Um bolo para quem ama de paixão Amendoim e Paçoca! Super fofinho e ideal para o café da tarde. E com aquela cobertura incrível de ganache.
Não sei você, mas eu gosto bastante de amendoim. Seja torradinho com sal, seja como paçoca ou como pasta de amendoim. E aqui é, literalmente, pasta. Não a manteiga de amendoim gringa.
Só o amendoim triturado mesmo até virar pasta, mas que compro pronta. Não estou com vontade de quebrar o liquidificador. Se o seu consegue, ótimo. O meu não.
Estava com uma quantidade interessante de pasta de amendoim, pois fazia parte da minha dieta do projeto Biscoiteiro Sarado… mas 2020 aconteceu. E só veio ladeira abaixo e desgraça.
Para não perder o ingrediente, vamos fazer um bolo! Que serve bastante como um quitute para festa junina também.
É um bolo mais sequinho, então, é ideal para um lanche da tarde, café da manhã. E a cobertura equilibra bem o bolo como um todo.
A perversão do ingrediente que era para ser fitness e virou bolo, hahahahah.
Dicas para Bolo perfeito
- Para este Bolo de Paçoca: recomendo que os ingredientes estejam em temperatura ambiente e levemente aquecido no caso do leite. Caso estejam gelados, isso faz a gordura da pasta de amendoim endurecer.
- É pasta de amendoim mesmo, não é manteiga de amendoim tipo americana. Ou seja, é apenas o amendoim triturado.
- O sal na massa ajuda a dar a sensação de paçoca que é doce e salgada. Uma vez que a pasta de amendoim não tem sal e nem açúcar.
- A cobertura é suficiente para cobrir levemente o bolo. Particularmente, acheio o suficiente. E recomendo que faça dos dois sabores. Mas se quiser fazer mais, fique à vontade.
Bolo de Paçoca com Cobertura de Paçoca
Ingredientes
Bolo de Amendoim
- 300 g (1 ½ xícara) açúcar cristal
- 150 g pasta de amendoim integral (sem açúcar, veja observação)
- 50 g (¼ xícara) óleo vegetal
- 3 ovos (temperatura ambiente 25-30°C)
- 175 mL (¾ xícara) leite desnatado (ou integral, levemente morno)
- 5 mL (1 colher de chá) essência de baunilha (ou extrato)
- 3 g (½ colher de chá) sal refinado
- 280 g (2 xícaras) farinha de trigo
- 20 g (4 colheres de chá) fermento químico em pó
- 4 paçoca (tipo rolha)
Cobertura de Paçoca
- 50 g chocolate branco (picado)
- 50 g chocolate meio amargo (picado)
- 50 g creme de leite UHT (dividido, caixa ou lata; 17% gordura)
- 50 g pasta de amendoim integral (dividido, sem açúcar)
- 1 paçoca (tipo rolha)
Modo de Preparo
Bolo de Amendoim
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Unte com manteiga ou margarina culinária uma forma redonda de furo no meio de cerca 24x9cm (veja observação), precisa ser alta. Se for uma cheia de detalhes como a usada nesta receita, unte, mas unte muito bem, unte a alma. Depois leve a forma ao congelador. Usei na receita uma forma tipo Bundt da Marissa Lounina modelo Spangle.
- Misture açúcar, pasta de amendoim, óleo, ovos, leite, baunilha e sal em uma tigela com um batedor de arame (fouet) até ficar bem uniforme, cerca 1-2 minutos. Se quiser pode usar uma batedeira de mão ou liquidificador.
- Acrescente farinha e fermento, misture bem.
- Coloque cerca de 1/3 de xícara da massa na forma untada para cobrir o fundo dela.
- Quebre as paçoca com as mãos e misture grosseiramente na massa do bolo, não precisa misturar muito bem.
- Coloque o restante da massa na forma.
- Asse a 180°C por 45-50 minutos ou até ficar dourado e no teste do palito saia limpo.
- Retire do forno e espere 10 minutos antes de desenformar. Então, desenforme sobre uma grade ou no prato de servir. Deixe esfriar.
Cobertura de Paçoca
- Derreta os dois chocolates (branco e meio amargo) separadamente, no micro-ondas de 20 em 20 segundos mexendo sempre. Ou no banho-maria: uma tigela de metal sobre uma panela com água quente sem deixar a tigela encostar na água. Não deixe o vapor d'água entrar em contato com o chocolate.
- Adicione 25g do creme de leite e 25g de pasta de amendoim em cada um dos chocolates derretidos, e misture muito bem. Fica mais fácil de usar, se a cobertura estiver morna.
- Cubra o bolo a cobertura e se quiser polvilhe paçoca esmigalhada.
Dicas
- Pasta de amendoim: a usada não é a peanut butter americana, é literalmente, pasta de amendoim. Ou seja, apenas amendoim triturado sem adição de óleo ou açúcar. A usada tem 44,6% de gordura e é bem líquida, é o que o pessoal fitness usa.
- Untar: não precisa polvilhar farinha, mas se quiser pode. E usei margarina culinária para untar, particularmente, fica melhor para desenformar e não gasto manteiga que está o preço da morte. E vai ao congelador para solidificar a gordura novamente.
Farei! Amo amendoim! Super bem explicado
Parabéns.