Há algum tempo atrás surgiu essa versão de Crème Brûlée feito com Sorvete, isso mesmo! Não leu errado, a receita usa como base o sorvete
Dando continuidade a série “Será que Funciona”, testei mais uma dessas receitas que surgem na internet e eu fico bem descrente que vão funciona! Dessa vez, é usando sorvete como base para fazer a tradicional sobremesa Crème Brûlée.
A ideia consiste em: sorvete derretido + gema, e você tem o Crème Brûlée. Depois de passa pela primeira suspeita, parei e pensei: tecnicamente, até que faz sentido. De uma maneira geral, sorvete é feito com creme, leite e ovos (ou deveria).
Assim, coloquei a prova! E para ficar um pouco diferente testei com 3 produtos diferentes: sorvete básico-comum (leia-se: tem mais pózinho mágico), sorvete que é baseado nas receitas clássicas e de creme inglês, e com sobremesa láctea de chocolate tipo danete.
Optei por usar dois tipos de sorvetes, pois no Brasil a maioria dos sorvetes em escala nacional com um preço não tão proibitivo não são feitos tendo como base creme, leite e ovos, mas uma mistura de água com mais aditivos para textura e qualidade sensorial.
Enquanto, os sorvetes premium tendem a ser feito com essa base de creme, leite e ovos. E lá hora é mais fácil encontrar esse tipo de produto do que aqui, e como a receita veio da gringa, escolhi testar assim.
A sobremesa láctea foi curiosidade mesmo, sem falar que era mais barato também.
Crème Brûlée feito de Sorvete: Funcionou?
Como puderam ver, funcionar, até funciona. Mas o sorvete precisa ter uma base boa, ou seja, que tenha creme, leite e ovos em quantidades interessantes. Dentre as 3 versões, o Crème Brûlée feito com o sorvete premium ficou melhor e realmente parecia um Crème Brûlée.
O feito com o sorvete básico, a textura não ficou parecida e estava mais mole. Mesmo com mais tempo de cozimento e o mesmo de geladeira. Ao paladar, a falta de creme é perceptível, no sentido, de faltar aquela cremosidade do creme de leite.
O que também deve ter influenciado na consistência mais mole. E o feito com a sobremesa láctea não ficou ruim, mas se tivesse que escolher: é melhor comer ela, como vem pronta do fabricante. Como Crème Brûlée não vale o esforço.
Crème Brûlée de Sorvete
Ingredientes
- 150 g sorvete (sabor desejado)
- 1 gema
- Açúcar cristal (para queimar)
Modo de Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC e ferva cerca de 2L de água, ou quantidade necessária para a forma do banho-maria.
- Derreta o sorvete no micro-ondas cerca de 20 segundos e mexa bem para deixar uniforme.
- Acrescente a gema e misture para deixar homogeneo. Transfira para um ramequin ou outro recipiente que possa ir ao forno.
- Coloque dentro de uma assadeira e adicione a água quente para fazer um banho-maria.
- Cozinhe por cerca 30-35 minutos, ao espetar com uma faca deve sair limpa.
- Retire do forno e do banho-maria, deixe esfriar por 20 minutos. Leve para geladeira por pelo menos 6 horas, ideal de um dia para o outro.
- Polvilhe açúcar cristal sobre o creme, distribuindo bem para formar uma camada fina.
- Queime com uma maçarico e tenha cuidado: é bem quente! A etapa de queimar deve ser feita na hora de servir.
Dicas
- Sorvete: caso for fazer, sugiro que escolha um sorvete que tenha como fazer ingredientes como creme de leite, leite e ovos para que a consistência fique similar ao Crème Brûlée tradicional.
Ai Ai Ai, vou tentar fazer também, espero conseguir o sorvete certo para executar esta receita, resta cruzar os dedos e torcer. Sua receita parece muito deliciosa, obrigado por compartilhar.