Durante a busca de receitas para comemorar o PF10anos, fiquei com várias dúvidas de como escolher e o que fazer. Por exemplo, esta Mousse de Chocolate Clássica chegou bem tarde no planejamento.
Mas quando eu lembrei bateu aquela sensação: como não pensei nisso antes?
Sim, no PratoFundo há outras receitas de mousse tão boas quanto. O vídeo mais acessado no canal é a Mousse de Água, por exemplo. Porém, a minha relação com mousse de chocolate vai mais longe.
Repensando um pouco a minha relação com comida, a mousse é uma das primeiras sobremesas que me vem à mente. Quando a gente era crionça e na época de vacas bem nutridas, passava as férias num hotel chique (na década de 90, talvez hoje não fosse) e lá tinha uma mousse de chocolate e suco de uva que eu lembro até hoje.
Para você ver que a comida sempre falou mais alto, e como já vou meio velho e não esqueci. É algo louvável, não?
Para ser sincero, não sei qual era a receita que o hotel usava. Mas com toda certeza, deveria ser uma bem simples e sem nada de modernidades. Afinal, estamos falando de o quê? Vinte e poucos anos atrás, o acesso a muitos ingredientes não era assim… fácil.
Então, quando bateu a vontade de fazer a receita, fui atrás da mais simples possível. E não é que existe? E não é que é ótima? Super leve, sabor de chocolate intenso e nada mais. Sublime.
Como uma clássica mousse, ela leva ovos e estão crus mesmo. Sim, eu sei: pode existir contaminação por Salmonella sp.. Assim, ela é uma receita com emoção: vou ter piriri ou não? A possibilidade existe, mas é pequena. Diferente da minha infância, hoje em dia é vendido ovos inteiros e separados já pasteurizados, logo, não tem desculpa para não fazer?
Mousse de Chocolate Clássica
Ingredientes
- 75 g chocolate meio amargo
- 56 g gema (3 unidades)
- 106 g clara (3 unidades)
- 15 g açúcar cristal ( ou refinado)
- 5 mL licor de laranja (triple sec; opcional)
Modo de Preparo
- Derreter o chocolate no micro-ondas (ou banho-maria), misture bem para não deixar nenhum pedaço. Chocolate não deve estar muito quente.
- Adicione as gemas ao chocolate derretido e misture bem.
- Bater as claras em neve, adicione o açúcar quando estiver com uma espuma leve, isso é no começo.
- Bater até picos firmes e brilhante, cerca de 03 minutos na batedeira.
- Coloque cerca de 1/3 das claras em neve ao creme de chocolate. Se usar licor, adicione agora também. E misture muito bem, pode ser mexido com vontade.
- Acrescente o restante das claras e mexer delicadamente para incorporar.
- Distribua em recipiente individuais ou um comunitário.
- Levar na geladeira por 3 horas, no mínimo.
- Por ter ovos crus, consumir em até 24 horas.
Dicas
- Chocolate meio amargo: se quiser e puder, escolha um chocolate com sabor intenso e de qualidade. O meio amargo normal vai funcionar também, porém se quiser mais amargor, chocolates de 60-70% cacau seria a escolha.
- Ovos: sim, eles estão crus. Sim, pode existir contaminação por Salmonella sp.. Por isso a observação de consumir em até 24h. Porém, atualmente é possível encontrar em mercados gema e clara pasteurizados.
Fiz com chocolate ao leite contrariando sua dica de usar chocolate meio amargo e me dei mal, é claro. Ficou uma nuvem bem clarinha de com um fundo de chocolate e nenhum gosto de ovo (ainda bem). Vou deixar na geladeira, colocar uma flor de sal por cima e torcer pra não ter piriri! Amei a receita e com certeza vou passar no mercado e comprar a barra de 70% que fica me chamando todo dia e vou fazer de novo, agora seguindo a receita corretamente.
Hahahahahah, é ao leite fica bem mais claro mesmo! hahahahah
Parabéns pelo aniversário! Muito obrigado pela ótima receita. Excelente a expressão “receita com emoção” :)