]

Como este ano eu não queria fazer Panettone, pois já fiz nos últimos anos aqui no PratoFundo. Mas eu queria alguma receita que fosse peculiar dessa época do ano.

Então, lembrei do famoso Fruitcake: bolo de frutas que é mais comum lá fora. E, infelizmente, não tem uma reputação muito boa. Muita gente não gosta e quando recebe um de presente, passa ele adiante.

Fiquei pensando: não pode ser tão ruim assim. Spoiler alert: não é!

Particularmente, eu gostei bastante dessa versão que eu fiz. No geral, elas são bem parecidas. Pode existir uma variação entre os tipos de frutas usadas, mas no final é sempre um bolo de frutas.

É um bolo denso e super frutado (pun intended). Você precisa gostar de frutas secas/passas e especiarias. Outra característica é que ele pode ser meio alcoólico: ele era feito para durar, então, era de costume passar alguma bebida como conhaque/brandy, rum ou whiskey, todas com alto teor de alcoólico. Isto é feito por semanas, quase um amadurecimento do bolo.

Também queria testar isso. Mas temos que lembrar que lá fora nesta época do ano é inverno. Ou seja, a chance do bolo estragar é menor. Já aqui… estamos entrando no verão. Perder um bolo rico assim para mofo, seria uma facada no coração (e no bolso). Adaptei o processo e o bolo não mofou, ufa!

Fruitcake: Bolo de Frutas por PratoFundo.com

Fruitcake: Bolo de Frutas

Ingredientes

  • 100g nozes picadas
  • 180g tâmaras secas/passa picadas (sem sementes)
  • 170g uvas passas brancas (sem sementes)
  • 170g uvas passas pretas (sem sementes)
  • 50g cranberry/oxicoco seca (opcional)
  • 75g cereja em calda (maraschino) picadas
  • 35g farinha de trigo (I)
  • 245g farinha de trigo (II)
  • 06g bicarbonato de sódio (cerca 1c.chá)
  • 1,5g sal refinado (cerca 1/2c.cchá)
  • 0,75g canela em pó (cerca 1/4c.cchá)
  • 0,5g gengibre em pó (cerca 1/4c.cchá)
  • 115g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 200g açúcar cristal
  • 01 ovo
  • 260g iogurte integral sem sabor
  • Raspas de 01 laranja
  • 10mL extrato de baunilha OU 1-2mL essência
  • Opcional: 20mL rum escuro (preferência cubano)

Modo

  1. Aquecer o forno em 180ºC. Forrar com papel manteiga uma fôrma de bolo inglês (28x11x5cm), untar ambos. Deve sobrar papel nas laterais. Ferver cerca 2L água. Reserve.
  2. As nozes podem ser tostadas por 5-7 minutos depois de picadas.
  3. Misturar tâmaras, as uvas passas, cereja em calda, cranberry, nozes e farinha de trigo (I). Reserve.
  4. Numa outra tigela misture farinha de trigo (II), sal, bicarbonato, canela e gengibre em pó. Reserve.
  5. Bater a manteiga e açúcar até um creme pálido. Junte ovo, iogurte, raspas da laranja, baunilha e rum (caso use). Continue batendo para misturar bem,
  6. Acrescente os secos e misture. Na sequência, as frutas secas.
  7. Transfira para a fôrma preparada, deixando bem uniforme.
  8. Assar a 180ºC por cerca de 1h45min a 2h, ficará levemente dourado no topo. Faça o teste do palito. Uma assadeira deve ser colocada na grade abaixo onde o bolo será assado e nesta assadeira coloque a água fervente. Caso a água acabe durante o cozimento, deve ser reposta.
  9. Tire do forno e deixar esfriar 10-15 minutos antes de retirar o bolo da forma. Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente.
  10. Com metade do bolo testei borrifar bebida nele. Utilizei rum escuro (15-20mL) misturado com extrato de baunilha (~5mL). Era borrifado 1 vez por semana (repeti o processo por 4 semanas), e sempre envolvia no mesmo papel manteiga, guardava dentro de um saco plástico e na geladeira. No dia de borrifar o bolo, após o processo deixava o bolo fora da geladeira por 2h (já embalado) para evaporar excesso de álcool. Vale lembrar que ainda sim, o risco do bolo mofar ainda existe. Resultado: gostei bastante, os sabores do bolo amadurecem, fica mais gostoso e não ficou tão alcoólico assim. Ficou suave, mas perceptível.
Fruitcake: Bolo de Frutas por PratoFundo.com Fruitcake: Bolo de Frutas por PratoFundo.com

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Diego Manoel:

    4 semanas? :O
    Deve ficar muito bom.

    1. Nas receitas mais tradicionais, o bolo é mantido por mais tempo… pode chegar a meses e anos! Mas eu não teria paciência, hahahahah

  2. Sem Avatar Jorge Bizarro:

    Curiosamente, esse bolo em Portugal é popular, mas designa-se por ‘Bolo Inglês’ [designação essa que no Brasil aponta para algo totalmente distinto]. As receitas variam muito, mas geralmente leva uma razoável quantidade de manteiga e uns 3 ovos (eu costumo adaptar a receita para 2, pelo tamanho da minha forma), no seu caso é um ovo e cerca de dois iogurtes de 120g, o que me parece uma ideia óptima.
    A diferença principal é que lá na terrinha existe uma grande variedade de frutas cristalizadas que são usadas abundantemente neste bolo (além das passa, nozes, etc), mas deixadas a marinar na geladeira de véspera no rum/vinho do porto/ ou suco de laranja: assim perdem parte do açúcar e amolecem deixando um gosto próprio em parte do líquido da receita.
    Fiquei curioso com a bandeja com água… qual o motivo? – A receita tradicional portuguesa manda assar uns 20 minutos a 200 C e depois baixar para 170C durante o resto da cozedura.

    1. É, aqui Bolo inglês é outra coisa hehehehe. A assadeira com água durante o cozimento é para manter o bolo úmido e controlar um pouco melhor a temperatura do forno, como ele demora (quase 2h) ele poderia ficar seco e torrado! :)

  3. Sem Avatar Suellen:

    Que lindo! deve ser muito bom mesmo!
    Mas heim, durante 4 semanas vc borrifou todos os dias? ou uma vez por semana?

    1. Foi uma vez por semana! heheheh Todo dia ia ser birita com bolo, hahahahah

      1. Sem Avatar Suellen:

        né! fiquei imaginando hahahahahaha! obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Chocotone: Panetone de Chocolate Tradicional e Recheado | PratoFundo

    […] falei que não iria fazer panetone em 2016, pois queria testar outras receitas (como o Fruitcake). Mas como vocês – meuzamigos e minhazmigas – pediram bastante, cá estamos: […]

«

»