Comparativo: Chantininho de Creme Vegetal e Creme de Leite

O famoso Chantininho: o creme meio recheio, meio cobertura que ficou muito famoso nos últimos anos. E resolvi fazer um comparativo da preparação usando Creme Vegetal e Creme de leite fresco.

Comparativo: Chantininho de Creme Vegetal e Creme de Leite

O que é Chantininho?

Basicamente: um creme a base de creme vegetal tipo chantilly com leite condensado e leite em pó. O ninho se refere ao Leite Ninho.

Tentei encontrar uma origem certa da preparação, vi algumas publicações de 2014(!), mas não achei nada concreto.

Para ser sincero, creio que sempre existiu. Mas com outros nomes, a fama e a divulgação em massa só anos depois.

Creme Vegetal Tipo Chantilly

Não sabe o que é Creme Vegetal Tipo Chantilly? Sem problemas, já falei sobre ele: O que é Creme Vegetal Tipo Chantilly?.

Em resumo: é um produto que tenta ser um substituto do Creme de leite (Creme de Leite: Guia Completo).

E muitas receitas apesar de falar que usam chantilly, na verdade, é esse creme vegetal tipo chantilly.

Chantininho: Raiz e Gourmet

Vou confessar que a primeira vez que escutei falar sobre o chantininho (e sabia que era feito com creme vegetal), eu torci o nariz sem ter provado.

Depois que provei e entendi o contexto de onde e por quem é usado, relevei alguns pontos gerais.

Até que surgiu a dúvida: será que funcionaria uma versão Gourmet dele? Ao invés de usar o substituto, usar o creme de leite fresco mesmo?

Foi basicamente isso que coloquei a prova neste comparativo.

Chantininho Tradicional: Creme Vegetal tipo Chantilly

Tigela com Receita de Chantininho Tradicional (Creme Vegetal)
  • Como era esperado: a textura tem uma sensação menos gordurosa. Geralmente, esses cremes vegetais tem em torno de 25% gordura.
  • O rendimento é grande, pode aumentar de volume entre 3-4 vezes o creme vegetal tipo chantilly. Esse aumento varia entre as marcas.
  • O sabor não é tão lácteo assim, o que é esperado. Afinal, tem menos ingredientes que vem do leite.
  • Ficou mais claro e a cor clara-branca é usado como fator positivo pelas marcas.
  • Particularmente, achei mais estável na forma de chantininho do que como “chantilly” puro. Deve funcionar um pouco melhor em climas quentes, mas precisa de geladeira.
  • É ruim? Não. Mas está longe de ser super gostoso. Porém, esse parâmetro só fica bem mais claro quando se comparado lado a lado com a versão Gourmet.

Chantininho Gourmet: Creme de Leite Fresco

Tigela com o creme Chantininho Gourmet (Creme de Leite)
  • A textura pode ser mais gordura que o ideal. O creme de leite usado no comparativo tinha 45% gordura. Apesar de ter ficado bom, ficou mais gorduroso que o necessário.
  • Rendimento é menor que o Tradicional. Aumentou cerca de 1-2 vezes do volume inicial, provavelmente, por causa do alto teor de gordura. Não vou necessário bater tanto para chegar no ponto firme.
  • O sabor lácteo é bem mais intenso, afinal, tem bastante gordura de leite na preparação o que casou muito bem com o leite condensado.
  • Na foto é possível notar que ficou amarelo, e de novo, devido a gordura. Geralmente, gordura do leite tem uma coloração amarelada. E nesse caso ficou ainda mais evidente por causa do creme de leite ter 45% gordura.
  • Também achei que ficou mais estável como uma preparação quando comparado ao chantilly normal. Mas de qualquer maneira, precisa ficar na geladeira também.

Chantininho: Qual é o mais barato?

Tabela de comparação de valores

Muitas pessoas podem perguntar: por que é usado creme vegetal tipo chantilly ao invés do creme de leite?

Preço.

A receita sai mais barata na proporção e rende mais. Logo, o pessoal que vive de fazer doces (e confeitarias, padarias e afins) acabam usando ele. E, em alguns casos, disponibilidade e logísticas. Mas esses detalhes eu já comentei no artigo do O que é Creme Vegetal Tipo Chantilly?.

Os valores da tabela acima são preços de mercado normal e geralmente (meados de setembro/2019), mais caros. Se comprados em lojas de confeitaria a diferença aumenta ainda mais.

Muito Longo; Não Li

  • Chantininho de Creme Vegetal (Tradicional): rende mais em volume.
  • Chantininho de Creme de Leite (Gourmet): rende menos em volume.
  • Tradicional tem menos sabor lácteo.
  • Gourmet tem mais sabor lácteo.
  • Se for fazer o Gourmet, use um creme de leite fresco de 35-40% gordura, acima disso achei gorduroso demais e mais fácil de virar manteiga.
  • Tradicional fica com a cor bem mais clara (branco) enquanto a Gourmet pode ficar amarelada.
  • Achei que ambas as versões ficaram mais estáveis quanto a temperatura, mas ainda assim é necessário ficar na geladeira seja a preparação ou o bolo pronto.
  • O custo do Tradicional é menor comparado com o Gourmet.
  • É possível usar qualquer marca de leite em pó, mas caso não seu Leite Ninho: chame o creme por outro nome. Nada de induzir o cliente ao erro.
  • No caso do creme vegetal tipo chantilly pode ser usado qualquer marca também. A escolha vai de preferência pessoal mesmo.
  • Provando as duas versões lado a lado que é possível perceber bastante as diferenças entre elas.
Pin Image: Comparativo: Chantininho de Creme Vegetal e Creme de Leite
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Elaine R Felipe:

    Mais uma matéria show! Bora provar chantininho com creme fresco, confesso que nunca pensei a respeito.

    Mas gostaria de colocar um ponto sobre suas reflexões, apesar de não trabalhar profissionalmente com chantininho, o maior motivo de uso de creme vegetal não é o preço (apesar de $$ influenciar o mundo sim rsrs ) e sim textura, estabilidade e preparo.
    As versões power vão desde emulsificante, gelatina, glace real ou uma mistura e não derretem em Teresina, Amazônia ou Saara – este é a principal meta de quem faz chantininho.

    As cores e manipulação necessária para confeccionar um bolo artístico – podem demandar uma carga imensa de corantes, a depender da cor que a “crie te” pediu ou da montagem que vc quer fazer.

    O pesadelo de qq confeiteira e ver seu creme escorrer, cores não estáveis ou misturadas em um grande borrão – fim de carreira na certa.

  2. Júlia Caires:

    Oi Victor, mas e aí, qual das duas é mais gostosa, ao seu paladar?

    1. Vitor Hugo:

      Dá uma olhadinha no vídeo! :)