Sorvete de Matchá e Chocolate Branco

Nossa, essa bateria de sorvete foi feita há tanto tempo… mas sabe como é fim de ano. Foi indo, indo e quando vi já havia passado. Além que na mesma época acabou pipocando em outros blogs amigos, como da Dri Kanten.

A ideia partiu da minha vontade de tomar sorvete, estávamos no meio do verão e eu sem inspiração para algum sabor diferente. O estalo veio de um tweet da Carol Grilo (FofysFactory) que falava em sorvete de matchá, pronto, estava feito o estrago!

Vai parecer óbvio o que direi (o que é mesmo), precisa gostar de chá verde para fazer esse sorvete. Porque fica com gosto de chá verde, claro. Com todas as suas características gustativas, a principal delas é a adstringência perceptível na língua. E não, não fica com amargor.

Aliás, só se consegue amargar o chá verde se ele for “queimado” (temperaturas acima de 70ºC), com infusões muito prolongadas ou produto de má qualidade.

O modo que fiz diferente da base clássica, pois acrescentei chocolate branco. Ao menos, para mim, chá verde e chocolate branco combinam muito.

Sorvete de Matchá (Chá Verde) por PratoFundo.com

Sorvete de Matchá (Chá Verde)

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 10 minutos
Rende: 900 mL
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 300 mL leite integral
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (38% gordura)
  • 130-140 g açúcar cristal
  • 4 gemas
  • 100 g chocolate branco (picado)
  • 1-3 colher de chá matcha (chá verde em pó) (verde em pó )
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Em uma panela misture leite, creme de leite e metade do açúcar (65g). Leve ao fogo médio até começar a ferver, cerca de 5-6 minutos.
  • Ao ferver, acrescente o chocolate branco picado e mexa até derreter completamente. Reserve.
  • Bata as gemas com o restante do açúcar até obter um creme amarelo pálido.
  • Coloque metade da mistura de chocolate sobre as gemas mexendo sempre.
  • Coloque tudo novamente na panela e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Em seguida, peneire a mistura para remover eventuais grumos.
  • Espere a base esfriar por 10 minutos. Para acrescentar o matchá recomendo separar uma pequena quantidade da base (100mL) em um recipiente e adicione o chá mexendo bem para homogeneizar. E essa pré-mistura deve ser acrescida na base toda.
  • A sugestão é acrescentar aos poucos a quantidade do chá e sempre entre um acréscimo e outro, experimente para que fique harmonizado com o seu paladar.
  • Na listagem de ingredientes existem dois valores para o açúcar, é o mesmo caso do matchá. O tanto de dulçor também irá variar neste sorvete, uma vez que possui chocolate branco. Pode acrescentar da mesma maneira que o chá.
  • Lembrando um detalhe importante: o sabor da base, geralmente, deve estar um ponto acima do “ideal” (mais forte). Como o sorvete é uma preparação gelada, ela acaba adormecendo a língua por causa do frio, assim a sensibilidade do paladar diminui para perceber o sabor.
  • Após, deixe a base esfriar na geladeira por cerca de 6 horas, após esse tempo poderá aparecer resíduos do chá verde no fundo do recipiente em que a base está, basta misturar antes de colocar na sorveteira. 
  • Depois leve para a sorveteira e siga as instruções do fabricante.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria japonesa, confeitaria yogashi
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




9 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vitor Hugo:

    Olá Silvana,

    Assim, sorvete feito com a base francesa (gemas, creme de leite…) que vai ao fogo, como a do matchá, sempre devem estar totalmente frias antes de irem para a sorveteira.

    Como a sua e a minha, elas precisam que a tigela da sorveteira “more” no congelador, certo? Então, se colocar a base quente a tigela irá descongelar antes do sorvete ficar pronto.

  2. Silvana:

    Olá Vitor!
    Fiquei com água na boca só de ver esta foto, adoro um chá verde depois das refeições sinto-me leve, leve.
    Então a minha dúvida é a seguinte: Eu tenho a sorveteira da Cuisinart e todos os sorvetes que tento fazer ali não fica bom. Em que passo devo estar errando?
    Sempre coloco a vasilha no freezer de acordo com as instruções do fabricante para depois bater a mistura. Será que a mistura tem que ir já congelada pra dentro da vasilha?
    Agradeço desde já sua atenção de quem admira muito o seu trabalho. Um abraço Silvana

  3. Vitor Hugo:

    Olá Camila,

    Consegui não, foi comprado mesmo, heheh. Comprei na Liberdade em São Paulo, normalmente em casa de produtos orientais sempre. Só precisa prestar atenção que o matchá é a versão em pó, existe também em folhas.

    O uso não tem segredo: é só usar do jeito que vem.

  4. Adri (Nadeshiko):

    O único sorvete de matchá que eu tomei foi aquele da yogoberry. Não amarga nada, você toda razão. Tem o gosto característico, sim. E é delicioso para quem sabe apreciar. Não me atrevo a fazer porque não tenho essa maquininha, mas com esse calor dos infa, bem que eu gostaria de ter uma em casa agora.

  5. Karina:

    Querido, esta receita não é pra mim (não gosto de chá verde), eheheh. Mas a foto ficou linda.

  6. Dri Kanten:

    Matcha e chocolate branco combinam mto bem mesmo! Dá uma quebrada no amargo.
    Uma pena q ainda não encontramos sorvete de matcha na maioria das sorveterias.
    Bj

  7. Bell:

    Olá..
    Na verdade tive a idéia de criar um blog sobre culinária, e entrei nessa com a cara e a coragem! Sou arteira, gosto de pegar as receitas e dar meu toque pessoal, e a intenção é criar um espaço prá tocar receitas e afins, de forma simples..sem frescura! Adorei seu cantinho e ficaria muito felizzz se vc passasse no meu e deixasse suas opiniões e sugetões! Sou zero á esquerda, em matéria de informática e isso deixa o trabalho mais dificil..mas acima de tudo amo cozinhar e estou adorando a idéia de trocar experiência com outras pessoas que gostem também!

    Parabéns, muito legal seu blog!!

    Beijoooooooooooooooous.! da Bell

  8. Camila:

    Olá Vitor, sempre passo por aqui, pois adoro seus comentários. Sou fã da cozinha, e sempre pego algumas dicas com vc. Gostaria de saber, onde vc conseguiu o chá verde em pó, e como utilizá-lo.
    Abraços

  9. Elô:

    Fiquei com muita vontade de experimentar esse sorvete!