Crème Brûlée feito de Sorvete

Há algum tempo atrás surgiu essa versão de Crème Brûlée feito com Sorvete, isso mesmo! Não leu errado, a receita usa como base o sorvete

Crème Brûlée com o caramelo quebrado visto de cima

Dando continuidade a série “Será que Funciona”, testei mais uma dessas receitas que surgem na internet e eu fico bem descrente que vão funciona! Dessa vez, é usando sorvete como base para fazer a tradicional sobremesa Crème Brûlée.

A ideia consiste em: sorvete derretido + gema, e você tem o Crème Brûlée. Depois de passa pela primeira suspeita, parei e pensei: tecnicamente, até que faz sentido. De uma maneira geral, sorvete é feito com creme, leite e ovos (ou deveria).

Assim, coloquei a prova! E para ficar um pouco diferente testei com 3 produtos diferentes: sorvete básico-comum (leia-se: tem mais pózinho mágico), sorvete que é baseado nas receitas clássicas e de creme inglês, e com sobremesa láctea de chocolate tipo danete.

Optei por usar dois tipos de sorvetes, pois no Brasil a maioria dos sorvetes em escala nacional com um preço não tão proibitivo não são feitos tendo como base creme, leite e ovos, mas uma mistura de água com mais aditivos para textura e qualidade sensorial.

Enquanto, os sorvetes premium tendem a ser feito com essa base de creme, leite e ovos. E lá hora é mais fácil encontrar esse tipo de produto do que aqui, e como a receita veio da gringa, escolhi testar assim.

A sobremesa láctea foi curiosidade mesmo, sem falar que era mais barato também.

Crème Brûlée feito de Sorvete: Funcionou?

Como puderam ver, funcionar, até funciona. Mas o sorvete precisa ter uma base boa, ou seja, que tenha creme, leite e ovos em quantidades interessantes. Dentre as 3 versões, o Crème Brûlée feito com o sorvete premium ficou melhor e realmente parecia um Crème Brûlée.

O feito com o sorvete básico, a textura não ficou parecida e estava mais mole. Mesmo com mais tempo de cozimento e o mesmo de geladeira. Ao paladar, a falta de creme é perceptível, no sentido, de faltar aquela cremosidade do creme de leite.

O que também deve ter influenciado na consistência mais mole. E o feito com a sobremesa láctea não ficou ruim, mas se tivesse que escolher: é melhor comer ela, como vem pronta do fabricante. Como Crème Brûlée não vale o esforço.

Crème Brûlée com o caramelo visto de cima

Crème Brûlée de Sorvete

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 6 horas 40 minutos
Total: 8 horas 30 minutos
Rende: 1 unidade
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 150 g sorvete (sabor desejado)
  • 1 gema
  • Açúcar cristal (para queimar)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno a 180ºC e ferva cerca de 2L de água, ou quantidade necessária para a forma do banho-maria.
  • Derreta o sorvete no micro-ondas cerca de 20 segundos e mexa bem para deixar uniforme.
  • Acrescente a gema e misture para deixar homogeneo. Transfira para um ramequin ou outro recipiente que possa ir ao forno.
  • Coloque dentro de uma assadeira e adicione a água quente para fazer um banho-maria.
  • Cozinhe por cerca 30-35 minutos, ao espetar com uma faca deve sair limpa.
  • Retire do forno e do banho-maria, deixe esfriar por 20 minutos. Leve para geladeira por pelo menos 6 horas, ideal de um dia para o outro.
  • Polvilhe açúcar cristal sobre o creme, distribuindo bem para formar uma camada fina.
  • Queime com uma maçarico e tenha cuidado: é bem quente! A etapa de queimar deve ser feita na hora de servir.

Dicas

  • Sorvete: caso for fazer, sugiro que escolha um sorvete que tenha como fazer ingredientes como creme de leite, leite e ovos para que a consistência fique similar ao Crème Brûlée tradicional.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: Crème Brûlée de Sorvete
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. Isaac Paes:

    5 stars
    Ai Ai Ai, vou tentar fazer também, espero conseguir o sorvete certo para executar esta receita, resta cruzar os dedos e torcer. Sua receita parece muito deliciosa, obrigado por compartilhar.