Sempre quis fazer o famoso Bolo Red Velvet Cake perfeito? Aprenda a fazer passo a passo, é mais fácil do que você imagina e muito, mas muito delicioso!
Algumas vezes uma receita fica na nossa cabeça. Sempre dando aquela lembrança: vem fazer a gente de novo!
Dentro dessas, o bolo Red Velvet Cake! Para quem acompanha o blog, sabe que eu já o fiz uma vez. Mas deu tudo errado… quer fizer: foi cômico.
Como eu queria fazer um bolo novamente, acabei pescando essa receita que é bem tradicional dos Estados Unidos. E desta vez, fiz como eu queria.
Existe muito debate sobre como o Red Velvet deve ser feito. Alguns dizem que precisa ter cacau, e ele precisa ser o natural por ser ácido. Já outros que para ficar com o tom vermelho devemos usar beterraba para ter um corante natural.
Nessa minha versão, a resposta mais curta para este debate: eu não quis. Obrigado, de nada.
Agora, vamos para as respostas mais longas.
- Cacau natural ou não alcalinizado: por ter um caráter ácido, realmente, o pH da massa irá interagir com este cacau. O que interfere na coloração e sabor final. Porém, praticamente todas as receitas de Red Velvet pedem para fazer algo que não faz sentido nenhum. Misturar o bicarbonato de sódio (ou fermento) com o vinagre, e quimicamente isso é uma reação de neutralização. E nesse caso, o resultado é um sal (acetato de sódio), água e gás (gás carbônico). Ou seja, se foi neutralizado, não vai dar em nada.
Dito isso: a quantidade de cacau que vai iria deixar a massa marrom e não daria tanto sabor de cacau assim. Duas coisas que eu não queria.
- Beterraba: nos últimos anos surgiram mais receitas que usam a beterraba para agregar cor. Porém, na grande maioria das receitas é um bolo de… beterraba. Ou seja, além da cor vem junto o sabor caraterístico dela. Eu não queria isso. Sem falar que o pigmento presente, Betanina, é sensível ao pH como a grande maioria dos pigmentos naturais. Logo, o pH da massa também iria interagir com ele.
Obrigado, não quero.
A história do Red Velvet Cake tem mais de 200 anos, os primeiros relatos datam 1800. É uma receita bem, mas bem antiga e cheia de reviravoltas. Como toda boa história.
Pelo que existe relatado, o bolo original não era necessariamente esse vermelho vibrante. Mas sim um marrom avermelhado por causa dos ingredientes usados naquela época. Ou por causa de nomenclatura, antigamente o brown sugar (que não tem no Brasil, e açúcar mascavo não é a mesma coisa) era chamado de red sugar.
E na massa era usado o cacau, amido de milho ou farinha de amêndoas para deixar o bolo final mais leve (velvet, aveludo) para remeter aos doces vitorianos. A adição desses ingredientes interferem na trama de glúten da farinha de trigo, logo, deixam o bolo menos denso.
Já o Red Velvet moderno com o tom vermelho bem intenso é graças a uma jogada de marketing de uma empresa produtora de extratos e corantes que viu uma oportunidade durante a 2º Guerra Mundial. Transformar um bolo simples em algo bem mais chamativo.
O bolo que eu buscava é justamente esse moderno: bem vermelho e chamativo.
Para conseguir a cor usei corante vermelho em gel. E em quantidades interessantes (leia-se: bastante), mesmo sendo em gel. Sim, eu sei que muitas pessoas não podem consumir corantes por causa de alergia. Prazer, está lendo uma dessas pessoas.
Eu descobri que sou alérgico ao corante vermelho de cochonilha (carmine), me dá uma coceira danada. O que eu usei na receita lista amarelo de tartrazina, vermelho 2 e vermelho 6. Ainda não me deu nenhuma reação.
Para o bolo, usei a minha Massa Básica de Baunilha coringa que já ensinei aqui no blog e YouTube.com/PratoFundo. A diferença foi o acréscimo do corante e bastante essência de baunilha.
Sim, usei essência mesmo. Tá.
Preciso falar do recheio/cobertura de Cream Cheese: é incrível. Muito, mas muito boa. Precisei ter força de vontade para não comer tudo de colher. Façam. De nada.
Você ajuda a manter o site e os vídeos no ar e temos recompensas bem bacanas, vem saber como!
Red Velvet Cake: Bolo Veludo Vermelho
Ingredientes
BOLO
- 1 Bolo Básico de Baunilha
- 3-6 g corante vermelho em gel (cerca 2-3 colheres de chá)
- 8 mL essência de baunilha (transparente)
RECHEIO DE CREAM CHEESE
- 140 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 45% gordura)
- 100 g açúcar refinado
- 0,5 g sal refinado (pitada)
- 5 mL extrato de baunilha (3-4mL essência)
- 225 g cream cheese (gelado)
- 40 g chocolate ao leite (gotas ou barra picada; opcional)
CALDA
- 100 mL leite integral
- 04 mL essência de baunilha (transparente)
Modo de Preparo
Modo: BOLO
- Faça o Bolo Básico com apenas duas diferenças: use essência de baunilha transparente para saborizar o bolo, e adicione o corante vermelho. Para colorir a massa separei uma xícara da massa, adicionei o corante nela e depois juntei com o restante da massa. A quantidade de corante vai depender da marca e o quão intenso desejar, coloque aos poucos e vá testando. Eu sei cerca de 3 colheres de chá.
- Com o bolo já frio, desenformar sobre uma superfície limpa. Remover o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo com a base virada para cima.
- Para fazer os discos de bolo: com o aro de 15cm, cortar três discos. Dois deles serão mais perfeitos, o terceiro é juntando os pedaços que sobraram do bolo para formar um disco, duas meias luas. Este disco ficará escondido dentro do bolo.
Modo: RECHEIO
- Em uma tigela bata creme de leite, açúcar, baunilha e sal até começar a ficar levemente grosso, cerca de 1-2 minutos. Quanto maior o teor de gordura do creme de leite, mais rápido isso acontecerá.
- Adicione o cream cheese ao poucos, batendo sempre até ficar homogêneo, cerca de 2-3 minutos.
- Deixe na geladeira até o momento de usar.
Modo: CALDA
- Aqueça o leite, então, adicione a baunilha.
- Deixe esfriar.
Modo: MONTAGEM
- Em uma base que pode ser um cartonado ou tabuleiro posicione o aro e dentro dele o primeiro disco de bolo. Ele pode ser tanto o mais feio ou um dos mais perfeitos. Ao usar a camada mais feia, preencha os vãos com pedaços de bolo que sobraram. Deixar o disco mais bonito por último.
- Umedeça com o leite baunilhado.
- Faça uma camada do recheio, espalhe bem e coloque as gotas de chocolate.
- Coloque o segundo disco de bolo e pressione. Remova o aro de metal e repita o processo de camadas.
- Passe uma fina camada do recheio nas laterais do bolo para grudar as migalhas e proteger o bolo para não ficar ressecado.
- No topo do bolo coloque mais recheio, alise bem e faça a decoração de redemoinho com uma espátula pequena.
- O acabamento final do bolo é semi-espatulado, ou seja, ficará visível parte do bolo e do recheio.
Dicas
- New York Times: Red Velvet Cake: A Classic, Not a Gimmick
- Food and Wine: 7 Things You Definitely Did Not Know About Red Velvet Cake
O chocolate pode ser de 35 por cento?
Pode :)
Oi. Fiquei com uma dúvida. Por conter mto corante,o bolo não vai amargar?
Depende do corante, se for de boa qualidade não. Os que já usei, nenhum deixou com gosto amargo.
Oi Vitor vc pode me dizer se posso usar a pasta de vanilla bean? Pergunto pq vc sifrou extrato transparente!
Por favor me responda urgente se possível!
Não falei em extrato transparente, mas essência transparente. Poder usar pasta até pode, mas nessa preparação seria “desperdício” de ingrediente.
deixo aqui meu desabafo de leitora e seguidora do PF que por teimosia foi e fez o tal do Red Velvet com cacau e CLARO que não ficou um RED cake :/
Próxima vez largo mão de ser trouxa e faço esta receita aqui que tem cara de sucesso!
A gente avisou… hahahahah
Olá…
Tudo bem?
Uma dúvida em relação à cobertura:
“40 g chocolate ao leite (gotas ou barra picada; opcional)”
Como o creme é branco, você quis dizer chocolate branco, ou entrou por engano?
Quero testar o bolo esse fds.
Muito obrigada,
Dá aquela lidinha na receita que está explicado e no vídeo também :)
Fiz esse bolo, meu namorado americano comeu e disse que se qualquer pessoa da família dele comesse, jamais imaginaria que foi um estrangeiro que fez kkkk Ele disse que prefere o meu bolo pq é menos doce. Esse recheio é uma loucura de tão gostoso e cheiroso. Parabéns pela receita!!!
Vitor, eu posso deixar esse bolo pronto na geladeira por umas 3 horas sem ficar duro (por causa da manteiga usada na massa)?
Ele não fica duro! Firme, mas não duro! :D
Testei a receita para o dia dos namorados e posso dizer que nunca fiz um bolo tão delicioso! A textura do bolo estava perfeita e o recheio equilibrado e muito saboroso.
Muito obrigada!!
Sabe me responder
será que não vai mancha o recheio branco
Quando eu fiz, não manchou não. Mas lembre-se: é um bolo para consumo rápido.
Dúvida:!;( boa tarde,gostaria de fazer esse bolo e deixar na geladeira de um dia para o outro,há algum problema,será que ele vai ressecar muito?obrigada um grande abraço ?
Se ficar exposto ao frio da geladeira vai ressecar sim, assumindo que esteja falando bolo pronto. O que pode ser feito é deixar ele montado no aro e acetato, e finalizar no dia seguinte.
Fiz a receita e amei! É perfeita mesmo! E deu super certo para cupcakes tb!
Menino, suas fotos sao demais! Eu encomendei um para a festa de aniversário da minha filha: o tema era da Lady Buggy. A Roberta Frota daqui de Fortaleza que fez. Ela é uma mágica na cozinha assim como vc. Eu nao faco bolos pq os meus sempre solam.
Oi, Vítor Hugo. Fiz ontem esse bolo, ficou bonito e todos amaram. Parabéns pelo blog.
Eu prefiro ele escuro
Fantástico!!! Vou tentar ?
Noooossa, acho que eu toparia uma fatia desse bolo mesmo com essa certeza de muito corante (e das consequências disso nos dias seguintes, se você me entende). A propósito, qual o tamanho da forma que você usou? Abraços!
Na receita do Bolo Básico de Baunilha tem todas as dicas, dá aquela olhadinha! Está linkado no texto :)