Mousse de Chocolate Clássica

Durante a busca de receitas para comemorar o PF10anos, fiquei com várias dúvidas de como escolher e o que fazer. Por exemplo, esta Mousse de Chocolate Clássica chegou bem tarde no planejamento.

Mousse de chocolate com chantilly em cima sobre uma mesa branca

Mas quando eu lembrei bateu aquela sensação: como não pensei nisso antes?

Sim, no PratoFundo há outras receitas de mousse tão boas quanto. O vídeo mais acessado no canal é a Mousse de Água, por exemplo. Porém, a minha relação com mousse de chocolate vai mais longe.

Repensando um pouco a minha relação com comida, a mousse é uma das primeiras sobremesas que me vem à mente. Quando a gente era crionça e na época de vacas bem nutridas, passava as férias num hotel chique (na década de 90, talvez hoje não fosse) e lá tinha uma mousse de chocolate e suco de uva que eu lembro até hoje.

Para você ver que a comida sempre falou mais alto, e como já vou meio velho e não esqueci. É algo louvável, não?

Para ser sincero, não sei qual era a receita que o hotel usava. Mas com toda certeza, deveria ser uma bem simples e sem nada de modernidades. Afinal, estamos falando de o quê? Vinte e poucos anos atrás, o acesso a muitos ingredientes não era assim… fácil.

Então, quando bateu a vontade de fazer a receita, fui atrás da mais simples possível. E não é que existe? E não é que é ótima? Super leve, sabor de chocolate intenso e nada mais. Sublime.

Como uma clássica mousse, ela leva ovos e estão crus mesmo. Sim, eu sei: pode existir contaminação por Salmonella sp.. Assim, ela é uma receita com emoção: vou ter piriri ou não? A possibilidade existe, mas é pequena. Diferente da minha infância, hoje em dia é vendido ovos inteiros e separados já pasteurizados, logo, não tem desculpa para não fazer?

MOUSSE de Chocolate CLÁSSICA | #PF10anos | PratoFundo

Gif para se inscrever no canal do PratoFundo no Youtube

Mousse de Chocolate Clássica

Pré-preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 3 h 30 min
Total: 3 h 40 min
Rend.: 3 porções pequenas
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 75 g chocolate meio amargo
  • 56 g gemas (3 unidades)
  • 106 g claras (3 unidades)
  • 15 g açúcar cristal ( ou refinado)
  • 5 mL licor de laranja (triple sec; opcional)

Modo de Preparo

  • Derreter o chocolate no micro-ondas (ou banho-maria), misture bem para não deixar nenhum pedaço. Chocolate não deve estar muito quente.
  • Adicione as gemas ao chocolate derretido e misture bem.
  • Bater as claras em neve, adicione o açúcar quando estiver com uma espuma leve, isso é no começo.
  • Bater até picos firmes e brilhante, cerca de 03 minutos na batedeira.
  • Coloque cerca de 1/3 das claras em neve ao creme de chocolate. Se usar licor, adicione agora também. E misture muito bem, pode ser mexido com vontade.
  • Acrescente o restante das claras e mexer delicadamente para incorporar.
  • Distribua em recipiente individuais ou um comunitário.
  • Levar na geladeira por 3 horas, no mínimo.
  • Por ter ovos crus, consumir em até 24 horas.

Dicas

  • Chocolate meio amargo: se quiser e puder, escolha um chocolate com sabor intenso e de qualidade. O meio amargo normal vai funcionar também, porém se quiser mais amargor, chocolates de 60-70% cacau seria a escolha.
  • Ovos: sim, eles estão crus. Sim, pode existir contaminação por Salmonella sp.. Por isso a observação de consumir em até 24h. Porém, atualmente é possível encontrar em mercados gema e clara pasteurizados.
Você fez a receita?Marca @PratoFundo ou tag #pratofundo no Instagram!
Mousse de chocolate em detalhe mostrando a textura da mousse

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Fiz com chocolate ao leite contrariando sua dica de usar chocolate meio amargo e me dei mal, é claro. Ficou uma nuvem bem clarinha de com um fundo de chocolate e nenhum gosto de ovo (ainda bem). Vou deixar na geladeira, colocar uma flor de sal por cima e torcer pra não ter piriri! Amei a receita e com certeza vou passar no mercado e comprar a barra de 70% que fica me chamando todo dia e vou fazer de novo, agora seguindo a receita corretamente.

    1. Hahahahahah, é ao leite fica bem mais claro mesmo! hahahahah

  2. Parabéns pelo aniversário! Muito obrigado pela ótima receita. Excelente a expressão “receita com emoção” :)