Sorvete de Matchá (Chá Verde)

Por em

Sorvete de Matcha & Chocolate Branco

Nossa, essa bateria de sorvete foi feita há tanto tempo… mas sabe como é fim de ano. Foi indo, indo e quando vi já havia passado. Além que na mesma época acabou pipocando em outros blogs amigos, como da Dri Kanten.

A ideia partiu da minha vontade de tomar sorvete, estávamos no meio do verão e eu sem inspiração para algum sabor diferente. O estalo veio de um tweet da Carol Grilo (FofysFactory) que falava em sorvete de matchá, pronto, estava feito o estrago!

Vai parecer óbvio o que direi (o que é mesmo), precisa gostar de chá verde para fazer esse sorvete. Porque fica com gosto de chá verde, claro. Com todas as suas características gustativas, a principal delas é a adstringência perceptível na língua. E não, não fica com amargor.

Aliás, só se consegue amargar o chá verde se ele for “queimado” (temperaturas acima de 70ºC), com infusões muito prolongadas ou produto de má qualidade.

O modo que fiz diferente da base clássica, pois acrescentei chocolate branco. Ao menos, para mim, chá verde e chocolate branco combinam muito.

Sorvete de Matchá (Chá Verde)

Xícara: 250mL
Rendimento: aproximadamente 900mL

Ingredientes

  • 300mL de leite integral
  • 300g de creme de leite “fresco” (38%)
  • 130-140g de açúcar cristal (aproximadamente 3/4 xícara)
  • 4 gemas
  • 100g de chocolate branco picado
  • 1-3 colheres (chá) de chá verde em pó (matchá)

Modo: numa panela junte leite, creme de leite e metade do açúcar (65g), mexa para misturar e leve ao fogo baixo. Aos primeiros sinais de fervura acrescente o chocolate branco picado e mexa até derreter completamente. Reserve.

Bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme amarelo pálido. Logo, verta metade da mistura de chocolate branco sobre o creme de gemas mexendo sempre. Então, volte toda a mistura para a panela e cozinhe por cerca de 5 minutos, aproximadamente. Faça o teste do caminho. Em seguida, peneire a mistura para remover eventuais grumos.

Espere a base esfriar por alguns minutos (5-10). Para acrescentar o matchá recomendo separar uma pequena quantidade da base (100mL) num recipiente e adicione o chá mexendo bem para homogeneizar. E essa pré-mistura deve ser acrescida na base toda.

A sugestão é acrescentar aos poucos a quantidade do chá e sempre entre um acréscimo e outro, experimente para que fique harmonizado com o seu paladar.

Na listagem de ingredientes existem dois valores para o açúcar, é o mesmo caso do matchá. O tanto de dulçor também irá variar neste sorvete, uma vez que possui chocolate branco. Pode acrescentar da mesma maneira que o chá.

Lembrando um detalhe importante: o sabor da base, geralmente, deve estar um ponto acima do “ideal” (mais forte). Como o sorvete é uma preparação gelada, ela acaba adormecendo a língua por causa do frio, assim a sensibilidade do paladar diminui para perceber o sabor.

Após, deixe a base esfriar na geladeira por cerca de 6 horas, após esse tempo poderá aparecer resíduos do chá verde no fundo do recipiente em que a base está, basta misturar antes de colocar na sorveteira. Depois leve para a sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Sorvete de Matcha & Chocolate Branco
Inscreva-se no canal do PratoFundo

Compartilhe!

Você ajuda o site ao comprar por estes links:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

9 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Elô:

    Fiquei com muita vontade de experimentar esse sorvete!

  2. Sem Avatar Camila:

    Olá Vitor, sempre passo por aqui, pois adoro seus comentários. Sou fã da cozinha, e sempre pego algumas dicas com vc. Gostaria de saber, onde vc conseguiu o chá verde em pó, e como utilizá-lo.
    Abraços

  3. Sem Avatar Bell:

    Olá..
    Na verdade tive a idéia de criar um blog sobre culinária, e entrei nessa com a cara e a coragem! Sou arteira, gosto de pegar as receitas e dar meu toque pessoal, e a intenção é criar um espaço prá tocar receitas e afins, de forma simples..sem frescura! Adorei seu cantinho e ficaria muito felizzz se vc passasse no meu e deixasse suas opiniões e sugetões! Sou zero á esquerda, em matéria de informática e isso deixa o trabalho mais dificil..mas acima de tudo amo cozinhar e estou adorando a idéia de trocar experiência com outras pessoas que gostem também!

    Parabéns, muito legal seu blog!!

    Beijoooooooooooooooous.! da Bell

  4. Sem Avatar Dri Kanten:

    Matcha e chocolate branco combinam mto bem mesmo! Dá uma quebrada no amargo.
    Uma pena q ainda não encontramos sorvete de matcha na maioria das sorveterias.
    Bj

  5. Querido, esta receita não é pra mim (não gosto de chá verde), eheheh. Mas a foto ficou linda.

  6. O único sorvete de matchá que eu tomei foi aquele da yogoberry. Não amarga nada, você toda razão. Tem o gosto característico, sim. E é delicioso para quem sabe apreciar. Não me atrevo a fazer porque não tenho essa maquininha, mas com esse calor dos infa, bem que eu gostaria de ter uma em casa agora.

  7. Olá Camila,

    Consegui não, foi comprado mesmo, heheh. Comprei na Liberdade em São Paulo, normalmente em casa de produtos orientais sempre. Só precisa prestar atenção que o matchá é a versão em pó, existe também em folhas.

    O uso não tem segredo: é só usar do jeito que vem.

  8. Sem Avatar Silvana:

    Olá Vitor!
    Fiquei com água na boca só de ver esta foto, adoro um chá verde depois das refeições sinto-me leve, leve.
    Então a minha dúvida é a seguinte: Eu tenho a sorveteira da Cuisinart e todos os sorvetes que tento fazer ali não fica bom. Em que passo devo estar errando?
    Sempre coloco a vasilha no freezer de acordo com as instruções do fabricante para depois bater a mistura. Será que a mistura tem que ir já congelada pra dentro da vasilha?
    Agradeço desde já sua atenção de quem admira muito o seu trabalho. Um abraço Silvana

  9. Olá Silvana,

    Assim, sorvete feito com a base francesa (gemas, creme de leite…) que vai ao fogo, como a do matchá, sempre devem estar totalmente frias antes de irem para a sorveteira.

    Como a sua e a minha, elas precisam que a tigela da sorveteira “more” no congelador, certo? Então, se colocar a base quente a tigela irá descongelar antes do sorvete ficar pronto.

«

»