Não é a fruta in natura, mas o extrato seco do fruto da planta Synsepalum dulcificum. Não sabe o que é? Sem problemas, a gente explica.
A planta produz um fruto que contém uma substância chamada miraculina, uma glicoproteína (leia-se uma estrutura protéica ligada com um carboidrato). Até aqui tudo bem, glicoproteínas são comuns nas nossas incríveis plantinhas.
A miraculina é diferente. Por algum mecanismo ainda não muito bem descrito, a substância consegue interferir nas papilas gustativas, principalmente na nossa percepção do gosto azedo/ácido transformando-os em respostas doces. Isso mesmo. Tudo que é azedo ficará doce depois de comer a fruta ou o extrato dela.
Já faz um bom tempo que conheço a dita, estava louco atrás da fruta (quase impossível aqui no Brasi) ou das pastilhas do extrato. Adivinha o que aconteceu? Consegui colocar as patinhas mãos numa caixa das pastilhas!
Ganhei da Miss A. Ela sabia que eu queria, e me deu de presente. A caixa veio dos EUA e provavelmente foi adquirida via Think Geek. Chega de papo e vamos ao teste em vídeo!
[Link do video: Miracle Fruit]
A ação da miraculina realmente funciona como pode perceber, é bem estranho além da zuada legal no paladar. Não saberia dizer quanto tempo durou o efeito, como testei de noite justamente por causa disso, para não ficar com o paladar alterado durante o dia.
A lista de produtos testados:
- Limão taiti
- Limão siciliano
- Maracujá azedo
- Vinagre de vinho branco
- Vinagre de tangerina
- Vinagre balsâmico
- Vinho branco
- Mostarda dijon
E você, se animou com a possibilidade de tudo, teoricamente, ser doce? heheheh
Fiquei tão curiosa que comprei uma cartela na Amazon. Ontem fiz o teste e foi muito legal. Vale pra dar umas risadas. Mas e a coragem pra colocar um pedaço de limão na boca??? Até passar que aquilo é azedo e e vai ser ruim é muito engraçado.
Outro dia um dos chefes do Top Chef Texas fez uso da miraculina, mas nem assim ganhou a prova.
Adoro seu blog. Abraços.
Conheça a Miracle Fruit http://t.co/67Yuu5ag
Adorei conhecer seu blog, iremos à São Paulo em fevereiro de 2012 e suas dicas são muito boas, valeu!