Receita de Chantininho Tradicional (Creme Vegetal)

O famoso Chantininho: creme a base creme vegetal, leite condensado e leite em pó. Uma alternativa de recheio e cobertura para bolos.

Espátula com Receita de Chantininho Tradicional (Creme Vegetal)

A receita faz parte do Comparativo que fiz entre Chantininho Tradicional e Chantininho Gourmet. Sendo que o Tradicional, geralmente, é feito com Creme Vegetal tipo Chantilly.

Enquanto, a versão que estou chamando de Gourmet usa Creme de Leite Fresco.

Chantininho Tradicional (Raiz)

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 4 porções (total: 840g)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 mL creme vegetal tipo chantilly (gelado)
  • 200 g leite condensado (gelado)
  • 140 g leite em pó (qualquer marca)
  • 2 mL essência de baunilha
Recomendo sempre usar as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As quantidades em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas.
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL

Modo de Preparo

  • Bata creme vegetal, leite condensado, leite em pó e baunilha na tigela da batedeira por 3-5 minutos ou até ficar firme (montar).
  • Use na sequência ou guarde na geladeira até a hora de usar.

Dicas

  • Creme vegetal tipo chantilly: é aquele produto para substituir chantilly em preparações. Geralmente, fica na parte de confeitos do mercado e vem caixinha de 200mL ou 1L. Existem várias marcas, a escolha vai pelo sabor final desejado. Precisa estar bem gelado mesmo. Saiba mais: O que é Creme Vegetal Tipo Chantilly?.
  • Volume: a quantidade por peso é a mesma, mas o volume é maior. Geralmente, creme vegetal pode render de 2-4x depois de batido. Esta versão de 500mL: rende bastante. Daria para rechear e decorar um bolo de 15cm com sobra.
  • Leite condensado: já testei várias marcas, pode ser qualquer uma.
  • Leite em pó: se for chamar de Chantininho, use Leite Ninho para ser a verdade e honestidade com o seu cliente, né? Já usei de várias marcas e sempre o mesmo resultado, mas o sabor pode variar. Use as versões instantâneas (vem escrito na embalagem), dissolve mais fácil o leite em pó.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
Pin Image: Chantininho Gourmet (Creme Vegetal)
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Já tentei por várias vezes fazer chantilly ou chantininho mais não dá certo pois fica firme mais na hora que vou usar colocando no bolo pra fazer os procedimentos fica mole.

    1. Ele é sensível ao calor, se estiver muito quente ele pode amolecer. Ou se a proporção de leite condensado foi alta demais.

  2. Marvilhoso