O primeiro cupcake, de verdade, que faço em quase três anos de blog! Com direito a cobertura de cream cheese e tudo! E a o motivo não poderia ser mais importante.
Durante o mês de outubro existe o “evento” na rede chamando Outubro Rosa (Pink for October) que possui como objetivo aumentar e levar a conscientização quanto ao câncer de mama que acomete tanto mulheres quanto homens (em menor escala).
Essa “brincadeira” na internet começou em 2006 por acaso quando Matthew Oliphant fez um site lotado de material rosa como uma piada e um colega de trabalho disse que jamais um site ficaria bonito tendo rosa/pink como cor principal. Matt não concordou e pediu sugestões de sites rosas… e com tantos assim, surgiu a ideia de realizar o evento em outubro por ser o mês para a conscientização desse tipo de câncer.
Caso você tenha visto vários sites rosa/pink nesses últimos dias e um lacinho já sabe o motivo. Uma das ações é trocar a cor natural do site por rosa durante este mês. Além de outras ações tendo como meta a luta contra o câncer de mama que é o de maior incidência entre as mulheres no mundo todo.
A questão é: câncer qualquer pessoa pode ter, isso é fato. A diferença é: se for descoberto em tempo as chances de tratamento e cura são infinitamente maiores, ou seja, buscar ajuda no começo. Para tal é necessário realizar a mamografia e o auto-exame, só assim para ficar alerta.
Você, meu caro leitor e minha cara leitora, com toda certeza deve possuir pelo menos uma pessoa bacana que seja mulher, né? Eu tenho no mínimo três, então, dê um alô para elas fazerem o exame de mamografia. E você também, dona leitora! Já me disseram que não é a coisa mais agradável do mundo, mas esse desconforto vale o esforço. Acredito eu.
Bom, como trocar as cores do blog não ia ser lá muito interessante, contribuo com estes Cupcakes de Baunilha Rosa recheado com Ganache de Chocolate Meio Amargo e Cobertura de Cream Cheese.
Gostei bastante do resultado! Não ficou muito doce e nem enjoativo, o “frosting” de cream cheese é diferente. Não, não é ruim, estranhei, pois não estou acostumado. Deu mais certo do que imaginei, e gera menos culpa que o buttercream!
Finalmente entendi o porquê dos nossos brothers americanos gostarem tanto do bolinho: é divertido pacas de fazer! Confeitar e tudo o mais.
p.s.: creio que nem precisava dizer, mas… fiz tudo isso pois acredito na causa!
Cupcake Rosa de Baunilha
Adaptado de vários lugares
Rendimento: 12 cupcakes
Xícara: 250mL
Ingredientes
- 2 ovos
- 207g de farinha de trigo (ou 1-1/2 xícara)
- 163g de açúcar cristal (ou 3/4 xícara)
- 113g de manteiga em temperatura ambiente
- 125mL de leite (1/2 xícara)
- 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha (se for essência 1 colher de chá)
- 1/4 colhe (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento em pó químico
- Corante pink em gel quanto baste
Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC e prepare a fôrma de cupcake passando uma camada de óleo na superfície, exceto nas cavidades. Coloque as forminhas de papel nº0.
Num recipiente peneire a farinha de trigo, fermento químico em pó e o sal. Misture e reserve.
Misture o leite com o extrato de baunilha. Reserve.
Numa tigela bater, em velocidade média, o açúcar e a manteiga até obter um creme liso e pálido, 4 minutos. Acrescente os ovos um a um. Então, intercale entre os ingredientes secos e o leite até acabar.
A quantidade de corante é muito pequena por ser gel que é mais potente que a líquida, cerca de uma ponta de colher de café. Coloque aos poucos até obter a intensidade de cor desejada.
Transfira a massa para as forminhas preenchendo cerca de 2/3 dela, ou seja, deixe um espaço de 1/3 sem massa, pois ela irá crescer. Asse por 20-25 minutos, faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de continuar o processo.
Ganache de Chocolate Meio Amargo
Rendimento: recheia 12 cupcakes e sobra um pouco menos que a metade*
Ingredientes
- 250g de cobertura de chocolate meio amargo picado
- 150g de creme de leite (caixa)
Modo: em banho-maria derreta o chocolate mexendo ocasionalmente, cuidado para não entrar vapor ou água. Assim que derreter completamente, retire do banho e acrescente o creme de leite. Mexa vigorosamente por 5 minutos ou até ficar morno. Reserve.
Para usar como recheio não coloquei na geladeira, pois é mais fácil usá-lo mais pastoso do que sólido. Para rechear é preciso cortar o cupcake (veja abaixo), tirar uma “tampinha” dele. Creio que as fotos são auto-explicativas, não? :)
O ganache que sobrar você pode deixar gelar e fazer trufas! E usar o miolo que sobrar dos cupcakes para cobri-las, assim:
Cobertura de Cream Cheese (Cream Cheese Frosting)
Adaptação de Milk and Honey Cafe, Simply recipes e Smitten Kitchen
Rendimento: suficiente para 11-12 cupcakes, dependerá do tamanho do seu bico de confeiteiro
Xícara: 250mL
Ingredientes
- 60g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- 215g de açúcar de confeiteiro impalpável peneirado
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1/4 colher (chá) de sal
- 115g de cream cheese gelado (usei Philadelphia)
Modo
Numa tigela junte a manteiga, açúcar de confeiteiro, sal e baunilha. Bata até combinar bem, aproximadamente 4 minutos. Então, adicione o cream cheese gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2-3 minutos. Não bata demais.
Está pronto para ser usado no saco de confeitar. Utilizei um bico… estrela? Ou é pitanga? Também não sei o tamanho, hahahahah O bico usado não tem nenhuma marcação… Mas creio que o pitanga nº17 deve dar conta do recado.
A cobertura aguenta bem sem desmanchar, então, dá para trabalhar sem pressa. Entretanto, deve ser levado em consideração que no dia que fiz o clima estava fresco. Quando vai para a geladeira, ele fica mais firme.
Para decorar utilizei confeitos de coração e açúcar coloridos.
Observações
- Forminhas de papel: foram da Mago nº0, notei que são ligeiramente mais altas, cerca de 0,5cm, em comparação com uma “sem marca” (na verdade tem, mas a embalagem foi embora faz tempo).
- Cobertura de chocolate meio amargo: não é chocolate hidrogenado, usei da Garoto.
- Confeito colorido de corações: não é aquela coisa gostosa para comer puro, não tem lá muito gosto. Mas como será ingerido com as outras partes, você nem percebe. É da Mil Cores.
- Açúcar colorido: solta o corante na mão.
















Nossa adorei ! Um coincidencia e que eu estava justamente vendo (babando) receitas de cupcakes do bakerella que eu conheci por esse site ainda hoje e voce me aparece com um cupcake super fofo :D
Ai que lindo, VH! A receita e a iniciativa! Tudo lindo!
Então, a primeira vez que experimentei o frosting de cream cheese tb estranhei, mas depois acostumei e achei bem gostoso. Acho que é pq procurei colocar menos, e às vezes misturava alguma essência (tipo cereja) pra variar um pouco.
Dessa vez vc estava inspirado para as fotos, hein moço? Belezura! ;D
Beijo!
Adorei!!! ficou lindo, estou ensaiando muito para fazer minha primeira leva de muffins, mas estou sem as forminhas de papel, vou tentar usar sem mesmo, vamos ver no que dá… rs..
Ahhhh… aproveito para dizer que fiz uma leve adaptação à idéia do palmier de manjericão, vai no meu blog ver, coloquei o seu link lá!
Bjos
Que lindo que fica!!!
Quando vejo um post desses, realmente tenho certeza, que preciso melhorar muito na cozinha.
Esse muffins está maravilhoso, adorei as fotos, a cor, o recheio, a cobertura…ficou tudo perfeito!
fiz um com recheio de marshmallows que achei no blog da Patricia,o technicolorkitchen.
Ficou uma delicia, e o seu também já entrou para o meu caderninho de receitas.
Querido Vitor, parabens querido. espero vir aqui para muitas comemorações.bjs
Oi Vitor !
Ficaram lindosss, parabéns ! Fora que fiquei morrendo de vontade de comer … hehehe
Beijo.
Adorei seus cupcakes!! Ficaram fofos ;-) e este recheio deu água na boca. Nunca tinha feito a “verdadeira” cobertura de creamcheese. Beijos,
Meu Deus, que coisa mais linda! *-*
Vitor, você é um artista, sério. Minhas decorações sempre ficam um desastre.
Eu sempre tive vontade de fazer cupcake (já que simplesmente detesto todos os bolos que eu faço), mas a falta de fôrma é um problema. :/
Mas vendo esses aí, estou decidida! Vou implorar pra minha mãe comprar a fôrma pra mim no ebay. :D
E ei, é sério que a Garoto tem chocolate não-hidrogenado?! Qual seria o nome desse?
Ah, e sobre o bico, acredito que o que você usou foi o pitanga fechado, é o mesmo que eu tenho.
Ficaram muito fofos! :D
Nossa, ficaram lindos! Acho até que vou fazer! Mas tenho algumas dúvidas: 1 – pode usar corante líquido?; 2 – por que precisa passar óleo na superfície da assadeira?; 3 – esse cupcake fica bom com cobertura de buttercream?; 4 – quanto custa essa assadeira?; e, por fim, 5 – só uma forminha de papel dessa marca basta?
Obrigada!
AHHHHHHHHH que coisa mais lindaaaa! poxa, manda um via twitter pleaseeeeeeeeeeeee !! hehehehe
Olá Thais,
Vamos as respostas!
1) sim, pode usar corante líquido. A quantidade será um pouco maior, mas sem problemas.
2) para facilitar a limpeza posterior, ainda mais se a assadeira não for anti-aderente. Mesmo a minha sendo, passei essa camada.
3) provavelmente deve ficar, porém, buttercream é “rica” demais para o gosto desse cupcake, ele é suave.
4) essa da wilton eu paguei cerca de r$25-28, mas já faz quase 2 anos.
5) sim, apenas uma forminha.
Que coisinhas mais queridas estes cupcakes, Vitor! Ficaram lindos, parabéns!
Vou fazer pro aniversário da Jéssica no ano que vem.
Oie!
Sou vidrada em cupcakes.
E vou tentar esta delícia…
Dá para fazer uma nega-maluca simples, e fazer um negrinho bem escurão. Coloca por cima e joga una m&m’s… Fica ótimo!
Laura
Gostaria de saber se vc. unta a assadeira para colocar as forminhas???
lindooooo
Esses cupcakes estão lindos, entrou pro ranking das receitas favoritas aqui do site :D
Tô pensando em fazer pro meu aniversário, mas queria saber quanto tempo eles duram na geladeira. Sou afim de fazer 1-2 dias antes do aniversário, mas tenho medo que estraguem.
Obrigada, beijos!
Ficaram lindos!!! Vitor.
Vou fazer cupcakes com a carinha da Hello Kittiy em pasta americana para o aniversario de uma sobrinha que é vidrada na personagem para dar como lembranca as amigas do colégio. Qual cobertura é indicada para os bolinhos,pois os mesmos ficarao sem refrigeracao por mais ou menos tres horas.
Obrigada. Um abraco.
Tainara: O ideal é para consumo imediato, porém, sem a cobertura ele aguenta 1-2 dias com ou sem recheio. Porém, seria mais interessante que ele estivesse fresquinho (tanto o cupcake quanto o seu recheio), pois não tem nenhum tipo de conservante.
Recomendo armazenar na geladeira em recipiente bem fechado para evitar pegar gosto de outros alimentos.
Já a cobertura, sugiro que faça no dia. Se a festa for de tarde-noite, faça de manhã e coloque nos cupcake, e retorna a geladeira até a hora de arrumar a festa e tal.
Luisa: Se o cupcake será coberto com pasta americana para que mais cobertura? Ou ele será um detalhe, digo, a pasta americana?
O frosting da receita aguentar ficar fora da geladeira sem desmoronar. Mas é aquele história, ficar tanto tempo sem refrigeração ainda mais no Brasil e crianças que vão comer, então, todo cuidado é pouco.
Uma ganache mais firme poderia ser a sugestão também. Sugiro que dê uma olhada no blog: http://thecookieshop.wordpress.com/ lá tem alguns cupcakes também, e um deles é da HK.
gente, que bonito, vou fazer!! aaaamo cupcakes e muffins =D
Que alívio ler que vc tb estranhou o frosting de cream cheese… Qdo fiz fiquei matutando tentando lembrar se tinha errado a medida de algum ingrediente. Mas, lendo o seu post me fez querer tentar de novo :o) Ah, ficaram lindos!
Perfeitas, suas receitas!!! Hoje eu, Iasmin e Maíra (minhas priminhas de nove e catorze anos) vamos fazer cupcakes de brownie com cobertura de galache. Estávamos procurando uma receita de galache e paramos aqui, e nós ADORAMOS! Quando fizermos os cupcakes rosas com cobetura de Cream Cheese, comentaremos aqui!
Beijos!!
Adorei a receita!!!! Vou fazer pro meu casamento! Adorei seu site e as sugestões!!! Virei fã!
Ola, parabens belas maravilhas…queria ter visto este cupcake na sua mao, para poder ter nocao do tamanho!!
Vc sabe a medida das forminhas??
Agradeco desde ja!!
Muito obrigado!!
Parabéns! Tudo lindo!!! :)
Olá Vitor,
Eu fiz esta receita e os meus cupcakes ficaram lindos quando saíram do forno, mas depois eles murcham. O que será que aconteceu?
Obrigada
Andrea
Vitor, eu sou de salvador e nao consegui consistencia nessa cobertura! sera que se eu colocar emulsificante da jeito? poxaaaa, quera tanto provar!!!
beijo,
Ju
ah, sim…quais as marcas dos produtos que vc usou pra fazer essa cobertura? talvez isso faça diferença ne?
Ju
Juliana,
Creio que o emulsificante pouco ajudará. O frosting é muito sensível ao calor, creio que Salvador seja “meio” quente, não?
A manteiga não iria dar tanta diferença entre as marcas (considerando que seja de qualidade), já o creamcheese, sim. No texto tem a marca dele.
Vítor,
Obrigada pela receita!!! Fiz os cupcakes para os professores no colégio que sou diretora aqui no Rio de Janeiro e foi um sucesso! Só que os fiz de chocolate com ganache de chocolate e o creme branco ( que coloquei um pouco de leite) e estrelinhas. Ficou delicioso.
Bjus,
Virgínia W.
Olá!!! Prazer enorme em encontrar seu blog!!! Caramba, maravilha!!! Antes tarde do que nunca!!! rsrsrs…amo cupcakes e estou apaixonada pelo seu cantinho!!!
Já estou te seguindo, não quero perder nada por aqui!
Quando puder me faz uma visitinha, ok?
Beijos doces!
Oiiiii………….então….adorei adorei o cupcake rosa e também o cream cheese de baunilha, mas gostaria de saber se posso tingir o cream cheese..e caso sim…qual o corante mais indicado?
Eu e meu marido amamos cupcake..faço só pra ele!!! O seu site me ajuda muito, bjx
Oiê! Nossa, adoro seu site, sempre estou por aqui e estes cupcakes me deram água na boca!!!!
Tenho uma dúvida, é importante usar o açúcar cristal ao invés do de confeiteiro nesta receita? Vi que vc usou o cristal nesta receita, faz alguma diferença usar um ou outro? Ah, o cream cheese pode ser o LIGHT?
Desde já Parabéns e obrigada!
Livia,
Se usar na mesma quantidade, creio que sim. Certeza mesmo, só testando. Normalmente, o açúcar de confeiteiro é usado quando precisa de uma dissolução rápida, o que não é o caso aqui.
Cream cheese light, depende do gosto pessoal. Não posso afirmar, mas creio que no light deve ocorrer diferenças para dar o ponto.
Olaa
eu fiz a receita certinho, mas o meu creminho fikei meio amarelado, e nao mto consistente, estava espalhado no cupcake, nao ficou altinho… ainda nao experimentei, mas parece bom ;).. e a minha forminha de papel ficou cheia de oleo, tive que trocar os cupcakes, elas parecem um pouco mole, “esgarçada”, nao ficou que nem na foto.. os seus estao lindos!
beijo
* Ah, eu usei Cream cheese light –’
Achei lindos os bolinhos e resolvi fazer,mas não consigo parar de pensar..qual é a diferença do chocolate meio amargo comum e a cobertura de chocolate meio amargo? Se eu fizer com o normal,de barra,marca boa..vai dar diferença??
Beijocas
Mariana,
Cobertura de chocolate não é propriamente chocolate. Parte da manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal e gordura anidra de leite. Infelizmente, os chocolates “nacionais” também tem, a diferença está na quantidade. Utilizei a cobertura pois compro em barras grandes (2,5kg) de uma marca boa.
Amei! vou fazer semana que vem no meu aniversário ;)
só queria saber se a cobertura tem um sabor realmente diferente, pelos comentários fiquei indecisa, nunca provei o crem cheese, dá pra notar o sabor da manteiga?
obg! bela receita!!
Rute,
Sugiro que prove primeiro o cream cheese antes de tentar fazer uma cobertura com ele. Vai que você não gosta, não? Pois o gosto predominante é dele na cobertura.
Eu fiz duas vezes os cupcakes, mas eu n acerto no oleo nas forminhas e na cobertura.. ela fica meio mole, ela nao fica altinha.. me ajude
Gabriela,
Não entendi o “não acerto o óleo nas forminas”, a receita pede manteiga. Forminhas de papel mais simples e de cores pastéis/claras ficam feias mesmo depois de assadas. O ideal é usar forminhas brancas ou de cores bem fortes.
A cobertura, ela é meio mole, não aguenta grandes temperaturas. Você usou qual cream cheese?
Que lindo ! Hummmmmm deve ficar super gostoso! obrigada
eu fiz e ficou perfeitooo!!! todos perguntaram aonde eu tinha comprado, a massa é uma delícia, bem fofinho, só não usei o cream chesse pq ainda não conheço o sabor, coloquei o ganache de chocolate branco no recheio e a cobertura de ganache de chocolate preto meio amargo, ainda fiz uns coraçãozinhos maiores de pasta americana para enfeitar junto com esses coraçãozinhos pequenos, ficou lindo!!
Oi VH! Nossa estava a procura de receitas de cup cakes e achei seu site!Amei!Fikou mto lindo!Eu moro no japao e estou comecando na vida de boleira e cake designer!Eh mto bom isso!Estou amando fazer cursos e aprender coisas novas!A maioria dos meus bolos foram pra familia, e amigos !Agr estou comecando a divulgar mais.Bom eh isso!Adorei mto esse post seu!E com certeza continuarei a visitar!Bjus e vou tentar fazer os cup cakes!
Nossa..amei, parabéns as fotos estão lindas..vou tentar fazer , e tomara que eu consigo..lindo siete, vou ficar sempre de olho em suas postagens.
com carinho paty maas
Olá! Fiz essa receita e adorei! Minha versão foi azul, mas também ficou uma gracinha (não sou profissional, dá um desconto. rs). Dá uma olhadinha para ver o que achou.
Abraços, parabéns e obrigada pelo site!
Hmmmmmm… fica bom demais, ja fiz e adorei!
Olaaa!!!
Adorei o blog e Ja estou seguindo!
Vou aproveitar pra fazer propaganda… rsrsrs – Um dos meus blogs eu tenho uma promo legal, com presentinhos vindos diretamente da “Zoropa”, vim divulgar pra você que coloca a “mão no açucar”!
Da uma passada la e manda uma receitinha com foto ra nos…
http://livianymoura.blogspot.com/2010/10/promo-doce-sucre.html
Bju gde
Adorei!!! Fiz o cupcake e ficou ótimo, vou usar para uma festa de chá de bebe e não duvido do sucesso!!!
obrigada por ter receitas tão deliciosas.
bjs,
Angela
ola
gostaria que vc me ajudasse a fazer um bolo desse receita de cupkcake… sera que da pra fazer?
Oi Vitor!!!!
Eu deveria ter falado antes….
Mas Hoje faz exatamente um ano que só faço esta receita de cupcake!!
Já fiz com cream cheese, chantilly trufado…
Só essa receita!
Fiz algumas mudanças, uso bem menos manteiga…mas não muda e é ótima!!!
Acho que ter uma forma própria é essencial, pois eles crescem e não murcham tanto…sem a forma de aluminio, eles cressem e as forminhas cedem…e ai a beleza….já era!
Tanks for sharing!
Que lindo… Mais uma receitinha pra minha lista de testes… Adorei a cor dos bolinhos, a delicadeza e a simplicidade do sabor. Com certeza a receita é imperdível, farei nesse final de semana….
Sucesso!!!
@ConectColirios http://t.co/pMHQRhQL
@carolthecarrot tá aí http://t.co/m9XxxlIy na terça cobri com chantilly mesmo, mas essa cobertura de cream cheese tbm fica gostosa :)