Alfajor é doce bem típico argentino, mas é possível encontrar em praticamente toda América Latina, cada país terá a sua receita tradicional. É uma delícia e mais fácil de fazer do que você imagina.
Um dos docinhos mais comuns na América do Sul: alfajor! Tudo bem que no Brasil não ficou tão difundido quanto nos nossos países vizinhos, mas ainda sim faz parte da culinária da região.
Iguala o nosso brigadeiro, existem diversas maneiras e receitas de alfajores: cada lugar terá o seu jeito de fazer. Seja trocando a farinha por amido, misturando as duas, mudando o recheio, banhando com chocolate ou algum glacê.
Gosto bastante da versão que sugiro: é sequinha, a textura é boa, tem o amanteigado de fundo. E vai casar muito bem o recheio que, geralmente, é doce de leite. Neste caso, usei a Cajeta (doce de leite de cabra), mas pode ser qual desejar.
Alfajor com Doce de Leite de Cabra (Cajeta)
Ingredientes
- 45 g manteiga sem sal (temperatura ambiente, 25-30ºC)
- 35 g açúcar refinado
- 1/2 ovo
- 10 g mel
- 100 g farinha de trigo
- 01 g fermento químico em pó (menos que 1/4 c.chá)
- 01 g sal refinado (menos que 1/4 c.chá)
- 01 receita de Cajeta (doce de leite de cabra) (ou doce de leite tradicional cremoso (entre 150-200g))
- 50 g coco ralado (seco; opcional, decoração)
Modo de Preparo
- Para medir o meio ovo: quebrar o ovo num recipiente a parte, com um garfo misturar a clara e gema até ficar bem homogêneo. Pesar a mistura total, então, pesar a metade. Ou separar em duas partes no olhometro, mas recomendo que use balança.
- Numa tigela misture manteiga, açúcar refinado, ovo e mel. Misturar bem para virar um creme uniforme.
- Acrescentar a farinha de trigo, fermento químico em pó e sal. Misture bem apenas para incorporar a farinha. A massa é cremosa/macia.
- Transferir sobre plástico filme ou saquinho, levar na geladeira por 45-60 minutos ou até que esteja firme. Caso o dia esteja quente, pode ser necessário mais tempo. A massa deve estar firme ao toque.
- Aquecer o forno em 180ºC. Forrar uma assadeira com papel manteiga. Reserve.
- Abrir a massa sobre uma superfície limpa, polvilhando farinha para não grudar. Recomendo abrir sobre um tapete de silicone ou papel manteiga. A espessura da massa deve ser entre 0,3-0,4cm, no máximo 0,5cm. Cortar discos de 5cm (diâmetro). Caso a massa volte a fica macia novamente, leve na geladeira ou congelador para firmar. Repita o processo até acabar a massa.
- Dispor os discos de massa sobre a assadeira preparada, deixando espaço entre eles.
- Assar a 180ºC por cerca de 8-10 minutos, ficam pálidos mesmo. O dourado é bem leve. Retirar do forno e transferir para uma grade para esfriarem completamente.
- Rechear um disco com uma quantidade boa de doce de leite e fechar com outro disco de bolacha, pressionar levemente.
- Se desejar, passar no coco ralado as laterais.